Interação Texto-Gramática nas Aulas de Português em Contexto Multilingue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buca, Joel Bumba
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9944
Resumo: A presente dissertação, que se circunscreve no âmbito do ensino da Língua Portuguesa, visa problematizar e refletir sobre a interação texto-gramática nas aulas de Português em contexto multilingue. Além do estudo de aspetos teóricos, apresentamos um trabalho de campo, desenvolvido junto dos docentes de duas escolas secundárias públicas da província angolana de Cabinda para identificar, no essencial, as causas que justificam a separabilidade entre texto e gramática sobretudo nas aulas do funcionamento da língua. A ideia de que o ensino gramatical deve acompanhar simultaneamente o estudo de textos é favoravelmente acolhida pelos diversos teóricos da linguística e da didática. Nesta perspetiva, defendemos, aqui, o texto como instrumento ideal nas aulas de Português para o ensino da gramática a fim de que os alunos consigam contactar, de forma mais significativa, com estruturas linguísticas consagradas da língua que aprendem, desenvolvendo múltiplas competências. Neste sentido, pretendendo apresentar soluções ao problema da falta de interação entre o texto e a gramática, formulámos três respostas hipotéticas que foram, grosso modo, confirmadas com base nas duas técnicas de recolha de dados utilizadas, designadamente a observação e o questionário. Assim, a análise dos resultados mostra que a fuga à interação texto-gramática se justifica pela falta de formação académica especializada dos docentes de Língua Portuguesa, que evidenciam dificuldades na operacionalização de conteúdos programáticos, dado que a larga maioria dos professores inquiridos é formada em Psicologia e Pedagogia; pela consideração da frase como unidade máxima da análise linguística, uma vez que a gramática é, ainda hoje, ensinada na perspetiva tradicional, relegando o texto ao segundo plano; estas duas causas dão origem a uma terceira, que se justifica, obviamente, pelo menosprezo de preceitos da Didática Aplicada ao ensino das línguas.
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