Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo primordial estudar a resolução de problemas matemáticos na área da geometria. Mais concretamente, este estudo pretende identificar quais as estratégias de ensino adequadas para ajudar alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Trata-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, pois foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezasseis alunos de uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2013/2014, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Ao longo do estudo identificou-se que a dificuldade dos participantes se encontra essencialmente a nível da interpretação dos enunciados dos problemas geométricos e, após a implementação do plano de ação, verificou-se que esta lacuna foi totalmente ou parcialmente colmatada numa grande percentagem dos alunos da turma. No entanto, no final da investigação ainda existiam alunos que apresentavam dificuldades, surgindo estas essencialmente quando se deixou de treinar frequentemente este tipo de atividades. |
id |
RCAP_183b3c7a5455db11d8ee3253ce796b40 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4346 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básicoGeometriaProblemas geométricosResolução de problemasEstratégiasFasesEsta investigação tem como objetivo primordial estudar a resolução de problemas matemáticos na área da geometria. Mais concretamente, este estudo pretende identificar quais as estratégias de ensino adequadas para ajudar alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Trata-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, pois foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezasseis alunos de uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2013/2014, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Ao longo do estudo identificou-se que a dificuldade dos participantes se encontra essencialmente a nível da interpretação dos enunciados dos problemas geométricos e, após a implementação do plano de ação, verificou-se que esta lacuna foi totalmente ou parcialmente colmatada numa grande percentagem dos alunos da turma. No entanto, no final da investigação ainda existiam alunos que apresentavam dificuldades, surgindo estas essencialmente quando se deixou de treinar frequentemente este tipo de atividades.Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação2015-01-29T15:20:30Z2015-01-19T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4346porOliveira, Milene Caroucinho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:14:45Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:30.667519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
title |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico Oliveira, Milene Caroucinho de Geometria Problemas geométricos Resolução de problemas Estratégias Fases |
title_short |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Estratégias de ensino para a resolução de problemas geométricos no 1º ciclo do ensino básico |
author |
Oliveira, Milene Caroucinho de |
author_facet |
Oliveira, Milene Caroucinho de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Milene Caroucinho de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Problemas geométricos Resolução de problemas Estratégias Fases |
topic |
Geometria Problemas geométricos Resolução de problemas Estratégias Fases |
description |
Esta investigação tem como objetivo primordial estudar a resolução de problemas matemáticos na área da geometria. Mais concretamente, este estudo pretende identificar quais as estratégias de ensino adequadas para ajudar alunos do 4° ano do 1° Ciclo do Ensino Básico a desenvolver as suas capacidades de resolução de problemas. Trata-se de uma investigação-ação, sobre e para a prática, de natureza qualitativa, pois foram identificadas as dificuldades dos participantes, elaborou-se uma proposta de plano de ação para colmatar as mesmas e fez-se uma nova análise do nível de conhecimentos dos alunos de forma a verificar se esse plano estava adequado, identificando-se as melhorias dos mesmos e lacunas ainda presentes. No entanto, uma vez que este estudo se realizou apenas numa turma específica, os resultados não podem ser generalizados. Os participantes desta investigação foram dezasseis alunos de uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu no ano letivo 2013/2014, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Ao longo do estudo identificou-se que a dificuldade dos participantes se encontra essencialmente a nível da interpretação dos enunciados dos problemas geométricos e, após a implementação do plano de ação, verificou-se que esta lacuna foi totalmente ou parcialmente colmatada numa grande percentagem dos alunos da turma. No entanto, no final da investigação ainda existiam alunos que apresentavam dificuldades, surgindo estas essencialmente quando se deixou de treinar frequentemente este tipo de atividades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-01-29T15:20:30Z 2015-01-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Beja. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129858081554432 |