Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Climas, Susana Maísa Vicente
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17119
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
id RCAP_181b5b0b04d27a639fda956fb4b25382
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17119
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”Alimentação naturalAnimais de estimaçãoPlano de negóciosServiços de animais de companhiaNatural foodPetsBusiness planPet servicesMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisNos dias de hoje, existe uma preocupação crescente por parte das pessoas com a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação, considerando-os cada vez mais parte integrante das suas famílias. Por consequência é cada vez maior a procura por espaços que saibam tratar dos seus companheiros de uma forma especializada e apaixonada. Pretende-se por isso, com este trabalho final de mestrado, indagar a viabilidade económica e financeira da abertura de um espaço com vários serviços para os animais de companhia através da elaboração de um plano de negócios, pois para Chwolka e Raith (2011), um plano de negócios, permite ao empreendedor avaliar a oportunidade antes de tomar a decisão de entrar no mercado. A metodologia utilizada neste plano de negócios tem por base uma conjugação entre a metodologia Harvard (2007) e a de Kuratko (2009), pois assim abrange um maior número de aspetos essenciais para a análise deste projeto. Após a verificação de todas as áreas pilares para a abertura de um negócio, isto é, a envolvente ambiental, a concorrência, o plano de marketing, a gestão operacional e de pessoal, e o estudo de mercado com dados primários, através de um inquérito efetuado e com dados secundários recolhidos através de base de dados, foi possível elaborar um plano financeiro fiável para a tomada de decisão. A análise financeira ao projeto permitiu demonstrar que existe viabilidade para a execução do mesmo, sendo bastante atrativo para qualquer investidor.Nowadays there is a growing concern of people with the health and well-being of their pets, seeing the pets to be part of their families. As a consequence, there is an increasing search for places that know how to deal with their companions in a specialized and passionate way. It is therefore intended, with this final master's thesis, to test the economic and financial viability through the elaboration of a business plan of opening a commercial space with several services for pets, because according to Chwolka and Raith (2011), a business plan, allows the entrepreneur to evaluate the opportunity before making the decision to enter the market. The methodology used in this business plan is based on a combination of the Harvard (2007) and Kuratko (2009) methodology, since this way it covers a greater number of essential aspects for the analysis of this project. After verifying all the key areas for the opening of a business, ie the environmental surrounding, the competition, the marketing plan, the operational and personnel management, and the market research with primary data, through an inquiry and with secondary data collected through several databases, it was possible to develop a reliable financial plan for decision-making. The financial analysis of the project has proven that there is viability for the its execution, being quite appealing for any investor.Instituto Superior de Economia e GestãoVieira, Pedro RinoRepositório da Universidade de LisboaClimas, Susana Maísa Vicente2019-01-25T10:52:16Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17119porClimas, Susana Maísa Vicente (2018). "Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:23.981296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
title Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
spellingShingle Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
Climas, Susana Maísa Vicente
Alimentação natural
Animais de estimação
Plano de negócios
Serviços de animais de companhia
Natural food
Pets
Business plan
Pet services
title_short Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
title_full Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
title_fullStr Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
title_full_unstemmed Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
title_sort Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
author Climas, Susana Maísa Vicente
author_facet Climas, Susana Maísa Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Pedro Rino
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Climas, Susana Maísa Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação natural
Animais de estimação
Plano de negócios
Serviços de animais de companhia
Natural food
Pets
Business plan
Pet services
topic Alimentação natural
Animais de estimação
Plano de negócios
Serviços de animais de companhia
Natural food
Pets
Business plan
Pet services
description Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-25T10:52:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17119
url http://hdl.handle.net/10400.5/17119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Climas, Susana Maísa Vicente (2018). "Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131113618145281