Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11407
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_183154d8b27390521532eb1bdd80b355
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidosbrand equityplace brandingplace brand equitydestination brand equityÓbidosMestrado em MarketingA medição do valor dos lugares enquanto marcas através da place brand equity tem vindo a ser desenvolvida tanto por investigadores como por empresários. Neste estudo é avaliada a brand equity da vila de Óbidos, numa perspetiva turística, e investiga-se a relação que as dimensões de brand equity (imagem, notoriedade, qualidade e lealdade) estabelecem com a intenção de visitar a vila de Óbidos e de a recomendar a amigos e familiares. Para além disso, estuda-se a influência que a visita aos eventos promovidos pela vila de Óbidos exerce sobre as diferentes dimensões de brand equity. Através de um questionário lançado online foi possível obter respostas a um conjunto diversificado de questões que procuravam responder a estas necessidades de investigação. Os resultados do estudo demonstraram que as dimensões imagem e lealdade exercem uma influência positiva sobre a intenção de visitar, sendo que a imagem influencia também a intenção de recomendar a visita à vila. Verificou-se que a visita a eventos da vila de Óbidos pode ser um impulsionador da lealdade face à vila por parte dos inquiridos. No caso particular do Mercado Medieval de Óbidos, observou-se que a presença neste evento exerce uma influência positiva sobre as avaliações dos inquiridos das dimensões imagem, qualidade e lealdade e sobre a sua intenção de visitar a vila.The measurement of places' value through place brand equity has been developed both by researchers and by managers. In this study, the brand equity of the town of Óbidos, in a tourism perspective, is evaluated. It is also investigated the effect of brand equity's dimensions (image, awareness, quality and loyalty) on the intention of visiting Óbidos and recommending it to family and friends. Furthermore, it is studied the effect that visiting town sponsored events might have on the different dimensions of brand equity. Through the use of an online survey, it was possible to obtain answers to a set of questions that attempted to fulfil these investigation needs. The results of the investigation have shown that the image and the loyalty dimensions have a positive influence on visiting intention and that image also influences the intention to recommend the town. Amongst the respondents, the visit to Óbidos' events proved to be a potential boost of loyalty towards the town. In the particular case of Óbidos' Medieval Market, it was observed that this event has a positive influence on the image, quality and loyalty dimensions and also on the respondents' intentions of visiting Óbidos.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaRosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes2016-04-20T10:02:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11407porRosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes (2013). "Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:41.305237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
title Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
spellingShingle Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes
brand equity
place branding
place brand equity
destination brand equity
Óbidos
title_short Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
title_full Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
title_fullStr Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
title_full_unstemmed Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
title_sort Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
author Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes
author_facet Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv brand equity
place branding
place brand equity
destination brand equity
Óbidos
topic brand equity
place branding
place brand equity
destination brand equity
Óbidos
description Mestrado em Marketing
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2016-04-20T10:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11407
url http://hdl.handle.net/10400.5/11407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes (2013). "Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131060380893184