Formação docente e a concepção de experiência em Dewey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes |
Texto Completo: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403 |
Resumo: | Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente. |
id |
USF_c50fdad129673ce0e6ece3709346980f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/1403 |
network_acronym_str |
USF |
network_name_str |
Horizontes |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e a concepção de experiência em DeweyEste artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente.Universidade São Francisco2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/140310.24933/horizontes.v40i1.1403Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e0220402317-109X0103-770610.24933/horizontes.v40i1reponame:Horizontesinstname:Universidade São Francisco (USF)instacron:USFporhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403/659Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Souza, Ana Cristina GonçalvesFeldmann, Marina Graziela2022-12-21T20:46:39Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/1403Revistahttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontesPUBhttps://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/oaiperiodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br2317-109X0103-7706opendoar:2023-01-12T16:41:18.884791Horizontes - Universidade São Francisco (USF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
title |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
spellingShingle |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves |
title_short |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
title_full |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
title_fullStr |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
title_full_unstemmed |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
title_sort |
Formação docente e a concepção de experiência em Dewey |
author |
Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves |
author_facet |
Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves Feldmann, Marina Graziela |
author_role |
author |
author2 |
Feldmann, Marina Graziela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu Souza, Ana Cristina Gonçalves Feldmann, Marina Graziela |
description |
Este artigo foi desenvolvido a partir de estudos bibliográficos sobre o conceito de experiência em Dewey promovendo uma articulação com a formação docente em uma perspectiva crítica do processo de construção do desenvolvimento da docência. A investigação do conceito de experiência deweyano é central para discutirmos as ações de formação que partam da singularidade dos professores. A construção do conceito de experiência e as relações com a construção da prática pedagógica docente nos permitem refletir sobre a formação dos professores, a partir de uma compreensão em que a experiência não comporta dicotomias, mas agrega dialeticamente a prática e a teoria que se compõem num processo permanente. Fazemos recortes sobre os aspectos teóricos de algumas obras de John Dewey e sua contribuição para refletirmos sobre a construção da prática pedagógica a partir do conceito de experiência objetivando o debate sobre o fortalecimento da prática pedagógica docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403 10.24933/horizontes.v40i1.1403 |
url |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403 |
identifier_str_mv |
10.24933/horizontes.v40i1.1403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1403/659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Marina Graziela Feldmann http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade São Francisco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes; v. 40 n. 1 (2022): Publicação Contínua; e022040 2317-109X 0103-7706 10.24933/horizontes.v40i1 reponame:Horizontes instname:Universidade São Francisco (USF) instacron:USF |
instname_str |
Universidade São Francisco (USF) |
instacron_str |
USF |
institution |
USF |
reponame_str |
Horizontes |
collection |
Horizontes |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes - Universidade São Francisco (USF) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodico.horizontes@usf.edu.br || suporte.revistas@usf.edu.br |
_version_ |
1797051440793911296 |