Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/16817
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ab76e384f525b31634ef8606f47f85fd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16817
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCookComunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingalimentação natural para animais de estimaçãomercado de animais de estimaçãointegrated marketing communicationintegrated marketing communication plannatural food for petpet marketMestrado em MarketingEste projecto ressalta a importância de elaborar um plano de comunicação integrada de marketing, no contexto do mercado da alimentação natural para animais de estimação, especificamente, para a TaraCook. O plano de CIM é altamente relevante pois é uma ferramenta de planeamento e operacionalização para a gestão da comunicação da empresa. O plano inclui a revisão de literatura sobre a escolha do modelo conceptual adotado. Após é feita uma análise da situação da empresa (ambientes micro e macro). De seguida é apresentado a metodologia e os procedimentos de recolha de dados. Por fim, o plano é desenvolvido, delineando a segmentação, o targeting e o posicionamento. Com menos de um ano de existência no mercado de alimentação natural para animais de estimação português, o plano apresentado tem como objetivos aumentar a notoriedade da marca, desenvolver e fortalecer a imagem da marca no mercado de alimentação natural para animais de estimação, fidelizar os clientes existentes, atrair novos clientes e aumentar os lucros da empresa. Para atingir todos os objetivos citados, foram selecionadas áreas de actuação, nos meios online e off-line, sendo elas: comunicação online, publicidade, promoção, eventos e parcerias. Mesmo com um recurso limitado da empresa, o plano tático mostra ser possível alcançar um crescimento sustentável da empresa perante um planeamento de comunicação organizado, adaptado às necessidades da organização.This project highlights the importance of developing an integrated marketing communication plan in the context of the natural pet food market specifically for TaraCook. The CIM plan is highly relevant since it is a planning and operational tool for the management of the company's communication. The plan includes a review of the literature on the choice of conceptual model adopted. After that, an analysis of the company's situation (micro and macro environments) is done. Then, the methodology and procedures for data collection are presented. Finally, the plan is developed, outlining the segmentation, targeting and positioning. With less than a year of existence in the Portuguese pet market, the plan presented aims to increase brand awareness, develop and strengthen brand image in the pet market, retain existing customers, attract new customers and increase company profits. In order to achieve all of objectives, areas of action were selected in online and offline media, such as: online communication, advertising, promotion, events and partnerships. Even though the company has a limited resource, the tactical plan shows that it is possible to achieve a sustainable growth of the company before an organized communication planning adapted to the needs of the organization.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis2019-01-15T14:53:25Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16817porRibeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis (2018). "Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:10.794707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
title Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
spellingShingle Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis
Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
alimentação natural para animais de estimação
mercado de animais de estimação
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
natural food for pet
pet market
title_short Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
title_full Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
title_fullStr Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
title_full_unstemmed Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
title_sort Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
author Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis
author_facet Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
alimentação natural para animais de estimação
mercado de animais de estimação
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
natural food for pet
pet market
topic Comunicação integrada de marketing
plano de comunicação integrada de marketing
alimentação natural para animais de estimação
mercado de animais de estimação
integrated marketing communication
integrated marketing communication plan
natural food for pet
pet market
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-01-15T14:53:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/16817
url http://hdl.handle.net/10400.5/16817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis (2018). "Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131111303938048