Formação docente e a concepção de experiência em Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Feldmann, Marina Graziela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes
Texto Completo: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403
Resumo: Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente.
id USF_c50fdad129673ce0e6ece3709346980f
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1403
network_acronym_str USF
network_name_str Horizontes
repository_id_str
spelling Formação docente e a concepção de experiência em DeweyEste artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente.Universidade São Francisco2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140310.24933/horizontes.v40i1.1403Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220402317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403/659Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Souza, Ana Cristina GonçalvesFeldmann, Marina Graziela2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1403Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.884791Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
title Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
spellingShingle Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves
title_short Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
title_full Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
title_fullStr Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
title_full_unstemmed Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
title_sort Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
author Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves
author_facet Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves
Feldmann, Marina Graziela
author_role author
author2 Feldmann, Marina Graziela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves
Feldmann, Marina Graziela
description Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403
10.24933/horizontes.v40i1.1403
url https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403
identifier_str_mv 10.24933/horizontes.v40i1.1403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403/659
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
publisher.none.fl_str_mv Universidade São Francisco
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022040
2317-109X
0103-7706
10.24933/horizontes.v40i1
reponame:Horizontes
instname:Universidade São Francisco (USF)
instacron:USF
instname_str Universidade São Francisco (USF)
instacron_str USF
institution USF
reponame_str Horizontes
collection Horizontes
repository.name.fl_str_mv Horizontes - Universidade São Francisco (USF)
repository.mail.fl_str_mv periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br
_version_ 1797051440793911296