Aprendizagens essenciais em contexto de 1º CEB: relato de uma experiência refletida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2916 |
Resumo: | No mundo atual, cada vez mais há a preocupação de perceber como os alunos aprendem e de que modo se pode facilitar/simplificar esse procedimento. O presente relatório que aqui se apresenta tem como principal objetivo perceber quais as contribuições que a neuroeducação pode oferecer aos processos aprender e ensinar, tendo em conta o estímulo adequado e diferenciado. Com a presente investigação, ambicionamos entender de que forma é que a estratégias neurodidáticas influenciam na aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno. Para atingir o nosso objetivo, aplicamos em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Participaram nesta investigação treze alunos duma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, na prática de ensino supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos os desenhos de intervenção educativa, tiveram, essencialmente, como principal objetivo produzir uma aprendizagem personalizada, tendo em conta o contexto, a turma e os alunos com qual trabalhamos ao longo desta intervenção. Após análise de toda a informação recolhida, podemos considerar essencial o processo de ensino e de aprendizagem, tendo em conta as aulas lecionadas pela estagiária, a partir de diferentes perspetivas: alunos, orientadora cooperante e da estagiária. Os resultados obtidos comprovam que a planificação das aulas, quando fundamentadas na neuroeducação, contribuem positivamente no rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento de uma forma integral e integrada. |
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