Metodologias de intervenção educativas e estratégias neurodidáticas: perceções de professores e futuros professores de 1º e/ou 2º CEB
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2687 |
Resumo: | No mundo atual, cada vez mais há a preocupação de perceber como os alunos aprendem e como se pode facilitar esse processo. Neste âmbito, com o presente relatório de estágio pretende-se expor a perceção dos professores e futuros professores do 1.º e/ou do 2.º Ciclo do Ensino Básico, quanto às contribuições que a neuroeducação pode oferecer para os processos de ensino-aprendizagem e estimular de forma adequada e diferenciada as potencialidades dos alunos e as, consequentes, estratégias neurodidáticas que devem ser utilizadas em contexto de sala de aula. Através da análise dos resultados obtidos dos inquéritos por questionário a professores e futuros professores, depreendeuse que é possível utilizar estratégias diferenciadas, com vista ao sucesso dos alunos. Apresenta-se uma proposta de ação de formação, no sentido de fornecer aos docentes ferramentas suscetíveis de lhes proporcionar uma reflexão pedagógica que os leve a reformular as suas planificações e, consequentemente, as suas práticas educativas em contexto de sala de aula, adaptando-as às caraterísticas de cada turma e de cada aluno em particular, tendo sempre em conta os diferentes ritmos de aprendizagem, a par de todas as competências transversais que complementam o trabalho do docente enquanto orientador e orquestrador de um saber implícito inerente a todo o ser humano e que o docente vai levar a que o discente tome consciência dele e o utilize na sua formação como indivíduo. Palavras-chave: papel do professor; neurociência; neuroeducação; promoção cognitiva |
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Metodologias de intervenção educativas e estratégias neurodidáticas: perceções de professores e futuros professores de 1º e/ou 2º CEBNeuroeducaçãoPromoção cognitivaAprendizagemEnsino básico (1º/2º ciclos)No mundo atual, cada vez mais há a preocupação de perceber como os alunos aprendem e como se pode facilitar esse processo. Neste âmbito, com o presente relatório de estágio pretende-se expor a perceção dos professores e futuros professores do 1.º e/ou do 2.º Ciclo do Ensino Básico, quanto às contribuições que a neuroeducação pode oferecer para os processos de ensino-aprendizagem e estimular de forma adequada e diferenciada as potencialidades dos alunos e as, consequentes, estratégias neurodidáticas que devem ser utilizadas em contexto de sala de aula. Através da análise dos resultados obtidos dos inquéritos por questionário a professores e futuros professores, depreendeuse que é possível utilizar estratégias diferenciadas, com vista ao sucesso dos alunos. Apresenta-se uma proposta de ação de formação, no sentido de fornecer aos docentes ferramentas suscetíveis de lhes proporcionar uma reflexão pedagógica que os leve a reformular as suas planificações e, consequentemente, as suas práticas educativas em contexto de sala de aula, adaptando-as às caraterísticas de cada turma e de cada aluno em particular, tendo sempre em conta os diferentes ritmos de aprendizagem, a par de todas as competências transversais que complementam o trabalho do docente enquanto orientador e orquestrador de um saber implícito inerente a todo o ser humano e que o docente vai levar a que o discente tome consciência dele e o utilize na sua formação como indivíduo. Palavras-chave: papel do professor; neurociência; neuroeducação; promoção cognitivaIn today’s world, there is an increasing concern about understanding how students learn and how to facilitate this process. Therefore, with this investigation report, it is intended to expose the perception of the teachers and teachers-to-be of the 1st and/or 2nd Cycle of the Basic Education, as to the contributions that neuroeducation may offer to the processes of teaching/learning and stimulate, in an adequate and differentiated way, the potentialities of the students and the consequential neurodidactic strategies that should be used in the classroom. Through the analysis of the results obtained in the inquiries by questionnaire to teachers and teachers-to-be, it was understood that it is possible to use differentiated strategies, aiming for the success of the students. It is also presented a proposal of a training program, in an effort to provide the teachers tools that are susceptible of supplying them a pedagogical thinking which could make them reformulate their planning and, consequentially, their educational practices in the classroom, adapting them to the features of each class and each student in particular, always having in mind the different learning rhythms, along with all of the transversal abilities that complement the teacher’s work as an advisor and orchestrator of an implicit knowledge inherent to all human beings and to which the teacher will make sure the student acknowledges and uses it in his/her formation as an individual. Keywords: teacher’s role; neuroscience; neuroeducation; cognitive promotion2018-07-31T10:08:04Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-252018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2687TID:201957523porFreitas, Filipa Monteiro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:13Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:27.024677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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