Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4820 |
Resumo: | As escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho. Os docentes enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, tais como: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação pretende alertar para as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a sua saúde e bem-estar no trabalho. Teve como objetivo estudar os riscos psicossociais e identificar quais os fatores de risco psicossociais e identificar quais os fatores psicossociais que se verificam na classe profissional professores, através da análise da sua relação com as variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e apresentar estratégias de intervenção e sensibilização. A identificação dos riscos psicossociais na classe do professorado realizou-se através do método FPSICO (método de avaliação dos riscos psicossociais), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguridad, Salud y Bienestar en el Trabajo (INSSBT) de Espanha, que contêm um conjunto de escalas com a finalidade de identificar os fatores de risco categorizados em nove fatores. O questionário foi aplicado a 44 professores do 2º e 3º ciclo do Agrupamento Vertical de Ourique do género masculino e feminino, e com uma idade média de 48,9 anos. Foram realizados durante o mês de março, obtendo-se uma amostra de 36 professores. Face aos resultados identificaram-se os fatores de risco existentes na classe dos professores do Agrupamento Vertical de Ourique, sendo eles a Carga de Trabalho, a Participação/Supervisão e as Relações de apoio e Suporte Social. |
id |
RCAP_18747578e1a12fdb4cece26194948f44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de OuriqueProfessoresEstratégias de intervençãoRiscos psicossociaisMétodo FPSICOAs escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho. Os docentes enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, tais como: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação pretende alertar para as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a sua saúde e bem-estar no trabalho. Teve como objetivo estudar os riscos psicossociais e identificar quais os fatores de risco psicossociais e identificar quais os fatores psicossociais que se verificam na classe profissional professores, através da análise da sua relação com as variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e apresentar estratégias de intervenção e sensibilização. A identificação dos riscos psicossociais na classe do professorado realizou-se através do método FPSICO (método de avaliação dos riscos psicossociais), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguridad, Salud y Bienestar en el Trabajo (INSSBT) de Espanha, que contêm um conjunto de escalas com a finalidade de identificar os fatores de risco categorizados em nove fatores. O questionário foi aplicado a 44 professores do 2º e 3º ciclo do Agrupamento Vertical de Ourique do género masculino e feminino, e com uma idade média de 48,9 anos. Foram realizados durante o mês de março, obtendo-se uma amostra de 36 professores. Face aos resultados identificaram-se os fatores de risco existentes na classe dos professores do Agrupamento Vertical de Ourique, sendo eles a Carga de Trabalho, a Participação/Supervisão e as Relações de apoio e Suporte Social.2019-03-18T13:31:53Z2018-09-11T00:00:00Z2018-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4820TID:202042197porSantos, Cristiano Filipe Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:47Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:06.340411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
title |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
spellingShingle |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique Santos, Cristiano Filipe Cruz Professores Estratégias de intervenção Riscos psicossociais Método FPSICO |
title_short |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
title_full |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
title_fullStr |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
title_full_unstemmed |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
title_sort |
Prevalência de riscos psicossociais na categoria profissional docente: O caso dos professores da Escola E.B. 2,3/S de Ourique |
author |
Santos, Cristiano Filipe Cruz |
author_facet |
Santos, Cristiano Filipe Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Cristiano Filipe Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Estratégias de intervenção Riscos psicossociais Método FPSICO |
topic |
Professores Estratégias de intervenção Riscos psicossociais Método FPSICO |
description |
As escolas sofreram várias mudanças, ao longo dos anos, as quais geraram consequências a nível das condições de trabalho dos professores. Os professores trabalham a um ritmo intenso, com uma enorme sobrecarga de trabalho. Os docentes enfrentam vários riscos psicossociais e profissionais, na sua profissão, e estes agrupam-se em seis dimensões, tais como: a intensificação de trabalho e tempo de trabalho, exigências emocionais, falta de autonomia, qualidade das relações sociais, conflito de valores e insegurança no trabalho. Esta investigação pretende alertar para as condições de trabalho dos professores e as consequências das mesmas para a sua saúde e bem-estar no trabalho. Teve como objetivo estudar os riscos psicossociais e identificar quais os fatores de risco psicossociais e identificar quais os fatores psicossociais que se verificam na classe profissional professores, através da análise da sua relação com as variáveis sociodemográficas, socioprofissionais e apresentar estratégias de intervenção e sensibilização. A identificação dos riscos psicossociais na classe do professorado realizou-se através do método FPSICO (método de avaliação dos riscos psicossociais), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Seguridad, Salud y Bienestar en el Trabajo (INSSBT) de Espanha, que contêm um conjunto de escalas com a finalidade de identificar os fatores de risco categorizados em nove fatores. O questionário foi aplicado a 44 professores do 2º e 3º ciclo do Agrupamento Vertical de Ourique do género masculino e feminino, e com uma idade média de 48,9 anos. Foram realizados durante o mês de março, obtendo-se uma amostra de 36 professores. Face aos resultados identificaram-se os fatores de risco existentes na classe dos professores do Agrupamento Vertical de Ourique, sendo eles a Carga de Trabalho, a Participação/Supervisão e as Relações de apoio e Suporte Social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-11T00:00:00Z 2018-09-11 2019-03-18T13:31:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4820 TID:202042197 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4820 |
identifier_str_mv |
TID:202042197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129864352038912 |