Gestão dos recursos humanos na performance das empresas : mediação dos resultados sociais e organizacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1141 https://doi.org/10.34628/zcqa-ws31 |
Resumo: | Lusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 6 (2006). - p. 53-73. |
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Gestão dos recursos humanos na performance das empresas : mediação dos resultados sociais e organizacionaisGestão de pessoalEficácia organizacionalPlaneamento estratégicoLusíada. Economia & empresa. - ISSN 1645-6750. - S. 2, n. 6 (2006). - p. 53-73.O artigo analisa a emergência da gestão estratégica de RH, assim como o conceito de estratégias de gestão de RH, definindo-o como um resultado do processo estratégico, isto e, como um "padrão" de escolhas sobre políticas e práticas de gestão das pessoas. Discute ainda duas grandes perspectivas quanto ao modo como tais estratégias podem ser concebidas, ou seja, a perspectiva “universal” ou das ”melhores práticas” 1 e a perspectiva contingencial ou do "melhor ajustamento". Seguidamente, analisa-se a investigação que procurou dar suporte empírico a estas duas perspectivas, e que mostra que as práticas de gestão de RH têm uma influência directa na performance das empresas, sendo que tal influencia e (parcialmente) moderada por factores organizacionais e estratégicos. Discute-se também uma das principais lacunas neste domínio - a análise dos processos de influência, para, seguidamente, rever a literatura empírica que se debruçou sobre esta questão. Os estudos realizados permitem concluir que as praticas de gestão de RH não s6 influenciam directamente os resultados económico-financeiros das empresas, como também os resultados sociais e organizacionais, que surgem como mediadores de tal influencia. Em suma, a literatura te6rica e empírica suporta a assunção o de que as empresas que adoptem estratégias de gestão de RH, que se apoiem em práticas avançadas de gestão das pessoas, poderão esperar resultados mais elevados.2014-09-19T11:04:01Z2014-09-192006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1141http://hdl.handle.net/11067/1141https://doi.org/10.34628/zcqa-ws31porCosta, Vítor Manuel Pina da (2006) - Gestão dos recursos humanos na performance das empresas : mediação dos resultados sociais e organizacionais. Lusíada. Economia & Empresa. ISSN 1645-6750. 2:6 (2006) 53-73.1645-6750Gestão dos recursos humanos na performance das empresas : mediação dos resultados sociais e organizacionaisCosta, Vítor Manuel Pina daCosta, Vítor Manuel Pina dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:35Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:50.312480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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