EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dava, Ednilson Agostinho Bambo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14105
Resumo: Com o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores.
id RCAP_187470d2e2d1d58edeee52e70814b4b6
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superiorAplicações móveisMlearningDispositivos móveisProcesso de Ensino e Aprendizagem (PEA)Ensino superiorMobile applicationMobile-learningMobile devicesTeaching and learning processHigher educationODS::04:Educação de QualidadeCom o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores.With the significant advancement of the new information and communication technologies, new tools for the construction of knowledge are currently being developed. Concepts such as m-learning add characteristics to formal or informal education such as mobility, portability, connectivity and ubiquity, making it an important educational technology for students. In this context, this research work is based on the analysis of an m-learning mobile application for students at Instituto Superior Dom Bosco, Mozambique, that can contribute to the teaching and learning process in Higher Education. In pursuit of this objective, the Design Science Research (DSR) methodology was applied to develop an application called EduDombos and tested by students to assess its use in the teaching and learning process. To achieve this goal, bibliographic research on m-learning, unsystematic observations of existing mobile learning applications in Mozambique, and qualitative and quantitative empirical studies with students and teachers using nonprobabilistic samples were carried out. When analyzing the results, it was found that students showed interest in using the application due to the ease of quickly accessing information about academic services. Teachers were satisfied because this allowed for greater student participation, as there is a great use of mobile devices among them, harming computers.Rocio, VítorRepositório AbertoDava, Ednilson Agostinho Bambo2023-06-21T15:42:00Z2023-06-152023-06-212023-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14105TID:203333004porDava, Ednilson Agostinho Bambo - EduDombos [Em linha]: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior. [S.l.]: [s.n.], 2023. 119 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:46:47Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:03.880847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
title EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
spellingShingle EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
Dava, Ednilson Agostinho Bambo
Aplicações móveis
Mlearning
Dispositivos móveis
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Ensino superior
Mobile application
Mobile-learning
Mobile devices
Teaching and learning process
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
title_full EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
title_fullStr EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
title_sort EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior
author Dava, Ednilson Agostinho Bambo
author_facet Dava, Ednilson Agostinho Bambo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocio, Vítor
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dava, Ednilson Agostinho Bambo
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicações móveis
Mlearning
Dispositivos móveis
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Ensino superior
Mobile application
Mobile-learning
Mobile devices
Teaching and learning process
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Aplicações móveis
Mlearning
Dispositivos móveis
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Ensino superior
Mobile application
Mobile-learning
Mobile devices
Teaching and learning process
Higher education
ODS::04:Educação de Qualidade
description Com o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-21T15:42:00Z
2023-06-15
2023-06-21
2023-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14105
TID:203333004
url http://hdl.handle.net/10400.2/14105
identifier_str_mv TID:203333004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dava, Ednilson Agostinho Bambo - EduDombos [Em linha]: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior. [S.l.]: [s.n.], 2023. 119 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135125112356864