Adventure Game Creator. Criação e Representação de Histórias com um Storyboard
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/167379 |
Resumo: | O Desenvolvimento de Videojogos é das áreas de Desenvolvimento de Software que tem apresentado um maior crescimento nos últimos anos. Uma particularidade especial desta é o vasto interesse e a participação de pessoas de áreas que não a informática na mesma. Os Jogos de Aventuras são um dos géneros de videojogo mais populares e o seu foco principal é a interação do utilizador com o mundo e as personagens à sua volta que servem de meio para contar uma história apelativa. Devido à simplicidade de mecânicas que este tipo de jogos apresenta existem métodos na indústria para separar o trabalho dos programadores e dos escritores e algumas ferramentas que permitem mesmo um utilizador independente sem conhecimentos informáticos criar o seu próprio jogo. No entanto, mesmo estas soluções, devido à complexa especificação dos eventos que requerem tornam o processo de criação de histórias muito exigente e demorado para utilizadores casuais. Sendo a essência destes jogos a sua história é interessante fornecer um meio mais simples e casual que necessite apenas que o utilizador explicite a mesma e que desta forma fiquem definidos os comportamentos e interações para o funcionamento do jogo. O objetivo é então definir uma estrutura de Storyboard que permita expressar histórias de jogos de aventuras diferentes e provar o seu correto funcionamento para permitir que todo o tipo de utilizadores possam contar as suas próprias histórias de uma forma fácil e rápida. |
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Adventure Game Creator. Criação e Representação de Histórias com um StoryboardDesenvolvimento de VideojogosJogos de AventuraStoryboardDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaO Desenvolvimento de Videojogos é das áreas de Desenvolvimento de Software que tem apresentado um maior crescimento nos últimos anos. Uma particularidade especial desta é o vasto interesse e a participação de pessoas de áreas que não a informática na mesma. Os Jogos de Aventuras são um dos géneros de videojogo mais populares e o seu foco principal é a interação do utilizador com o mundo e as personagens à sua volta que servem de meio para contar uma história apelativa. Devido à simplicidade de mecânicas que este tipo de jogos apresenta existem métodos na indústria para separar o trabalho dos programadores e dos escritores e algumas ferramentas que permitem mesmo um utilizador independente sem conhecimentos informáticos criar o seu próprio jogo. No entanto, mesmo estas soluções, devido à complexa especificação dos eventos que requerem tornam o processo de criação de histórias muito exigente e demorado para utilizadores casuais. Sendo a essência destes jogos a sua história é interessante fornecer um meio mais simples e casual que necessite apenas que o utilizador explicite a mesma e que desta forma fiquem definidos os comportamentos e interações para o funcionamento do jogo. O objetivo é então definir uma estrutura de Storyboard que permita expressar histórias de jogos de aventuras diferentes e provar o seu correto funcionamento para permitir que todo o tipo de utilizadores possam contar as suas próprias histórias de uma forma fácil e rápida.Video game Development is one of the fastest-growing areas of Software Development in recent years. A unique feature of this area is the wide interest and participation of people from areas other than computer science. Adventure Games are one of the most popular video game genres, and their main focus is the user’s interaction with the world and the characters around them, which serve as a means of telling an appealing story. Due to the simplicity of the mechanics that this type of game presents, there are methods in the industry for separating the work of programmers and writers and some tools that allow even an independent user with no programming background to create their own game. However, even these solutions, due to the complex specification of the events they require, make the process of creating stories very demanding and time-consuming for casual users. Given that the main goal of these games is the story they tell, it’s of interest to create a simpler and more casual tool that, given the specification of the story that wants to be told, would be able to define all the logic, expected behaviors, and interactions to create a working game. The goal, then, is to define a structure, a Storyboard, that can express different video game stories and prove its accuracy to allow all kinds of users to easily and quickly bring their stories to life.Vieira, JoãoDuarte, SérgioRUNGuerreiro, Duarte Fernandes2024-05-14T15:04:03Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/167379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T18:21:29Zoai:run.unl.pt:10362/167379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T18:21:29Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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