Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudio Alexandre Mendes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8756
Resumo: Mestrado em Música
id RCAP_1878921fd6464d345eed2d23071e6b0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzísticaTrompeteClássicoJazzTécnicaSonoridadeTrumpetClassicalJazzTechniqueSoundMestrado em MúsicaO presente projeto artístico pretende demonstrar que os estilos de composição clássico e jazz se complementam mesmo que o tipo de ensino e as suas próprias características sejam tão díspares levando a que os músicos soem e tecnicamente desenvolvam competências também díspares. De modo a perceber de uma forma mais concreta quais as principais diferenças entre estes dois estilos no que diz respeito à sonoridade e à técnica, que são os aspetos que comprovam a singularidade da trompete e ajudam a identificar e caracterizar a área de especialização de cada intérprete, realizou-se um estudo comparativo entre trompetistas de formação clássica e de formação jazzística. Neste estudo constituído por 30 participantes, dos quais 15 têm formação clássica e os outros 15 têm formação jazzística, aplicou-se um questionário que pretendia avaliar o som e a técnica dos trompetistas clássicos e de jazz na execução de dois excertos. Os resultados revelaram que os trompetistas clássicos exibem melhor som que os trompetistas de jazz, do mesmo modo que manifestam melhor técnica. Tendo em conta os resultados obtidos neste estudo que ajudaram a perceber onde residem as principais diferenças entre o instrumentista clássico e de jazz pretendo, através da interpretação o mais rigorosa possível de cada uma das três peças: Concerto 2 pour Trompette et Orchestre, de Andre Jolivet, Elegy, de Richard Bennett, e Khamsin - Concerto for Trompete Piccolo, Fluegelhorn and Big Band, de Kreiger, demonstrar de que modo a aprendizagem da técnica inerente aos dois estilos auxilia numa melhor e mais sólida interpretação quer seja de música erudita ou popular.ABSTRACT - This artistic project aims to demonstrate that classical and jazz compositional styles complement each other even if the pedagogical focus (jazz or classical) of the performer results in disparate performing characteristics such as sound and technique. In order to both establish and demonstrate differences between classical and jazz performing/pedagogical styles specific to sound and technique, I devised a study that compared the sound and general technique of classically trained trumpeters with jazz trained trumpeters. The study consisted of 30 trumpet players; 15 classically trained and 15 trained in jazz, being recorded performing the same musical excerpts. Using the recordings, I created a questionnaire whereby respondents would evaluate the performances based on sound and technical ability. The results revealed that classically trained trumpeters were perceived to have better sound and better technique than their jazz trained counterparts. Utilizing information obtained from this study, I have determined several different characteristics between classical and jazz trumpeters. I intend to use this information, as well as the most rigorous possible interpretation of each of three works: Concerto 2 pour Trompette et Orchestre, by Andre Jolivet, Elegy, by Richard Bennett, and Khamsin - Concerto for Trompete Piccolo, Fluegelhorn and Big Band, by Kreiger, to demonstrate that learning and using characteristics and training of both styles helps to create a more convincing and successful interpretation of both musical styles.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBurt, DavidDeacon, ChristopherRCIPLSilva, Cláudio Alexandre Mendes da2018-08-03T08:30:41Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8756TID:201709376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:26.935535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
title Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
spellingShingle Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
Silva, Cláudio Alexandre Mendes da
Trompete
Clássico
Jazz
Técnica
Sonoridade
Trumpet
Classical
Jazz
Technique
Sound
title_short Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
title_full Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
title_fullStr Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
title_full_unstemmed Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
title_sort Técnica e sonoridade da trompete: principais diferenças entre o instrumentista de formação clássica e jazzística
author Silva, Cláudio Alexandre Mendes da
author_facet Silva, Cláudio Alexandre Mendes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burt, David
Deacon, Christopher
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudio Alexandre Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Trompete
Clássico
Jazz
Técnica
Sonoridade
Trumpet
Classical
Jazz
Technique
Sound
topic Trompete
Clássico
Jazz
Técnica
Sonoridade
Trumpet
Classical
Jazz
Technique
Sound
description Mestrado em Música
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
2018-08-03T08:30:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8756
TID:201709376
url http://hdl.handle.net/10400.21/8756
identifier_str_mv TID:201709376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436478226432