Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17119 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
id |
RCAP_181b5b0b04d27a639fda956fb4b25382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17119 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”Alimentação naturalAnimais de estimaçãoPlano de negóciosServiços de animais de companhiaNatural foodPetsBusiness planPet servicesMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisNos dias de hoje, existe uma preocupação crescente por parte das pessoas com a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação, considerando-os cada vez mais parte integrante das suas famílias. Por consequência é cada vez maior a procura por espaços que saibam tratar dos seus companheiros de uma forma especializada e apaixonada. Pretende-se por isso, com este trabalho final de mestrado, indagar a viabilidade económica e financeira da abertura de um espaço com vários serviços para os animais de companhia através da elaboração de um plano de negócios, pois para Chwolka e Raith (2011), um plano de negócios, permite ao empreendedor avaliar a oportunidade antes de tomar a decisão de entrar no mercado. A metodologia utilizada neste plano de negócios tem por base uma conjugação entre a metodologia Harvard (2007) e a de Kuratko (2009), pois assim abrange um maior número de aspetos essenciais para a análise deste projeto. Após a verificação de todas as áreas pilares para a abertura de um negócio, isto é, a envolvente ambiental, a concorrência, o plano de marketing, a gestão operacional e de pessoal, e o estudo de mercado com dados primários, através de um inquérito efetuado e com dados secundários recolhidos através de base de dados, foi possível elaborar um plano financeiro fiável para a tomada de decisão. A análise financeira ao projeto permitiu demonstrar que existe viabilidade para a execução do mesmo, sendo bastante atrativo para qualquer investidor.Nowadays there is a growing concern of people with the health and well-being of their pets, seeing the pets to be part of their families. As a consequence, there is an increasing search for places that know how to deal with their companions in a specialized and passionate way. It is therefore intended, with this final master's thesis, to test the economic and financial viability through the elaboration of a business plan of opening a commercial space with several services for pets, because according to Chwolka and Raith (2011), a business plan, allows the entrepreneur to evaluate the opportunity before making the decision to enter the market. The methodology used in this business plan is based on a combination of the Harvard (2007) and Kuratko (2009) methodology, since this way it covers a greater number of essential aspects for the analysis of this project. After verifying all the key areas for the opening of a business, ie the environmental surrounding, the competition, the marketing plan, the operational and personnel management, and the market research with primary data, through an inquiry and with secondary data collected through several databases, it was possible to develop a reliable financial plan for decision-making. The financial analysis of the project has proven that there is viability for the its execution, being quite appealing for any investor.Instituto Superior de Economia e GestãoVieira, Pedro RinoRepositório da Universidade de LisboaClimas, Susana Maísa Vicente2019-01-25T10:52:16Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17119porClimas, Susana Maísa Vicente (2018). "Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17119Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:23.981296Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
title |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
spellingShingle |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” Climas, Susana Maísa Vicente Alimentação natural Animais de estimação Plano de negócios Serviços de animais de companhia Natural food Pets Business plan Pet services |
title_short |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
title_full |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
title_fullStr |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
title_sort |
Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas” |
author |
Climas, Susana Maísa Vicente |
author_facet |
Climas, Susana Maísa Vicente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Pedro Rino Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Climas, Susana Maísa Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação natural Animais de estimação Plano de negócios Serviços de animais de companhia Natural food Pets Business plan Pet services |
topic |
Alimentação natural Animais de estimação Plano de negócios Serviços de animais de companhia Natural food Pets Business plan Pet services |
description |
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-25T10:52:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17119 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Climas, Susana Maísa Vicente (2018). "Plano de negócios do Pet Shop “Odipatas”". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131113618145281 |