As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vidal, Ines Castel-Branco Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10288
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_fce1cb0900bcba6d3b1980c0827a3773
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10288
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relaçãoJardim de infânciaPrática profissional supervisionadaRelação escola-famíliaKindergartenSupervised professional practiceSchool-family relationshipRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarAssumi a posição de estagiária numa sala com vinte e cinco crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, uma educadora de infância e uma ajudante de ação educativa, durante o período de25 de setembro de 2017 a 18 de janeiro de 2018, num Jardim de infância público localizadonuma freguesia do concelho de Oeiras. O presente relatório pretende dar a conhecer não só as ideias, as motivações, as intenções pedagógicas e os processos vividos durante a prática profissional supervisionada, como tambémtodo o processo de desenvolvimento e aprendizagem que contribuíram para a construção de um modelo pessoal de intervenção educativa refletido, fundamentado e eticamente situado. Pretende-se ainda apresentar uma investigação que emergiu no decorrer do estágio e que foipromotora de mudanças na prática pedagógica. No processo cíclico e interativo, entre observação e reflexão acerca do envolvimento das famílias no processo educativo dos seus educandos, suscitou um conjunto de questões relativas à temática da relação escola-família. Surgiu, então, a necessidade de desenvolver uma investigação que, recorrendo a um conjunto de estratégias adequadas ao contexto, fomentasse a relação entre o jardim de infância e as famílias. A investigação a que me proponho- as famílias no jardim de infância: uma prática pedagógica assente na construção de uma relação-vai beber às diretrizes da investigação-ação, tendo sido utilizado como técnicas de recolha de informação as fotografias, os questionários, a análise documental, a observação direta e participante e os instrumentos de registo diário, como as reflexões e as notas de campo. A partir dos dados recolhidos e organizados numa matriz categorial, foi possível dar resposta às questões problema definidas e, ainda, propor um conjunto de estratégias que permitiram modificar e adequar alguns aspetos da prática pedagógica, referentes à relação escola-família.ABSTRACT From 25 of September until 18 of January of 2017, I took the position of an intern in a public kindergarten localized in Oeiras with a group of twenty five children between three and five years olds, a kindergarten teacher and an educational assistant. The goal of this report is to inform the reader not only the ideas, motivations, pedagogical intentions and processes experienced during the supervised professional practice, but also the whole process of development and learning that contributed to the construction of a reflected and personal model of intervention, whit a theoretical foundation ethically situated. It is also intended to present to the reader an investigation that emerged during the internship and that was a promoter of changes in the pedagogical practice. In the cyclical and interactive process, between observation and reflection about the involvement of families in the educational process of their children, a number of issues related to the school-family relationship raised. The proposedresearch - families in kindergarten: a pedagogical practice based on the construction of a relationship - assumes the guidelines of action research. Photographs, questionnaires, direct and participant observation, documentary analysis and daily recording instruments, such as reflections and field notes, were used as information collection techniques. Based in the collected and organized data, it was possible to answer the defined problem questions and also to propose a set of strategies that allowed to modify and adapt some aspects of the pedagogical practice, referring to the school-family relationship.Rosa, ManuelaRCIPLVidal, Ines Castel-Branco Marques2019-07-12T07:58:04Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10288TID:202249042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10288Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:44.547897Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
title As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
spellingShingle As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
Vidal, Ines Castel-Branco Marques
Jardim de infância
Prática profissional supervisionada
Relação escola-família
Kindergarten
Supervised professional practice
School-family relationship
title_short As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
title_full As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
title_fullStr As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
title_full_unstemmed As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
title_sort As famílias no jardim de infância - Uma prática pedagógica assente na construção de uma relação
author Vidal, Ines Castel-Branco Marques
author_facet Vidal, Ines Castel-Branco Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Manuela
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vidal, Ines Castel-Branco Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Prática profissional supervisionada
Relação escola-família
Kindergarten
Supervised professional practice
School-family relationship
topic Jardim de infância
Prática profissional supervisionada
Relação escola-família
Kindergarten
Supervised professional practice
School-family relationship
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12T07:58:04Z
2019-05-09
2019-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10288
TID:202249042
url http://hdl.handle.net/10400.21/10288
identifier_str_mv TID:202249042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133452118786048