“Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – participação das crianças: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Ana Rita Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16192
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling “Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – participação das crianças: um estudo de casoDireitos das criançasParticipaçãoJardim de InfânciaMovimento da Escola ModernaChildren’s rightsParticipationKindergartenModern school movementRelatório de Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento reporta para o relatório investigativo realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), presente no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu num período entre 17 de outubro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023, na valência de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, e numa instituição que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). O mesmo pretende caraterizar a prática pedagógica reflexiva que desenvolvi, bem como a componente investigativa que decorre da mesma. A problemática desta investigação - Os adultos podem ser iguais [às crianças], só são um bocadinho maiores.” (Maria, 6 anos) – Participação das Crianças: um estudo de caso – surge com a intenção de relacionar as observações feitas em contexto de prática no que concerne à participação das crianças, com as conceções e relevância atribuída pelas adultas da sala (educadora e auxiliar de ação educativa) e diretora, bem como as opiniões e perspetivas das crianças sobre este tema, relativamente à sua prática na Organização Socioeducativa (OS). Metodologicamente esta investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado como técnicas de recolha de dados a observação e a entrevista semiestruturada. Posteriormente procedeu-se à análise de conteúdo. Esta investigação permitiu conhecer a importância atribuída à participação das crianças por parte da equipa educativa, e como a mesma é promovida a OS, demonstrando o impacto que a prática através do modelo pedagógico MEM tenderá a influenciar positivamente o modo e nível de participação das crianças dentro da instituição e na/com a comunidade envolvente. Como término deste relatório, o último capítulo debruça-se sobre a construção da profissionalidade, espelhando uma reflexão sobre que educadora quero ser daqui em diante, transparecendo as questões e conceções que construi ao longo deste trabalho investigativo.ABSTRACT This report describes the investigation conducted as part of the Prática Professional Supervisionada II (PPS II) Curricular Unit, part of the Master's Degree in Pre-School Education programme at the Escola Superior de Educação de Lisboa. This investigation was conducted between October 17, 2022, and February 3, 2023, in a Kindergarten with a group of 25 four- to six-year-old children in an institution that adheres to the Modern School Movement pedagogical paradigm. The purpose of this investigation is to report, through reflective practice, the pedagogical approach that I have developed and the research that results from it. This research problem: "Adults can be the same as children. They're just a little bit bigger." (Maria, six years old) Children's participation: a case study - aims to relate the observations made in the context of practise with regard to children's participation, with the concepts and relevance attributed by the adults in the room (educator and assistant of educational action) and director, as well as the opinions and perspectives of children on this topic, in relation to their practise in the Socio-Educational Organisation. Methodologically, this investigation assumes a qualitative nature, having chosen observation and semi-structured interviews as data collection techniques. Following that, a content analysis was performed. This research made it possible to understand the importance that the educational team places on children's participation and how this is provided in this Socio-Educational Organisation, demonstrating the positive impact that practises through the Modern School Movement pedagogical model is likely to have on the mode and level of children's participation within the institution and the surrounding community. The final chapter of this investigation focuses on the construction of professionality, mirroring a reflection on the type of educator I aspire to become in the future and disclosing the questions and conceptions I formed throughout the course of this investigation.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLFontes, Ana Rita Rodrigues2023-05-31T14:07:13Z2023-05-152023-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16192TID:203309073porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:46.529233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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