Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11407 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_183154d8b27390521532eb1bdd80b355 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidosbrand equityplace brandingplace brand equitydestination brand equityÓbidosMestrado em MarketingA medição do valor dos lugares enquanto marcas através da place brand equity tem vindo a ser desenvolvida tanto por investigadores como por empresários. Neste estudo é avaliada a brand equity da vila de Óbidos, numa perspetiva turística, e investiga-se a relação que as dimensões de brand equity (imagem, notoriedade, qualidade e lealdade) estabelecem com a intenção de visitar a vila de Óbidos e de a recomendar a amigos e familiares. Para além disso, estuda-se a influência que a visita aos eventos promovidos pela vila de Óbidos exerce sobre as diferentes dimensões de brand equity. Através de um questionário lançado online foi possível obter respostas a um conjunto diversificado de questões que procuravam responder a estas necessidades de investigação. Os resultados do estudo demonstraram que as dimensões imagem e lealdade exercem uma influência positiva sobre a intenção de visitar, sendo que a imagem influencia também a intenção de recomendar a visita à vila. Verificou-se que a visita a eventos da vila de Óbidos pode ser um impulsionador da lealdade face à vila por parte dos inquiridos. No caso particular do Mercado Medieval de Óbidos, observou-se que a presença neste evento exerce uma influência positiva sobre as avaliações dos inquiridos das dimensões imagem, qualidade e lealdade e sobre a sua intenção de visitar a vila.The measurement of places' value through place brand equity has been developed both by researchers and by managers. In this study, the brand equity of the town of Óbidos, in a tourism perspective, is evaluated. It is also investigated the effect of brand equity's dimensions (image, awareness, quality and loyalty) on the intention of visiting Óbidos and recommending it to family and friends. Furthermore, it is studied the effect that visiting town sponsored events might have on the different dimensions of brand equity. Through the use of an online survey, it was possible to obtain answers to a set of questions that attempted to fulfil these investigation needs. The results of the investigation have shown that the image and the loyalty dimensions have a positive influence on visiting intention and that image also influences the intention to recommend the town. Amongst the respondents, the visit to Óbidos' events proved to be a potential boost of loyalty towards the town. In the particular case of Óbidos' Medieval Market, it was observed that this event has a positive influence on the image, quality and loyalty dimensions and also on the respondents' intentions of visiting Óbidos.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaRosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes2016-04-20T10:02:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11407porRosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes (2013). "Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:41.305237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
title |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
spellingShingle |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes brand equity place branding place brand equity destination brand equity Óbidos |
title_short |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
title_full |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
title_fullStr |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
title_full_unstemmed |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
title_sort |
Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos |
author |
Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes |
author_facet |
Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brand equity place branding place brand equity destination brand equity Óbidos |
topic |
brand equity place branding place brand equity destination brand equity Óbidos |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2016-04-20T10:02:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11407 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rosa, Mariana Eugénia Parracho Lopes (2013). "Brand equity da marca-lugar : o caso da Vila de Óbidos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131060380893184 |