Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Helena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oitavem, Isabel, Viseu, Floriano, Palha, Sónia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/68451
Resumo: A suspensão das aulas presenciais na sequência da pandemia que estamos a atravessar trouxe para primeiro plano o ensino a distância. Neste artigo partilhamos algumas ideias e conceptualizações relativas a este tipo de ensino, abordamos aquilo que alguns autores que se têm dedicado à temática apontam como importantes desafios e oportunidades que se lhe encontram associados e, por fim, partilhamos algumas possíveis opções e recursos que pensamos poderem ser úteis para todos os professores que estão a viver a sua primeira experiência de ensino a distância.
id RCAP_184331b369434b18f32fc1a5ca22e427
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68451
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA suspensão das aulas presenciais na sequência da pandemia que estamos a atravessar trouxe para primeiro plano o ensino a distância. Neste artigo partilhamos algumas ideias e conceptualizações relativas a este tipo de ensino, abordamos aquilo que alguns autores que se têm dedicado à temática apontam como importantes desafios e oportunidades que se lhe encontram associados e, por fim, partilhamos algumas possíveis opções e recursos que pensamos poderem ser úteis para todos os professores que estão a viver a sua primeira experiência de ensino a distância.Associação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoRocha, HelenaOitavem, IsabelViseu, FlorianoPalha, Sónia20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/68451porhttp://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233958&rid=233953info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/68451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:00.884612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
title Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
spellingShingle Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
Rocha, Helena
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
title_full Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
title_fullStr Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
title_full_unstemmed Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
title_sort Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor
author Rocha, Helena
author_facet Rocha, Helena
Oitavem, Isabel
Viseu, Floriano
Palha, Sónia
author_role author
author2 Oitavem, Isabel
Viseu, Floriano
Palha, Sónia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Helena
Oitavem, Isabel
Viseu, Floriano
Palha, Sónia
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A suspensão das aulas presenciais na sequência da pandemia que estamos a atravessar trouxe para primeiro plano o ensino a distância. Neste artigo partilhamos algumas ideias e conceptualizações relativas a este tipo de ensino, abordamos aquilo que alguns autores que se têm dedicado à temática apontam como importantes desafios e oportunidades que se lhe encontram associados e, por fim, partilhamos algumas possíveis opções e recursos que pensamos poderem ser úteis para todos os professores que estão a viver a sua primeira experiência de ensino a distância.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/68451
url http://hdl.handle.net/1822/68451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.apm.pt/portal/index_loja.php?id=233958&rid=233953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133083070365696