À descoberta da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Inês Valentão Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10272
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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E deste modo, surgiu o tema da investigação. Desta forma, o presente relatório sucede a Prática Profissional Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Neste documento é apresentado todo o trabalho desenvolvido durante o estágio, bem como o desenvolvimento da investigação supramencionada. A investigação apresentada é um estudo de caso que emerge de um processo de observação, registo e reflexão do contexto socioeducativo onde foi desenvolvida toda a prática. Esta investigação teve como objeto principal identificar e conhecer estratégias que promovem a construção articulada do saber, sendo que foram analisadas as estratégias utlizadas por três docentes. Para além disso, esta investigação tem ainda como objetivo compreender a importância da cooperação entre os adultos intervenientes. A análise feita acerca dos dados recolhidos possibilita-me afirmar que de facto esta investigação comprovou a existência da articulação de conteúdos numa sala de jardim de infância, na medida em que se verificou que os diferentes docentes utilizam diferentes estratégias que possibilitam a existência da mesma. Verificou-se ainda que o trabalho em equipa é fundamental para que exista articulação de conteúdos, uma vez que as diferentes experiências dos três profissionais unifica-se e emergem diferentes possibilidades de propostas. Este é assim um relatório que espelha todo um trabalho baseado na observação, no registo e reflexão e que demonstra de que forma isso pode influenciar a construção da profissionalidade enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT According to Silva (2016), "the child's development takes place as a whole, in which the cognitive, social, cultural, physical and emotional dimensions intertwine and act together. Their learning also takes place in their own way, assuming a holistic configuration "(p.10). It was from this premise that my eyes as an observer redirected to the articulation of contents. After several moments of observation that enabled me to verify the strategies used, I also chose to focus this research the joint work of teachers as promoters of articulation of contents. . And so, the subject of research has emerged. In this way, this report succeeds the Supervised Professional Practice II of the MSc in Pre-School Education. This document presents all the work developed during the internship, as well as the development of the aforementioned research. The research presented is a case study that emerges from a process of observation, recording and reflection of the socio-educational context where the whole practice was developed. This research had as main objective to identify and to know strategies that promote the articulated construction of the knowledge, being that the strategies used by three teachers were analyzed. In addition, this research also aims to understand the importance of cooperation between the intervening adults. The analysis made on the collected data makes it possible to affirm that in fact this research proved the existence of the articulation of contents in a kindergarten room, since it was verified that the different teachers use different strategies that allow the existence of the same. It was also verified that the team work is fundamental so that there is articulation of contents, once the different experiences of the three professionals unify and emerge different possibilities of proposals. This is a report that mirrors all work based on observation, recording and reflection and demonstrates how this can influence the construction of professionalism as a future kindergarten teacher.Pereira, MónicaRCIPLAgostinho, Inês Valentão Mendes2019-07-08T10:54:11Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10272TID:202249840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10272Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:43.745976Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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