A perturbação da hiperatividade/défice de atenção em alunos de flauta adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16761 |
Resumo: | Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. |
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A perturbação da hiperatividade/défice de atenção em alunos de flauta adolescentesDéfice de atençãoHiperatividadePHDAAprendizagem musicalDificuldadesEstratégiasAttention deficitHyperactivityADHDMusic learningDifficultiesStrategiesRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.Resumo I - O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, sob orientação do Professor Olavo Barros, para conclusão do Mestrado em Ensino de Música na Escola Superior de Música de Lisboa. O estágio descrito ocorreu no ano letivo de 2022/2023 no Conservatório de Música D. Dinis, em Odivelas, com a cooperação da professora Natálie Grossmannová. Esta primeira parte contém os objetivos gerais do estágio, e demais expectativas e características ou condicionantes pré-existentes da estagiária; um enquadramento da prática pedagógica desenvolvida, descrevendo a localização do conservatório, a escola em si, o ambiente educativo, e outros aspetos relevantes que caracterizem o contexto em que se deu o estágio; uma descrição mais profunda da classe e das três alunas cujas aulas foram observadas, contendo os objetivos que se esperavam atingir e a caracterização individual de cada aluna; um relato das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo, incluindo o nível de consecução dos objetivos propostos e a evolução de cada aluna ao longo do período do estágio; e, por fim, uma reflexão final sobre a experiência do estágio, e demais conclusões. Foram observadas 27 aulas por aluna e lecionadas 3 aulas a cada uma ao longo do ano letivo, perfazendo um total de 90 aulas observadas/lecionadas durante este estágio.Resumo II - A Perturbação da Hiperatividade/ Défice de Atenção é uma perturbação que, não sendo em si um transtorno específico da aprendizagem, pode prejudicar a mesma de forma bastante profunda, dados os sintomas que a caracterizam. O ensino do instrumento tem sido sempre centrado em torno de alunos neuro-típicos, e este é um modelo de aprendizagem que pode não só não ser benéfico a alunos com PHDA, como ainda ser ativamente prejudicial. Para que estes alunos tenham mais sucesso na sua evolução, é necessário entendermos intimamente a sua relação com o instrumento e tudo o que isto engloba: a gestão do tempo de estudo, o frequente cansaço psicológico, a falta ou excesso de estímulo mental, etc. Há dificuldades próprias que estes alunos sentem, mas não é de descurar também as dificuldades que os professores sentem no trabalho com alunos com PHDA. Os cuidados a ter pelo professor, assim como a paciência de que necessitará durante as aulas, podem ser cansativos, e, por vezes, o caminho para o sucesso pode ser pouco claro. Este relatório procura especificar as dificuldades de alunos com PHDA e dos seus professores, e descobrir como é que estas dificuldades são, ou não, ultrapassadas, especificamente no meu instrumento (flauta) e em alunos de idade adolescente. Este limite de idade foi escolhido com o objetivo de explorar um grupo de pessoas no qual a PHDA se expressa de uma forma diferente da das crianças, e tendo em conta a importância destes anos formativos na preparação para a vida adulta.Abstract I - This Internship Report was elaborated within the scope of the Specialized Internship Curricular Unit, under the guidance of Professor Olavo Barros, to complete the Music Education Master’s at the Escola Superior de Música de Lisboa. The described internship took place during the 2022/23 school year at the Conservatório de Música D. Dinis, in Odivelas, with cooperation from teacher Natálie Grossmannová. This first part contains the general objectives of the internship, and other expectations and preexisting characteristics or conditions of the intern; a framework of the developed pedagogical practice, describing the location of the conservatory, the school itself, the education environment, and other relevant aspect that characterize the context within which the internship took place; a deeper description of the class and the three students whose classes were observed, containing the objectives that were hoped to be met, and the individual characterization of each student; a report of the observed and taught lessons throughout the school year, including the level of achievement of the proposed objective and the evolution of each student throughout the internship period; and, lastly, a final reflection about the internship experience, and any other conclusions. Throughout the school year, 27 lessons were observed per student and 3 lessons were taught to each student, making a total of 90 observed/taught lessons throughout this internship.Abstract II - Attention Deficit Hyperactivity Disorder is a disorder which, while not being a specific learning disorder in itself, can harm it in a very deep way, given the symptoms that characterize it. The teaching of an instrument has always been centered around neurotypical students, and this is a learning model that may not only not be beneficial for students with ADHD, but it may also be actively prejudicial. For these students to better succeed in their evolution, it’s necessary for us to understand intimately their relationship with the instrument, and everything that this entails: practice time management, the frequent psychological exhaustion, the lack or excess of mental stimulus, etc. There are particular difficulties that these students feel, but we shouldn’t neglect the difficulties that teachers also feel in their work with ADHD students. The cares the teacher has, as well as the patience which they’ll need during lessons, may be tiring, and, sometimes, the road to success may be unclear. This report seeks to specify the difficulties of students with ADHD and their teacher, and find out how these difficulties are, or not, bridged, specifically in my instrument (flute) and in teenager students. This age limit was selected with the goal of exploring a group of people in whom ADHD expresses itself differently from children, and taking into consideration the importance these formative years have in preparing for adult life.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBarros, OlavoRCIPLCoelho, Mariana da Cunha2024-01-04T12:52:31Z2023-12-122023-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16761TID:203444361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:13.025793Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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