Formação literária e mediação leitora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sara Raquel Reis da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63207
Resumo: Este ensaio procura reflectir acerca de alguns aspectos relativos à formação literária em contexto académico de futuros mediadores de leitura em situação escolar, em particular educadores de infância e professores do Ensino Básico (1º ciclo). Tópicos como os distintos níveis de competência literária e, mais especificamente, os tipos de intertexto leitor, a importância dos clássicos e, ainda, a leitura ou as potencialidades semânticas da ilustração são problematizados nesta abordagem, sempre a partir do recurso à exemplificação.
id RCAP_186342a7c6471e5698ca56953b714a55
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação literária e mediação leitoraLiteratura portuguesa para a infância e juventudeEducação literáriaMediação literáriaHumanidades::Línguas e LiteraturasEste ensaio procura reflectir acerca de alguns aspectos relativos à formação literária em contexto académico de futuros mediadores de leitura em situação escolar, em particular educadores de infância e professores do Ensino Básico (1º ciclo). Tópicos como os distintos níveis de competência literária e, mais especificamente, os tipos de intertexto leitor, a importância dos clássicos e, ainda, a leitura ou as potencialidades semânticas da ilustração são problematizados nesta abordagem, sempre a partir do recurso à exemplificação.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalPorto EditoraUniversidade do MinhoSilva, Sara Raquel Reis da2009-042009-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63207por0874-7296https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/revista-malasartes-n-17/203198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:01:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:51:39.806254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação literária e mediação leitora
title Formação literária e mediação leitora
spellingShingle Formação literária e mediação leitora
Silva, Sara Raquel Reis da
Literatura portuguesa para a infância e juventude
Educação literária
Mediação literária
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Formação literária e mediação leitora
title_full Formação literária e mediação leitora
title_fullStr Formação literária e mediação leitora
title_full_unstemmed Formação literária e mediação leitora
title_sort Formação literária e mediação leitora
author Silva, Sara Raquel Reis da
author_facet Silva, Sara Raquel Reis da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sara Raquel Reis da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura portuguesa para a infância e juventude
Educação literária
Mediação literária
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Literatura portuguesa para a infância e juventude
Educação literária
Mediação literária
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Este ensaio procura reflectir acerca de alguns aspectos relativos à formação literária em contexto académico de futuros mediadores de leitura em situação escolar, em particular educadores de infância e professores do Ensino Básico (1º ciclo). Tópicos como os distintos níveis de competência literária e, mais especificamente, os tipos de intertexto leitor, a importância dos clássicos e, ainda, a leitura ou as potencialidades semânticas da ilustração são problematizados nesta abordagem, sempre a partir do recurso à exemplificação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04
2009-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63207
url http://hdl.handle.net/1822/63207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-7296
https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/revista-malasartes-n-17/203198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto Editora
publisher.none.fl_str_mv Porto Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132290343763968