Transmissão transgeracional da opressão racial internalizada: efeito moderador da identidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Filipa da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9461
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Mariana Pires de Miranda, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.
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spelling Transmissão transgeracional da opressão racial internalizada: efeito moderador da identidade socialOpressão Racial InternalizadaMentalidade ColonialTransgeracionalidadeIdentidade SocialInternalized Racial OppressionColonial MentalityTransgenerationalitySocial IdentityDissertação de Mestrado realizada sob a orientação da Professora Doutora Mariana Pires de Miranda, apresentada no Ispa - Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.Este estudo aprofunda o conhecimento sobre opressão racial internalizada, em particular o sentimento de dívida que populações racializadas Afrodescendentes teriam pelo suposto papel civilizador recebido pelos Europeus Brancos durante a colonização. Procuramos testar o efeito de transmissão transgeracional desta dívida colonial no contexto pós colonial português e propor uma redução desta transmissão por fatores relativos à identidade social das gerações mais novas. O estudo realizou-se com 70 díades compostas por pessoas de duas gerações diferentes de uma mesma família, cujos elementos se identificam como Negros. Os resultados confirmaram uma correlação entre níveis de dívida colonial percebida entre as duas gerações, assim como o efeito moderador previsto da cura social. Quanto maior o número de grupos de pertença do indivíduo da segunda geração, menor a transmissão transgeracional da opressão racial internalizada. Os resultados são discutidos à luz da Psicologia Social Clínica do racismo e são apresentadas as limitações e as implicações clínicas do estudo.ABSTRACT: This study deepens knowledge about internalized racial oppression, in particular the feeling of debt that racialized populations of Afro-descendants would have for the supposed civilizing role received by White Europeans during colonization. We seek to test the transgenerational transmission effect of this colonial debt in the Portuguese post colonial context and propose a reduction of this transmission due to factors related to the social identity of younger generations. The study was carried out with 70 dyads composed of people from two different generations of the same family, whose members identify as Black. The results confirmed a correlation between levels of perceived colonial debt between the two generations, as well as the predicted moderating effect of social healing. The greater the number of groups the second-generation individual belongs to, the lower the transgenerational transmission of internalized racial oppression. The results are discussed considering the Clinical Social Psychology of racism and the limitations and clinical implications of the study are presented.Miranda, Mariana Machado Pires deRepositório do ISPAVieira, Filipa da Silva2024-01-10T19:24:45Z2023-12-052024-01-102023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9461TID:203443390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:16:40Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:34.353639Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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