Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16817 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_ab76e384f525b31634ef8606f47f85fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/16817 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCookComunicação integrada de marketingplano de comunicação integrada de marketingalimentação natural para animais de estimaçãomercado de animais de estimaçãointegrated marketing communicationintegrated marketing communication plannatural food for petpet marketMestrado em MarketingEste projecto ressalta a importância de elaborar um plano de comunicação integrada de marketing, no contexto do mercado da alimentação natural para animais de estimação, especificamente, para a TaraCook. O plano de CIM é altamente relevante pois é uma ferramenta de planeamento e operacionalização para a gestão da comunicação da empresa. O plano inclui a revisão de literatura sobre a escolha do modelo conceptual adotado. Após é feita uma análise da situação da empresa (ambientes micro e macro). De seguida é apresentado a metodologia e os procedimentos de recolha de dados. Por fim, o plano é desenvolvido, delineando a segmentação, o targeting e o posicionamento. Com menos de um ano de existência no mercado de alimentação natural para animais de estimação português, o plano apresentado tem como objetivos aumentar a notoriedade da marca, desenvolver e fortalecer a imagem da marca no mercado de alimentação natural para animais de estimação, fidelizar os clientes existentes, atrair novos clientes e aumentar os lucros da empresa. Para atingir todos os objetivos citados, foram selecionadas áreas de actuação, nos meios online e off-line, sendo elas: comunicação online, publicidade, promoção, eventos e parcerias. Mesmo com um recurso limitado da empresa, o plano tático mostra ser possível alcançar um crescimento sustentável da empresa perante um planeamento de comunicação organizado, adaptado às necessidades da organização.This project highlights the importance of developing an integrated marketing communication plan in the context of the natural pet food market specifically for TaraCook. The CIM plan is highly relevant since it is a planning and operational tool for the management of the company's communication. The plan includes a review of the literature on the choice of conceptual model adopted. After that, an analysis of the company's situation (micro and macro environments) is done. Then, the methodology and procedures for data collection are presented. Finally, the plan is developed, outlining the segmentation, targeting and positioning. With less than a year of existence in the Portuguese pet market, the plan presented aims to increase brand awareness, develop and strengthen brand image in the pet market, retain existing customers, attract new customers and increase company profits. In order to achieve all of objectives, areas of action were selected in online and offline media, such as: online communication, advertising, promotion, events and partnerships. Even though the company has a limited resource, the tactical plan shows that it is possible to achieve a sustainable growth of the company before an organized communication planning adapted to the needs of the organization.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis2019-01-15T14:53:25Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16817porRibeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis (2018). "Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:34Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16817Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:10.794707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
title |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
spellingShingle |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis Comunicação integrada de marketing plano de comunicação integrada de marketing alimentação natural para animais de estimação mercado de animais de estimação integrated marketing communication integrated marketing communication plan natural food for pet pet market |
title_short |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
title_full |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
title_fullStr |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
title_full_unstemmed |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
title_sort |
Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook |
author |
Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis |
author_facet |
Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação integrada de marketing plano de comunicação integrada de marketing alimentação natural para animais de estimação mercado de animais de estimação integrated marketing communication integrated marketing communication plan natural food for pet pet market |
topic |
Comunicação integrada de marketing plano de comunicação integrada de marketing alimentação natural para animais de estimação mercado de animais de estimação integrated marketing communication integrated marketing communication plan natural food for pet pet market |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-01-15T14:53:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/16817 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/16817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Andressa Bastos Augusto de Assis (2018). "Planeamento de comunicação no mercado de alimentação natural para animais de estimação : plano de comunicação integrada de marketing para a empresa TaraCook". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131111303938048 |