A importância do processo ensino: aprendizagem do trompete entre a música erudita e o jazz, tendo como objetivo a versatilidade na performance: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilão, João Pedro Lúcio da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5689
Resumo: Resumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Assim, este documento assenta sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música David de Sousa – Polo Pombal no ano letivo 2014-2015, abrangendo três alunos de diferentes graus de ensino. Neste Relatório será caracterizado o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, assim como o desempenho que cada aluno teve durante o ano letivo, salientando os aspetos de competência motora, auditiva e expressiva. Este trabalho consistiu na avaliação do meu desempenho enquanto docente de trompete, permitindo-me refletir sobre os pontos bons e menos bons do meu trabalho, para que no futuro me seja possível atingir um nível mais elevado na minha atividade docente.
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spelling A importância do processo ensino: aprendizagem do trompete entre a música erudita e o jazz, tendo como objetivo a versatilidade na performance: relatório de estágioTrompeteMúsica eruditaJazzVersatilidadeTrumpetClassical musicJazzVersatilityResumo I (Prática Pedagógica) - O Relatório de estágio foi concebido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado, Mestrado em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Assim, este documento assenta sobre a prática pedagógica desenvolvida no Conservatório de Música David de Sousa – Polo Pombal no ano letivo 2014-2015, abrangendo três alunos de diferentes graus de ensino. Neste Relatório será caracterizado o estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio, assim como o desempenho que cada aluno teve durante o ano letivo, salientando os aspetos de competência motora, auditiva e expressiva. Este trabalho consistiu na avaliação do meu desempenho enquanto docente de trompete, permitindo-me refletir sobre os pontos bons e menos bons do meu trabalho, para que no futuro me seja possível atingir um nível mais elevado na minha atividade docente.Resumo II (Investigação) - O trompete é um dos aerofones mais documentados ao longo da história da ‘música ocidental’. A sua presença continuada ao longo do tempo justifica a sua disseminação geográfica e a sua presença em diferentes domínios da música. A versatilidade deste instrumento fez com que fosse adotado em vários estilos musicais, nomeadamente na música erudita e no jazz. O meu gosto pessoal pelo jazz, em conjunto com as lacunas e desafios impostos pela minha experiência académica, fizeram emergir a seguinte dúvida: “Terei a formação necessária para ser um performer nas duas áreas?” Assim, penso que a melhor forma de responder a esta questão é estudar a formação musical de performers virtuosos que se destacam em ambos os domínios da música e extrapolar as principais ilações das suas metodologias de estudo para a realidade portuguesa. Este projeto, e consequentemente a pesquisa que o próprio exige, assenta em dois pilares essenciais: a música erudita e o jazz, a partir do ponto de vista da formação dos músicos, pressupondo que ambos os domínios, embora diferentes [categorizados diferentemente: música erudita e jazz], se possam entrelaçar num único domínio musical. É necessário portanto uma contextualização partindo da parte histórica, demonstrando os fatores que se cruzam e influenciam estes dois géneros, bem como os aspectos da formação, da linguagem, os métodos de trabalho, o público alvo e, mais especificamente aspectos relacionados com a interpretação do trompete.ABSTRACT I (Teaching) - The internship report is designed under the Course of Specialized Education Stage, Master in Teaching of Music by the “Escola Superior de Música de Lisboa”. This document is based on the pedagogical practices developed while teaching at the “Conservatório de Música David de Sousa” - Polo Pombal in the academic year 2014-2015, utilizing three students of differing educational levels. This report will characterize the educational institution where the internship took place, as well as the instruction that each student received during the school year, highlighting the aspects of motor ability, hearing and expressiveness. In addition, this work includes a self-assessment of teaching ability based on planning, implementation, and reflection of weekly trumpet instruction.ABSTRACT II (Research) - The trumpet is one of the more documented aerophones throughout the history of 'Western music'. The substantial history of the trumpet within western music is matched by its geographical spread and its presence in a variety of styles. The versatility of the trumpet has been especially advantageous in the musical genres of classical and jazz. My interest in jazz, together with the challenges and gaps that I’ve encountered within my academic experience, left me with the following question: "Will l have the necessary training to be an effective performer in both styles of music?" In order to examine and answer this questions, I sought to investigate the musical training of virtuoso performers who excel in both areas of music and extrapolate the results of this investigation for use in current Portuguese methodologies. This investigation, examines the traditional approaches toward classical music and jazz from the perspective of trumpet pedagogy, with the expected conclusion that there can emerge, a singular and unique musical domain for the use instruction. It's therefore necessary to contextualize starting from the historical part, demonstrating the factors that intersect and influence these two genres and aspects of training, language, working methods, the target audience and more specifically issues related to the interpretation of trumpet.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaBurt, DavidFranco, AdrianoRCIPLVilão, João Pedro Lúcio da Costa2016-02-22T10:12:31Z2015-082015-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5689TID:201454459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:27Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:56.358374Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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