A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristiana Sofia Vieira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21479
Resumo: A Landescape é uma agência nacional de viagens de cultura e aventura fundada em 2016 com o objetivo de proporcionar experiências únicas, responsáveis e locais através de viagens em grupo guiadas por um líder de viagens português. Este conceito de viagens não é amplamente conhecido e a agência precisa investir mais em marketing para aumentar o seu reconhecimento e intensificar a intenção de compra do públicoalvo, bem como criar uma estratégia para abordar segmentos B2B para viagens customizadas. Portanto, um Plano de Comunicação para 2021 foi criado, com o intuito de apoiar a Landescape a atingir esses objetivos e estudar as características singulares e o comportamento do consumidor associados a este tipo de agências de viagem. Além disso, com o surgimento da pandemia, a indústria do turismo foi fortemente afetada e, por isso, uma comunicação eficaz tornou-se ainda mais relevante para reconquistar a confiança dos viajantes. Para atingir estes objetivos, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e análise interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário "online" e uma entrevista com a responsável pela comunicação da Landescape, que garantiram uma visão clara do que a marca representa e do "status quo" do mercado-alvo. Consequentemente, o Plano de Comunicação proposto considerou esta pesquisa ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para melhorar o "mix" promocional atual e delinear novas campanhas e atividades.
id RCAP_186d42169b173a98aad8c475481b43bb
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agencyPlano de ComunicaçãoTurismoAgências de ViagemLíder de ViagensCommunication planTourismTravel agenciesTravel leaderA Landescape é uma agência nacional de viagens de cultura e aventura fundada em 2016 com o objetivo de proporcionar experiências únicas, responsáveis e locais através de viagens em grupo guiadas por um líder de viagens português. Este conceito de viagens não é amplamente conhecido e a agência precisa investir mais em marketing para aumentar o seu reconhecimento e intensificar a intenção de compra do públicoalvo, bem como criar uma estratégia para abordar segmentos B2B para viagens customizadas. Portanto, um Plano de Comunicação para 2021 foi criado, com o intuito de apoiar a Landescape a atingir esses objetivos e estudar as características singulares e o comportamento do consumidor associados a este tipo de agências de viagem. Além disso, com o surgimento da pandemia, a indústria do turismo foi fortemente afetada e, por isso, uma comunicação eficaz tornou-se ainda mais relevante para reconquistar a confiança dos viajantes. Para atingir estes objetivos, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e análise interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário "online" e uma entrevista com a responsável pela comunicação da Landescape, que garantiram uma visão clara do que a marca representa e do "status quo" do mercado-alvo. Consequentemente, o Plano de Comunicação proposto considerou esta pesquisa ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para melhorar o "mix" promocional atual e delinear novas campanhas e atividades.Landescape is a national cultural and adventure travel agency founded in 2016 that aims to provide unique, responsible and local experiences through group trips guided by a Portuguese travel leader. This travel concept is not widely known yet and the agency needs to invest more in marketing to increase awareness and intensify purchase intention from the target audience, as well as to create a strategy to approach B2B segments for customized trips. Therefore, the author decided to create a Communication Plan for 2021, to help Landescape achieve these goals and study the unique characteristics and consumer behaviour associated with this type of travel agencies. Moreover, with the emerge of a pandemic the tourism industry was strongly affected and therefore effective communication become even more relevant to regain travellers’ trust. In order to achieve these objectives, the author resorted to a literature review, external analysis and internal analysis to acquire the base knowledge and guidelines necessaire to design the plan, as well as an online questionnaire and an interview with Landescape’s Communication Manager, which together ensured the author had a clear view of what the brand represents and the "status quo" of the target market. Consequently, the Communication plan purposed considered this research while defining the marketing strategy, determining the objectives and message, and creating suggestions to improve the current communication mix and designing new campaigns and activities.2021-11-26T00:00:00Z2020-11-26T00:00:00Z2020-11-262020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21479TID:202572293engSilva, Cristiana Sofia Vieira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:26.431808Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
title A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
spellingShingle A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
Silva, Cristiana Sofia Vieira da
Plano de Comunicação
Turismo
Agências de Viagem
Líder de Viagens
Communication plan
Tourism
Travel agencies
Travel leader
title_short A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
title_full A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
title_fullStr A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
title_full_unstemmed A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
title_sort A communication plan for Landescape: a Portuguese cultural and adventure travel agency
author Silva, Cristiana Sofia Vieira da
author_facet Silva, Cristiana Sofia Vieira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristiana Sofia Vieira da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Comunicação
Turismo
Agências de Viagem
Líder de Viagens
Communication plan
Tourism
Travel agencies
Travel leader
topic Plano de Comunicação
Turismo
Agências de Viagem
Líder de Viagens
Communication plan
Tourism
Travel agencies
Travel leader
description A Landescape é uma agência nacional de viagens de cultura e aventura fundada em 2016 com o objetivo de proporcionar experiências únicas, responsáveis e locais através de viagens em grupo guiadas por um líder de viagens português. Este conceito de viagens não é amplamente conhecido e a agência precisa investir mais em marketing para aumentar o seu reconhecimento e intensificar a intenção de compra do públicoalvo, bem como criar uma estratégia para abordar segmentos B2B para viagens customizadas. Portanto, um Plano de Comunicação para 2021 foi criado, com o intuito de apoiar a Landescape a atingir esses objetivos e estudar as características singulares e o comportamento do consumidor associados a este tipo de agências de viagem. Além disso, com o surgimento da pandemia, a indústria do turismo foi fortemente afetada e, por isso, uma comunicação eficaz tornou-se ainda mais relevante para reconquistar a confiança dos viajantes. Para atingir estes objetivos, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e análise interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano, bem como um questionário "online" e uma entrevista com a responsável pela comunicação da Landescape, que garantiram uma visão clara do que a marca representa e do "status quo" do mercado-alvo. Consequentemente, o Plano de Comunicação proposto considerou esta pesquisa ao definir a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para melhorar o "mix" promocional atual e delinear novas campanhas e atividades.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26T00:00:00Z
2020-11-26
2020-10
2021-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21479
TID:202572293
url http://hdl.handle.net/10071/21479
identifier_str_mv TID:202572293
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134754093662208