Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Osti, Leandro Rafael de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/1512
Resumo: Mestrado em Gestão do Desporto
id RCAP_183d807079c15987a9670ccb9d40a3d6
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/1512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no BrasilAcademiaGinásiosLealdadeSatisfação com atributosMestrado em Gestão do DesportoA satisfação é referida por diversos autores como uma das principais precursoras da lealdade, que, por sua vez, é um dos maiores objectivos a serem alcançados pelas empresas. Este estudo pretende identificar quais são os atributos de satisfação mais referenciados pelos clientes leais e não leais de academias de ginástica. Foram analisados 318 questionários recolhidos em cinco academias na cidade de Londrina, PR e, através de uma análise sociodemográfica identificou-se que há uma predominância de indivíduos jovens, do sexo feminino e com formação académica superior. O presente estudo revela ainda que os clientes leais apresentam níveis maiores de satisfação para os aspectos humanos e intangíveis do serviço, enquanto os clientes não leais apresentam níveis maiores de satisfação para os atributos tangíveis. Os atributos que apresentam maior índice de insatisfação para ambos os grupos são semelhantes, onde se destacam os aspectos relativos ao tempo de espera para o atendimento e para a utilização dos serviços. Estes dados visam ajudar os gestores das academias a decidir para onde direccionar os recursos disponíveis a fim de satisfazer os clientes e conquistar a sua lealdade.Correia, Abel Hermínio LourençoRepositório da Universidade de LisboaOsti, Leandro Rafael de2009-11-19T11:26:10Z2009-11-062009-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/1512porOsti, Leandro (2009)- Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:32:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/1512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:49:37.816883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
title Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
spellingShingle Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
Osti, Leandro Rafael de
Academia
Ginásios
Lealdade
Satisfação com atributos
title_short Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
title_full Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
title_fullStr Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
title_full_unstemmed Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
title_sort Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil
author Osti, Leandro Rafael de
author_facet Osti, Leandro Rafael de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Abel Hermínio Lourenço
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Osti, Leandro Rafael de
dc.subject.por.fl_str_mv Academia
Ginásios
Lealdade
Satisfação com atributos
topic Academia
Ginásios
Lealdade
Satisfação com atributos
description Mestrado em Gestão do Desporto
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-19T11:26:10Z
2009-11-06
2009-11-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/1512
url http://hdl.handle.net/10400.5/1512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Osti, Leandro (2009)- Atributos de satisfação como determinantes da lealdade de clientes de academias no Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130971200552960