Riscos psicossociais e o stresse ocupacional no Ensino Superior Politécnico: O caso dos professores do Instituto Politécnico de Beja
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5248 |
Resumo: | A presente dissertação aborda a problemática do stresse ocupacional que teve como objetivo geral estudar os sintomas e níveis de stresse nos docentes do ensino superior do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). Procurou-se ainda, e a nível específico, identificar os níveis, fontes e fatores geradores de stresse ocupacional na profissão de docente; analisar a diferença na variável de stresse ocupacional em função das caraterísticas sociodemográficas; averiguar de que forma as caraterísticas socioprofissionais têm impacto nas situações de stresse ocupacional; e definir medidas de prevenção de stresse. Nesta investigação e em termos teóricos, procurou-se analisar o tema dos riscos psicossociais; stresse e stresse ocupacional; fatores, sintomas, efeitos e prevenção do stresse; caraterização da atividade docente do ensino superior; estudos realizados com professores e a relação entre os riscos psicossociais e os docentes. A investigação empírica baseou-se numa abordagem quantitativa, tendo por base um questionário sociodemográfico, que permitiu-nos descrever os participantes do ponto de vista pessoal e profissional; e um questionário de Stresse nos Professores do Ensino Superior (QSPES, Gomes, 2010), desenvolvido e testado pelo grupo de investigação representado pelo professor Doutor António Rui Gomes da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. O QSPES pretende avaliar o stresse que foi mostrado pelos principais domínios de tensão nos professores do ensino superior. O questionário foi aplicado a 259 professores das quatro escolas que constituem o IPBeja, durante o mês de maio e junho de 2019, obtendo-se uma amostra de 84 docentes, sendo que 61% (n=51) eram do género feminino e 39% (n=33) eram do género masculino. Os resultados obtidos alertaram para elevados níveis de stresse ocupacional em função do género sendo prevalecente entre os indivíduos do género feminino, sendo a razão deste mal-estar a conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar e as obrigações burocráticas e de caráter administrativo inerentes à atividade profissional. |
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