Um percurso de reflexão sobre a Prática Pedagógica e de investigação sobre as brincadeiras e as interações das crianças na área do faz de conta “a caverna”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9365 |
Resumo: | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição privada e a terceira parte referente ao contexto de Jardim de Infância da rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em Creche, mais especificamente o contexto educativo e o grupo de crianças, a observação, a planificação, intervenção e avaliação e as relações entre criança e adulto. Na segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado como, o contexto educativo e o grupo de crianças, o ciclo pedagógico, o portfólio e o brincar. A terceira parte, incide sobre o contexto de Jardim de Infância da rede pública e reflete-se sobre o contexto educativo e o grupo de crianças, e a intervenção educativa – dando espaço para a escuta e participação das crianças através da abordagem de trabalho por projeto (a área do faz de conta “a caverna”). Nesta terceira parte, é, ainda, apresentado um ensaio investigativo realizado neste contexto sobre as brincadeiras e interações das crianças na área do faz de conta “a caverna” que visou: i) identificar e caraterizar as brincadeiras de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, ii) identificar e caraterizar as interações de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, e, iii) refletir sobre a área do faz de conta como espaço transformador e promotor do brincar e aprender na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, optou-se pela observação participante com recurso a registos audiovisuais e notas de campo para a recolha de dados. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, na área do faz de conta “a caverna”, criaram enredos sobre a visa do homem primitivo (fazendo pinturas rupestres, cozinhando, caçando e pescando), interagindo verbalmente e não verbalmente. Os resultados parecem demonstrar a relevância da existência de um espaço faz de conta “a caverna” flexível, que não se limite ao espaço da casinha, mas que permita a criação de diversos espaços tendo em conta as necessidades e interesses dos grupos de crianças que os construam ou frequentem. Por último, apresentam-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os apêndices. |
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Um percurso de reflexão sobre a Prática Pedagógica e de investigação sobre as brincadeiras e as interações das crianças na área do faz de conta “a caverna”Área do faz de contaCriançasBrincadeirasÉducação Pré-escolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição privada e a terceira parte referente ao contexto de Jardim de Infância da rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em Creche, mais especificamente o contexto educativo e o grupo de crianças, a observação, a planificação, intervenção e avaliação e as relações entre criança e adulto. Na segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado como, o contexto educativo e o grupo de crianças, o ciclo pedagógico, o portfólio e o brincar. A terceira parte, incide sobre o contexto de Jardim de Infância da rede pública e reflete-se sobre o contexto educativo e o grupo de crianças, e a intervenção educativa – dando espaço para a escuta e participação das crianças através da abordagem de trabalho por projeto (a área do faz de conta “a caverna”). Nesta terceira parte, é, ainda, apresentado um ensaio investigativo realizado neste contexto sobre as brincadeiras e interações das crianças na área do faz de conta “a caverna” que visou: i) identificar e caraterizar as brincadeiras de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, ii) identificar e caraterizar as interações de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, e, iii) refletir sobre a área do faz de conta como espaço transformador e promotor do brincar e aprender na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, optou-se pela observação participante com recurso a registos audiovisuais e notas de campo para a recolha de dados. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, na área do faz de conta “a caverna”, criaram enredos sobre a visa do homem primitivo (fazendo pinturas rupestres, cozinhando, caçando e pescando), interagindo verbalmente e não verbalmente. Os resultados parecem demonstrar a relevância da existência de um espaço faz de conta “a caverna” flexível, que não se limite ao espaço da casinha, mas que permita a criação de diversos espaços tendo em conta as necessidades e interesses dos grupos de crianças que os construam ou frequentem. Por último, apresentam-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os apêndices.This Supervised Teaching Practice report describes my journey through the Master's in Pre-School Education during the 2021/2022 and 2022/2023 academic years. It is divided into three parts: the first refers to the nursery context, the second to the kindergarten context in a private institution and the third part refers to the kindergarten context in the public network. The first part presents a reflection on the journey and the lessons learnt in nursery school, specifically the educational context and the group of children, observation, planning, intervention and assessment, and the relationship between the child and the adult. The second part presents a reflection on all the lessons learnt in a private kindergarten setting, such as the educational context and the group of children, the pedagogical cycle, the portfolio and playing activities. The third part focuses on the public kindergarten setting and reflects on the educational context and the group of children, and the educational intervention - making room for listening to and participating with the children through the project-based approach (the make-believe "cave" area). This third part also presents a research essay carried out in this context on the children's play and interactions in the make-believe "cave" area, which aimed to: i) identify and depict the play of a group of children from the public Pre-School Education network in the make-believe area "the cave", ii) identify and portray the interactions of a group of children from the public Pre-School Education network in the make-believe area "the cave", and, iii) reflect on the make-believe area as a transforming and promoting space for playing and learning in Pre-School Education. Following a qualitative methodology, we opted for participant observation using audiovisual recordings and field notes for data collection. The results showed that the children, in the make-believe "cave" area, created plots about the life of primitive men (making cave paintings, cooking, hunting and fishing), interacting verbally and non-verbally. The results seem to demonstrate the importance of having a flexible make-believe "cave" space, which is not limited to the little play house, but which allows the creation of different spaces taking into account the needs and interests of the groups of children who build or attend them. Finally, the final conclusion, bibliographical references and appendices are presented.Correia, Sónia Cristina LopesLeal, Rita Alexandra BettencourtIC-OnlineVareda, Sofia da Silva2024-01-29T15:57:29Z2023-12-112023-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9365TID:203490762porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T02:30:53Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9365Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:15.493913Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, durante os anos letivos de 2021/2022 e 2022/2023. Está dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição privada e a terceira parte referente ao contexto de Jardim de Infância da rede pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em Creche, mais especificamente o contexto educativo e o grupo de crianças, a observação, a planificação, intervenção e avaliação e as relações entre criança e adulto. Na segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado como, o contexto educativo e o grupo de crianças, o ciclo pedagógico, o portfólio e o brincar. A terceira parte, incide sobre o contexto de Jardim de Infância da rede pública e reflete-se sobre o contexto educativo e o grupo de crianças, e a intervenção educativa – dando espaço para a escuta e participação das crianças através da abordagem de trabalho por projeto (a área do faz de conta “a caverna”). Nesta terceira parte, é, ainda, apresentado um ensaio investigativo realizado neste contexto sobre as brincadeiras e interações das crianças na área do faz de conta “a caverna” que visou: i) identificar e caraterizar as brincadeiras de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, ii) identificar e caraterizar as interações de um grupo de crianças da rede pública da Educação Pré-Escolar na área do faz de conta “a caverna”, e, iii) refletir sobre a área do faz de conta como espaço transformador e promotor do brincar e aprender na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, optou-se pela observação participante com recurso a registos audiovisuais e notas de campo para a recolha de dados. Os resultados obtidos revelaram que as crianças, na área do faz de conta “a caverna”, criaram enredos sobre a visa do homem primitivo (fazendo pinturas rupestres, cozinhando, caçando e pescando), interagindo verbalmente e não verbalmente. Os resultados parecem demonstrar a relevância da existência de um espaço faz de conta “a caverna” flexível, que não se limite ao espaço da casinha, mas que permita a criação de diversos espaços tendo em conta as necessidades e interesses dos grupos de crianças que os construam ou frequentem. Por último, apresentam-se a conclusão final, as referências bibliográficas e os apêndices. |
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