Promover as conexões entre diferentes representações : um estudo sobre o conceito de função no 10º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Isabel Penha, 1979-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22488
Resumo: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
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spelling Promover as conexões entre diferentes representações : um estudo sobre o conceito de função no 10º anoFunçãoDificuldades de aprendizagemMatemática (Nivel Secundário)Trabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O presente estudo foi realizado no âmbito duma unidade de ensino promotora de conexões entre representações de funções, aplicada no 2.º período do ano letivo 2014/2015, numa turma de 10.º ano de matemática A. A problemática do estudo consiste na análise da compreensão do conceito de função por parte dos alunos, ao longo da unidade de ensino, identificando dificuldades de aprendizagem das funções e tentando perceber de que forma as conexões entre representações contribuem para o desenvolvimento do conceito de função. Formularam-se as seguintes questões de investigação: Quais as dificuldades iniciais que os alunos revelam na compreensão do conceito de função?; Que compreensão revelam os alunos das propriedades de determinados tipos de funções (afim, quadrática e definida por ramos)?; Que conexões os alunos estabelecem entre as várias representações de determinados tipos de funções (afim, quadrática e definida por ramos)?; De que forma é que uma unidade de ensino que promove as conexões entre diferentes representações contribui para a compreensão do conceito de função pelos alunos? Foi desenvolvido um estudo exploratório de natureza qualitativa, cuja recolha de dados foi realizada através de questionários, observação participante, gravações áudio/vídeo e documentos produzidos pelos alunos (questionários, fichas de trabalho e de avaliação). As dificuldades iniciais relacionam-se com: construção/leitura/inter-pretação de gráficos que representam funções; determinação de objetos/imagens; estabelecimento de conexões entre representações. Durante a unidade de ensino verificou-se que a conversão de determinada representação de função na representação algébrica foi, no geral, aquela que ofereceu mais dificuldades. Concluiu-se que o tipo de função e o reconhecimento da invariância das propriedades das funções estudadas, nas suas várias representações, condicionam a compreensão do conceito de função. A promoção das conexões entre representações, o tipo de funções estudadas, o ambiente de aprendizagem de carácter exploratório e o recurso à calculadora gráfica revelaram-se facilitadores do desenvolvimento do conceito de função.The present study was developed in the scope of a teaching unit that promotes the connections between representations of functions, during the second term of the school year of 2014/2015, in a 10th grade class. The problematic of this study consists in the analysis of the comprehension of the concept of function by the students along the teaching unit, identifying difficulties in learning the functions and trying to understand in what way the connection between representations contributes to the development of the concept of function. The following research questions were formulated: Which are the initial difficulties that the students reveal in the comprehension of the concept of function?; What comprehension do the students reveal about the properties of specific types of functions (linear, quadratic and piecewise defined function)?; Which connections do the students establish between the several representations of specific types of functions ? (linear, quadratic and piecewise defined function). In which way does a teaching unit that promotes the connections between different representations, contributes to the comprehension of the concept of function by the students? An exploratory study of qualitative nature was developed, whose gathering data was realized through questionnaires, participant observation, audio and video recordings, and documents produced by the students (questionnaires, worksheet papers and evaluation worksheets). The initial difficulties are related to: construction, reading, interpretation of graphics that represent functions; determination of objects/images; linking representations. During the teaching unit it was verified that the conversion of specific representations of functions in the algebraic representation was, in general, the one that offered more difficulties. It was concluded that the type of function and the recognition of the unchanging of the functions properties, in its several representations, have an impact on the comprehension of the function concept. The promotion of the connections between representations, the type of function, the learning environment of exploratory character and the appeal to the graphic calculator were revealed as facilitators of the development of the function concept.Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de, 1965-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Ana Isabel Penha, 1979-2016-02-01T13:41:29Z20152015-10-122015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22488TID:201324970porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:05.020530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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