A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jessica Coutinho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4650
Resumo: O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
id RCAP_183c57adcf9daefa6f6e99e4f2190f83
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de ViseuPrática de Ensino Supervisionada1.º Ciclo do Ensino BásicoProfessoresPedagogia de John DeweyPrincípios pedagógicosTrabalho de projetoSupervised Teaching Practice1st Cycle of Basic EducationTeachersJohn Dewey's PedagogyPedagogical principlesProject work.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.The final internship report is part of the Supervised Teaching Practice, which integrates the Master's Course in Pre-School Education and Teaching in the Primary School. This report is divided into two parts. In a first part, we present a critical reflection of the practices that we experienced in the stages, having these places in two distinct contexts: in Pre-School Education and in the Primary School. For this purpose, we have used materials developed during the internship, planning, critical reports and legislation. The second part of this report presents the research work developed over two semesters, about the pedagogy of John Dewey and its relevance in the Primary School, through the perspectives of the teachers of this cycle. For the research work, we conducted a descriptive and quantitative study through the questionnaire survey for data collection. The questionnaires were applied to teachers of the Primary School of three Groups of Schools of the Municipality of Viseu (Portugal). From our data analysis, we can conclude that the teachers consider that the pedagogical action of the teachers of the Primary School fits in the pedagogy of John Dewey, materializing what is established by the document Curriculum Organization and Programs (Ministry of Education, 2004), which likewise meets the pedagogical ideals of this author.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuCardoso, Ana PaulaRocha, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Jessica Coutinho2019-07-01T00:30:10Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4650TID:201731177porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:24Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:12.828036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
title A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
spellingShingle A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
Ferreira, Jessica Coutinho
Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
Professores
Pedagogia de John Dewey
Princípios pedagógicos
Trabalho de projeto
Supervised Teaching Practice
1st Cycle of Basic Education
Teachers
John Dewey's Pedagogy
Pedagogical principles
Project work.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
title_full A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
title_fullStr A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
title_full_unstemmed A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
title_sort A pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1º ciclo do ensino básico : perspetivas dos professores do concelho de Viseu
author Ferreira, Jessica Coutinho
author_facet Ferreira, Jessica Coutinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
Rocha, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jessica Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
Professores
Pedagogia de John Dewey
Princípios pedagógicos
Trabalho de projeto
Supervised Teaching Practice
1st Cycle of Basic Education
Teachers
John Dewey's Pedagogy
Pedagogical principles
Project work.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática de Ensino Supervisionada
1.º Ciclo do Ensino Básico
Professores
Pedagogia de John Dewey
Princípios pedagógicos
Trabalho de projeto
Supervised Teaching Practice
1st Cycle of Basic Education
Teachers
John Dewey's Pedagogy
Pedagogical principles
Project work.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente relatório está dividido em duas partes. Na primeira, apresentámos uma reflexão crítica sobre as práticas que vivenciámos nos estágios, tendo estas lugar em dois contextos distintos: na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, utilizámos materiais elaborados ao longo do estágio, planificações, relatórios críticos e legislação. A segunda parte deste relatório apresenta o trabalho de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres, sobre a pedagogia de John Dewey e a sua pertinência no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta a perspetiva dos professores deste ciclo. Para o trabalho de investigação, realizámos um estudo descritivo, de cariz quantitativo, através de um inquérito por questionário para a recolha de dados. Os questionários foram aplicados a professores titulares de turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu. A partir da análise de dados, pudemos concluir que os professores consideram que a ação pedagógica dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico se enquadra na pedagogia de John Dewey, concretizando o que é estabelecido no documento Organização Curricular e Programas (Ministério da Educação, 2004), que vai, de igual modo, ao encontro dos ideais pedagógicos deste autor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-07-01T00:30:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4650
TID:201731177
url http://hdl.handle.net/10400.19/4650
identifier_str_mv TID:201731177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130901045575680