Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Diana Maria Leal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248
Resumo: A presente dissertação aborda a problemática do stresse ocupacional que teve como objetivo geral estudar os sintomas e níveis de stresse nos docentes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Procurou-se ainda, e a nível específico, identificar os níveis, fontes e fatores geradores de stresse ocupacional na profissão de docente; analisar a diferença na variável de stresse ocupacional em função das caraterísticas sociodemográficas; averiguar de que forma as caraterísticas socioprofissionais têm impacto nas situações de stresse ocupacional; e definir medidas de prevenção de stresse. Nesta investigação e em termos teóricos, procurou-se analisar o tema dos riscos psicossociais; stresse e stresse ocupacional; fatores, sintomas, efeitos e prevenção do stresse; caraterização da atividade docente do ensino superior; estudos realizados com professores e a relação entre os riscos psicossociais e os docentes. A investigação empírica baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo por base um questionário sociodemográfico, que permitiu-nos descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; e um questionário de Stresse nos Professores do Ensino Superior (QSPES, Gomes, 2010), desenvolvido e testado pelo grupo de investigação representado pelo professor Doutor António Rui Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O QSPES pretende avaliar o stresse que foi mostrado pelos principais domínios de tensão nos professores do ensino superior. O questionário foi aplicado a 259 professores das quatro escolas que constituem o IPBeja, durante o mês de maio e junho de 2019, obtendo-se uma amostra de 84 docentes, sendo que 61% (n=51) eram do género feminino e 39% (n=33) eram do género masculino. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stresse ocupacional em função do género sendo prevalecente entre os indivíduos do género feminino, sendo a razão deste mal-estar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar e as obrigações burocráticas e de caráter administrativo inerentes à atividade profissional.
id RCAP_49700133915e3477fce64d3ddeb8f61c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de BejaEnsino Superior PolitécnicoIntervençãoProfessoresRiscos psicossociaisStresse ocupacionalA presente dissertação aborda a problemática do stresse ocupacional que teve como objetivo geral estudar os sintomas e níveis de stresse nos docentes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Procurou-se ainda, e a nível específico, identificar os níveis, fontes e fatores geradores de stresse ocupacional na profissão de docente; analisar a diferença na variável de stresse ocupacional em função das caraterísticas sociodemográficas; averiguar de que forma as caraterísticas socioprofissionais têm impacto nas situações de stresse ocupacional; e definir medidas de prevenção de stresse. Nesta investigação e em termos teóricos, procurou-se analisar o tema dos riscos psicossociais; stresse e stresse ocupacional; fatores, sintomas, efeitos e prevenção do stresse; caraterização da atividade docente do ensino superior; estudos realizados com professores e a relação entre os riscos psicossociais e os docentes. A investigação empírica baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo por base um questionário sociodemográfico, que permitiu-nos descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; e um questionário de Stresse nos Professores do Ensino Superior (QSPES, Gomes, 2010), desenvolvido e testado pelo grupo de investigação representado pelo professor Doutor António Rui Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O QSPES pretende avaliar o stresse que foi mostrado pelos principais domínios de tensão nos professores do ensino superior. O questionário foi aplicado a 259 professores das quatro escolas que constituem o IPBeja, durante o mês de maio e junho de 2019, obtendo-se uma amostra de 84 docentes, sendo que 61% (n=51) eram do género feminino e 39% (n=33) eram do género masculino. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stresse ocupacional em função do género sendo prevalecente entre os indivíduos do género feminino, sendo a razão deste mal-estar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar e as obrigações burocráticas e de caráter administrativo inerentes à atividade profissional.2020-05-05T12:10:10Z2019-11-14T00:00:00Z2019-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5248TID:202450201porVieira, Diana Maria Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:10Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:30.206612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
title Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
spellingShingle Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
Vieira, Diana Maria Leal
Ensino Superior Politécnico
Intervenção
Professores
Riscos psicossociais
Stresse ocupacional
title_short Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
title_full Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
title_fullStr Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
title_full_unstemmed Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
title_sort Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
author Vieira, Diana Maria Leal
author_facet Vieira, Diana Maria Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Diana Maria Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior Politécnico
Intervenção
Professores
Riscos psicossociais
Stresse ocupacional
topic Ensino Superior Politécnico
Intervenção
Professores
Riscos psicossociais
Stresse ocupacional
description A presente dissertação aborda a problemática do stresse ocupacional que teve como objetivo geral estudar os sintomas e níveis de stresse nos docentes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Procurou-se ainda, e a nível específico, identificar os níveis, fontes e fatores geradores de stresse ocupacional na profissão de docente; analisar a diferença na variável de stresse ocupacional em função das caraterísticas sociodemográficas; averiguar de que forma as caraterísticas socioprofissionais têm impacto nas situações de stresse ocupacional; e definir medidas de prevenção de stresse. Nesta investigação e em termos teóricos, procurou-se analisar o tema dos riscos psicossociais; stresse e stresse ocupacional; fatores, sintomas, efeitos e prevenção do stresse; caraterização da atividade docente do ensino superior; estudos realizados com professores e a relação entre os riscos psicossociais e os docentes. A investigação empírica baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo por base um questionário sociodemográfico, que permitiu-nos descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; e um questionário de Stresse nos Professores do Ensino Superior (QSPES, Gomes, 2010), desenvolvido e testado pelo grupo de investigação representado pelo professor Doutor António Rui Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O QSPES pretende avaliar o stresse que foi mostrado pelos principais domínios de tensão nos professores do ensino superior. O questionário foi aplicado a 259 professores das quatro escolas que constituem o IPBeja, durante o mês de maio e junho de 2019, obtendo-se uma amostra de 84 docentes, sendo que 61% (n=51) eram do género feminino e 39% (n=33) eram do género masculino. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stresse ocupacional em função do género sendo prevalecente entre os indivíduos do género feminino, sendo a razão deste mal-estar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar e as obrigações burocráticas e de caráter administrativo inerentes à atividade profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14T00:00:00Z
2019-11-14
2020-05-05T12:10:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248
TID:202450201
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248
identifier_str_mv TID:202450201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129867970674688