O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.18881 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer, bem como suas implicações para a formação. Sendo assim, a questão que nos move é: quais os efeitos da experiência no processo de formação? Atualmente, muito se fala sobre experiência e formação, e advém desse contexto a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esses conceitos, sobretudo no campo da Educação. Para isso, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscarmos criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compomos o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-nos com a leitura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan e, principalmente, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresentamos como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou algo simples, experiência é tudo aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, portanto, a formá-lo. |
id |
RCAP_186957b74edd1019ab7553b3a33e1a90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18881 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formaçãoEl concepto de experiencia en Dewey y Gadamer y sus implicaciones para la formaciónO conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formaçãoArtigosEste artigo tem como objetivo investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer, bem como suas implicações para a formação. Sendo assim, a questão que nos move é: quais os efeitos da experiência no processo de formação? Atualmente, muito se fala sobre experiência e formação, e advém desse contexto a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esses conceitos, sobretudo no campo da Educação. Para isso, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscarmos criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compomos o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-nos com a leitura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan e, principalmente, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresentamos como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou algo simples, experiência é tudo aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, portanto, a formá-lo.This article aims to investigate the concept of experience in the philosophy of Dewey and Gadamer, as well as its implications for formation. Therefore, the question that moves us is: what are the effects of experience on the formation process? Currently, much is said about experience and formation, and from this context comes the need to take a careful look at the elements that are composing these concepts, especially in the field of Education. This is a qualitative study, whose methodological support is the bibliographic research. In this sense, when we seek to create a theoretical map visiting different traditions, we compose the framework that underlies this research, instrumentalizing us with the reading of: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan and, especially, Dewey and Gadamer. Thus, we present as a result the understanding that, be it an extraordinary event or something simple, experience is everything that changes the way of thinking and/or acting of the subject, starting to constitute it differently, therefore forming it.Este artículo tiene como objetivo investigar el concepto de experiencia en la filosofía de Dewey y Gadamer, así como sus implicaciones para la formación. Por lo tanto, la pregunta que nos mueve es: ¿cuáles son los efectos de la experiencia en el proceso de formación? Actualmente, se habla mucho de la experiencia, de la formación y, en este contexto, surge la necesidad de analizar los matices que componen estos conceptos, especialmente en el campo de la Educación. Para ello, desarrollamos un estudio de naturaleza cualitativa, cuyo soporte metodológico es la investigación bibliográfica. Bajo este prisma, cuando buscamos crear un mapa teórico visitando diferentes tradiciones, componemos el marco referencial en el cual está basada la presente investigación, instrumentalizándonos con la lectura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan y, especialmente, Dewey y Gadamer. De esta forma, presentamos como resultado la comprensión de que, sea un evento extraordinario o algo simple, la experiencia es todo lo que cambia la forma de pensar y/o actuar del sujeto, comenzando a constituirlo de manera diferente, formándolo. Instituto de Educação - Universidade do Minho2022-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.18881por2183-04520871-9187Anthony, Anthony Fábio Torres SantanaRodrigo, Rodrigo Avila CollaMarcos, Marcos Villela Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:29Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:36:20.440314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação El concepto de experiencia en Dewey y Gadamer y sus implicaciones para la formación O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
title |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
spellingShingle |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação Anthony, Anthony Fábio Torres Santana Artigos |
title_short |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
title_full |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
title_fullStr |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
title_full_unstemmed |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
title_sort |
O conceito de experiência em Dewey e Gadamer e as suas implicações para a formação |
author |
Anthony, Anthony Fábio Torres Santana |
author_facet |
Anthony, Anthony Fábio Torres Santana Rodrigo, Rodrigo Avila Colla Marcos, Marcos Villela Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigo, Rodrigo Avila Colla Marcos, Marcos Villela Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anthony, Anthony Fábio Torres Santana Rodrigo, Rodrigo Avila Colla Marcos, Marcos Villela Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo tem como objetivo investigar o conceito de experiência na filosofia de Dewey e Gadamer, bem como suas implicações para a formação. Sendo assim, a questão que nos move é: quais os efeitos da experiência no processo de formação? Atualmente, muito se fala sobre experiência e formação, e advém desse contexto a necessidade de tecermos um olhar cuidadoso acerca das nuances que estão compondo esses conceitos, sobretudo no campo da Educação. Para isso, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, que tem como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica. Neste prisma, ao buscarmos criar um mapa teórico visitando tradições distintas, compomos o referencial que embasa esta pesquisa, instrumentalizando-nos com a leitura de: Gallo, Heidegger, Hermann, Kneller, Kuhn, Trevisan e, principalmente, Dewey e Gadamer. Dessa forma, apresentamos como resultado a compreensão de que, seja um acontecimento extraordinário ou algo simples, experiência é tudo aquilo que altera o modo de pensar e/ou agir do sujeito, passando a constituí-lo de modo diferente, portanto, a formá-lo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.18881 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.18881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130229040480256 |