Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota-Ribeiro, Silvana
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/5307
Resumo: O presente artigo baseia-se numa investigação que procurou interrogar as relações entre construções sociais do feminino e representações visuais da mulher, entre o universo social e o visual, na publicidade das revistas femininas portuguesas. Para dar conta da relação entre construções sociais e representações visuais, parte-se de um tipo específico de mensagens visuais, de imagens da mulher, procurando perceber-se de que modo estas reflectem e incorporam, reproduzindo, simultaneamente, ideias acerca do “feminino”. Opta-se por explorar um dos traços do modelo de mulher emergente da análise daquelas imagens: a erotização do corpo feminino, argumentando-se que tal exploração visual contribui para reforçar uma visão diminuidora do feminino na sociedade contemporânea.
id RCAP_18345fe032f31f628bcad80bf745e3b6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesaImagemMulherImprensa femininaCorpo femininoErotizaçãoPublicidadeO presente artigo baseia-se numa investigação que procurou interrogar as relações entre construções sociais do feminino e representações visuais da mulher, entre o universo social e o visual, na publicidade das revistas femininas portuguesas. Para dar conta da relação entre construções sociais e representações visuais, parte-se de um tipo específico de mensagens visuais, de imagens da mulher, procurando perceber-se de que modo estas reflectem e incorporam, reproduzindo, simultaneamente, ideias acerca do “feminino”. Opta-se por explorar um dos traços do modelo de mulher emergente da análise daquelas imagens: a erotização do corpo feminino, argumentando-se que tal exploração visual contribui para reforçar uma visão diminuidora do feminino na sociedade contemporânea.This article is based on a study on the relations between the social constructions of femininity and visual representations of women, between the social and visual universes, in advertisements in Portuguese women’s magazines. To account for the relation between social constructions and visual representations, a specific type of visual message, i.e., a particular type of female images was taken as point of departure. The goal was to understand the manner in which these reflect and incorporate ways of thinking about the feminine gender and also the ideas they produce about femininity. It was decided to explore one of the features of the female model that emerges from these images: the eroticization of the feminine body; it is argued that this visual exploitation contributes to reinforce a diminished vision of the feminine in contemporary society.Cet article part d’une recherche qui a interrogé les rapports entre les constructions sociales du féminin et les représentations visuelles de la femme, entre l’univers social et visuel dans la publicité de la presse féminine portugaise. Pour rendre compte du rapport entre les constructions sociales et les représentations visuelles, on part d’un type spécifique de messages visuels, d’images de la femme, cherchant à comprendre comment celles-ci répercutent et incorporent les formes de penser le genre féminin, reproduisant au même temps les idées du ”feminin”. On s’est interessé par l’exploration de l’un des traits du modèle de femme, émergent de l’analyse de ces images: l’erotization du corps féminin, faisant l’objet d’une persistente exploration visuelle, contribue à renforcer une vision minorisée do féminin dans la société contemporaine.Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS)Universidade do MinhoMota-Ribeiro, Silvana20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/5307por"Cadernos do Noroeste". ISSN 0870-9874. 17:1-2 (2002) 145-164.0870-9874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-02T01:18:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:46.798053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
title Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
spellingShingle Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
Mota-Ribeiro, Silvana
Imagem
Mulher
Imprensa feminina
Corpo feminino
Erotização
Publicidade
title_short Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
title_full Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
title_fullStr Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
title_full_unstemmed Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
title_sort Corpos eróticos: imagens da mulher na publicidade da imprensa feminina portuguesa
author Mota-Ribeiro, Silvana
author_facet Mota-Ribeiro, Silvana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota-Ribeiro, Silvana
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Mulher
Imprensa feminina
Corpo feminino
Erotização
Publicidade
topic Imagem
Mulher
Imprensa feminina
Corpo feminino
Erotização
Publicidade
description O presente artigo baseia-se numa investigação que procurou interrogar as relações entre construções sociais do feminino e representações visuais da mulher, entre o universo social e o visual, na publicidade das revistas femininas portuguesas. Para dar conta da relação entre construções sociais e representações visuais, parte-se de um tipo específico de mensagens visuais, de imagens da mulher, procurando perceber-se de que modo estas reflectem e incorporam, reproduzindo, simultaneamente, ideias acerca do “feminino”. Opta-se por explorar um dos traços do modelo de mulher emergente da análise daquelas imagens: a erotização do corpo feminino, argumentando-se que tal exploração visual contribui para reforçar uma visão diminuidora do feminino na sociedade contemporânea.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/5307
url https://hdl.handle.net/1822/5307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Cadernos do Noroeste". ISSN 0870-9874. 17:1-2 (2002) 145-164.
0870-9874
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Ciências Sociais (ICS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132264737538048