Ensino da Gramática e compreensão de texto nas aulas de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Marta Filipa Jaime
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/156023
Resumo: O presente relatório de estágio tem por objetivo apresentar uma descrição e reflexão sobre o trabalho realizado ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada de Português na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no ano letivo 2021/2022. Este trabalho foi feito com alunos de dois níveis de escolaridade distintos, nomeadamente duas turmas de 9.º ano e uma turma de 10.º ano, tendo existido um maior enfoque nas turmas de 9.º ano, visto estarem a cargo da orientadora pedagógica e as de 10.º não, e abordou o ensino da gramática através de textos, com vista a uma melhor compreensão leitora. A intervenção pedagógica começou por uma fase de diagnóstico, na qual se elaboraram fichas que pretendiam averiguar a competência leitora dos alunos, sendo que nestas fichas de diagnóstico iniciais não se fez uma articulação entre gramática e interpretação de texto. Durante as aulas lecionadas, foi feito um trabalho inicial de leitura dos textos, no caso, textos literários, seguindo-se uma fase de diálogo horizontal entre professora estagiária e alunos, na qual se fez uma atividade em grande grupo (turma) de observação e análise de elementos linguísticos presentes nos textos, com o intuito de se perceber as suas características, funções e contributos para a construção de sentido e progressão do texto, de forma a fazer-se assim um trabalho de interpretação de texto articulado com o ensino gramatical. Para finalizar, e agora de forma individual, os alunos realizaram fichas de trabalho que tinham como objetivo interpretar os textos lidos com a ajuda de certos elementos linguísticos. Nestas fichas de trabalho, os exercícios de interpretação textual foram articulados com elementos gramaticais, algo que não aconteceu na fase de diagnóstico. De uma forma resumida, este trabalho serviu de consolidação do trabalho feito de modo oral com a ajuda da professora estagiária. Feita a análise dos resultados das fichas de diagnóstico em comparação com os resultados das fichas de trabalho, verificou-se que ocorreram melhorias nas fichas de trabalho relativamente às de diagnóstico no que diz respeito à compreensão leitora. Deste modo, conclui-se que a adoção de uma metodologia de ensino que incorpore o ensino de conteúdos gramaticais através de textos - no caso do presente relatório, uma metodologia que se aproximou da abordagem da Pedagogia dos Textos/Discursos referida em Silvano e Rodrigues (2010) - contribui para melhorar a compreensão leitora dos alunos. Verificou- se também que os alunos conseguiram compreender melhor a necessidade e a utilidade do ensino da gramática, apresentando, ao longo das aulas lecionadas, uma atitude menos negativa e mais motivadora, pois o método de ensino revelou-se ser contextualizado.
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A intervenção pedagógica começou por uma fase de diagnóstico, na qual se elaboraram fichas que pretendiam averiguar a competência leitora dos alunos, sendo que nestas fichas de diagnóstico iniciais não se fez uma articulação entre gramática e interpretação de texto. Durante as aulas lecionadas, foi feito um trabalho inicial de leitura dos textos, no caso, textos literários, seguindo-se uma fase de diálogo horizontal entre professora estagiária e alunos, na qual se fez uma atividade em grande grupo (turma) de observação e análise de elementos linguísticos presentes nos textos, com o intuito de se perceber as suas características, funções e contributos para a construção de sentido e progressão do texto, de forma a fazer-se assim um trabalho de interpretação de texto articulado com o ensino gramatical. Para finalizar, e agora de forma individual, os alunos realizaram fichas de trabalho que tinham como objetivo interpretar os textos lidos com a ajuda de certos elementos linguísticos. Nestas fichas de trabalho, os exercícios de interpretação textual foram articulados com elementos gramaticais, algo que não aconteceu na fase de diagnóstico. De uma forma resumida, este trabalho serviu de consolidação do trabalho feito de modo oral com a ajuda da professora estagiária. Feita a análise dos resultados das fichas de diagnóstico em comparação com os resultados das fichas de trabalho, verificou-se que ocorreram melhorias nas fichas de trabalho relativamente às de diagnóstico no que diz respeito à compreensão leitora. Deste modo, conclui-se que a adoção de uma metodologia de ensino que incorpore o ensino de conteúdos gramaticais através de textos - no caso do presente relatório, uma metodologia que se aproximou da abordagem da Pedagogia dos Textos/Discursos referida em Silvano e Rodrigues (2010) - contribui para melhorar a compreensão leitora dos alunos. Verificou- se também que os alunos conseguiram compreender melhor a necessidade e a utilidade do ensino da gramática, apresentando, ao longo das aulas lecionadas, uma atitude menos negativa e mais motivadora, pois o método de ensino revelou-se ser contextualizado.This internship report aims to present a description and reflection on the work done during my Supervised Teaching Practice in Portuguese at Alfredo dos Reis Silveira Secondary School, in the school year 2021/2022. This work was done with students from two different school levels, namely two classes of 9th grade and a class of 10th grade, with a greater focus on the classes of 9th grade, since they were under the responsibility of the pedagogical supervisor and the classes of 10th grade were not, and addressed the teaching of grammar through texts, in order to improve reading comprehension. The pedagogical intervention started with a diagnosis phase, in which sheets were prepared in order to assess the students' reading competence. In these initial diagnosis sheets there was no articulation between grammar and text interpretation. During the lessons, an initial reading of the texts was done, in this case literary texts, followed by a phase of horizontal dialogue between the trainee teacher and the students, in which a large group (class) activity was carried out to observe and analyse the linguistic elements present in the texts, with the aim of understanding their characteristics, functions and contributions to the construction of meaning and progression of the text, in order to carry out a text interpretation activity articulated with grammatical teaching. Finally, and now individually, the students carried out worksheets aimed at interpreting the texts read with the help of certain linguistic elements. In these worksheets, the textual interpretation exercises were articulated with grammatical elements, something that did not happen in the diagnosis phase. In short, this work served to consolidate the work done orally with the help of the trainee teacher. After analysing the results of the diagnostic worksheets in comparison with the results of the worksheets, it was found that there were improvements in reading comprehension on the worksheets in relation to the diagnostic ones. Thus, we conclude that the adoption of a teaching methodology which incorporates the teaching of grammatical contents through texts - in the case of this report, a methodology which was close to the approach of the Pedagogy of Texts/Discourses mentioned in Silvano and Rodrigues (2010) - contributes to improve students' reading comprehension. It was also observed that students were able to better understand the need and usefulness of grammar teaching, presenting, throughout the lessons, a less negative and more motivating attitude, because the teaching method proved to be contextualized.Madeira, Ana Maria LavadinhoRUNAlmeida, Marta Filipa Jaime2023-07-31T09:16:03Z2023-02-242022-12-112023-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/156023TID:203252128porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:35Zoai:run.unl.pt:10362/156023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:17.684839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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