O processo de transição de uma criança do jardim de infância para o ensino básico - um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30764 |
Resumo: | A transição entre ciclos é um fator considerado de extrema importância no sucesso educativo e a forma como é vivenciada terá consideráveis impactos em transições futuras ao longo do percurso escolar das crianças. Este estudo procurou compreender como é operacionalizado o processo de transição de uma criança, com relatório técnico pedagógico, do Jardim de Infância para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal utilizámos como design de investigação, o estudo de caso, centrado no con-texto educativo da criança que transitou para o 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. Nele participaram os profissionais que assumiram diferentes papéis neste pro-cesso de transição realizado à luz do DL 54/2018, assim como a família. Atendendo aos objetivos do estudo achámos interessante utilizar o referencial teórico da Teoria da Atividade e os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise documental (documentos formais da ELI e da EMAEI, legislação DL 281/2009 e DL 54/2018) e entrevista aos participantes. Os resultados indicam que este estudo ao refletir a natureza colaborativa das ações desen-volvidas pelos participantes pode ter interesse no que respeita à compreensão do processo de transição ao nível do envolvimento, participação e articulação entre família e profissio-nais para que a transição entre os dois ciclos decorra de forma tranquila; The Process of a Child's Transition from Kindergarten to Elementary School - a case study ABSTRACT: The transition between cycles is considered an extremely important factor in educational success and the way in which it is experienced will have considerable impacts on future transitions along the children's school trajectory. This study sought to understand how a child's transition process is operationalized, with a technical pedagogical report, from Kindergarten to the 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, we used the case study as a research design, centered on the educational context of the child who moved to the 1st Cycle of Basic Education in the 2020/2021 school year. It was attended by professionals who took on different roles in this transition process carried out in the light of DL 54/2018, as well as the family. Given the objectives of the study, we found it interesting to use the theoretical framework of Activity Theory and the following data collection instruments: document analysis (formal documents from ELI and EMAEI, legislation DL 281/2009 and DL 54/2018) and interview with participants . The results indicate that this study, reflecting the collaborative nature of the actions developed by the participants, may be of interest in terms of understanding the transition process at the level of involvement, participation and articulation between family and professionals so that the transition between two cycles runs smoothly. |
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O processo de transição de uma criança do jardim de infância para o ensino básico - um estudo de casoTransiçãoPré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoTeoria da AtividadeInclusãoTransitionPreschool1st Cycle of Basic EducationActivity TheoryInclusionA transição entre ciclos é um fator considerado de extrema importância no sucesso educativo e a forma como é vivenciada terá consideráveis impactos em transições futuras ao longo do percurso escolar das crianças. Este estudo procurou compreender como é operacionalizado o processo de transição de uma criança, com relatório técnico pedagógico, do Jardim de Infância para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal utilizámos como design de investigação, o estudo de caso, centrado no con-texto educativo da criança que transitou para o 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. Nele participaram os profissionais que assumiram diferentes papéis neste pro-cesso de transição realizado à luz do DL 54/2018, assim como a família. Atendendo aos objetivos do estudo achámos interessante utilizar o referencial teórico da Teoria da Atividade e os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise documental (documentos formais da ELI e da EMAEI, legislação DL 281/2009 e DL 54/2018) e entrevista aos participantes. Os resultados indicam que este estudo ao refletir a natureza colaborativa das ações desen-volvidas pelos participantes pode ter interesse no que respeita à compreensão do processo de transição ao nível do envolvimento, participação e articulação entre família e profissio-nais para que a transição entre os dois ciclos decorra de forma tranquila; The Process of a Child's Transition from Kindergarten to Elementary School - a case study ABSTRACT: The transition between cycles is considered an extremely important factor in educational success and the way in which it is experienced will have considerable impacts on future transitions along the children's school trajectory. This study sought to understand how a child's transition process is operationalized, with a technical pedagogical report, from Kindergarten to the 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, we used the case study as a research design, centered on the educational context of the child who moved to the 1st Cycle of Basic Education in the 2020/2021 school year. It was attended by professionals who took on different roles in this transition process carried out in the light of DL 54/2018, as well as the family. Given the objectives of the study, we found it interesting to use the theoretical framework of Activity Theory and the following data collection instruments: document analysis (formal documents from ELI and EMAEI, legislation DL 281/2009 and DL 54/2018) and interview with participants . The results indicate that this study, reflecting the collaborative nature of the actions developed by the participants, may be of interest in terms of understanding the transition process at the level of involvement, participation and articulation between family and professionals so that the transition between two cycles runs smoothly.Universidade de Évora2022-01-13T18:54:07Z2022-01-132021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30764http://hdl.handle.net/10174/30764TID:202850854porDepartamento de Psicologiapitti@sapo.pt272Ferreira, Paula Cristina Almeida da Luz Bessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:54Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:11.657360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A transição entre ciclos é um fator considerado de extrema importância no sucesso educativo e a forma como é vivenciada terá consideráveis impactos em transições futuras ao longo do percurso escolar das crianças. Este estudo procurou compreender como é operacionalizado o processo de transição de uma criança, com relatório técnico pedagógico, do Jardim de Infância para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Para tal utilizámos como design de investigação, o estudo de caso, centrado no con-texto educativo da criança que transitou para o 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2020/2021. Nele participaram os profissionais que assumiram diferentes papéis neste pro-cesso de transição realizado à luz do DL 54/2018, assim como a família. Atendendo aos objetivos do estudo achámos interessante utilizar o referencial teórico da Teoria da Atividade e os seguintes instrumentos de recolha de dados: análise documental (documentos formais da ELI e da EMAEI, legislação DL 281/2009 e DL 54/2018) e entrevista aos participantes. Os resultados indicam que este estudo ao refletir a natureza colaborativa das ações desen-volvidas pelos participantes pode ter interesse no que respeita à compreensão do processo de transição ao nível do envolvimento, participação e articulação entre família e profissio-nais para que a transição entre os dois ciclos decorra de forma tranquila; The Process of a Child's Transition from Kindergarten to Elementary School - a case study ABSTRACT: The transition between cycles is considered an extremely important factor in educational success and the way in which it is experienced will have considerable impacts on future transitions along the children's school trajectory. This study sought to understand how a child's transition process is operationalized, with a technical pedagogical report, from Kindergarten to the 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, we used the case study as a research design, centered on the educational context of the child who moved to the 1st Cycle of Basic Education in the 2020/2021 school year. It was attended by professionals who took on different roles in this transition process carried out in the light of DL 54/2018, as well as the family. Given the objectives of the study, we found it interesting to use the theoretical framework of Activity Theory and the following data collection instruments: document analysis (formal documents from ELI and EMAEI, legislation DL 281/2009 and DL 54/2018) and interview with participants . The results indicate that this study, reflecting the collaborative nature of the actions developed by the participants, may be of interest in terms of understanding the transition process at the level of involvement, participation and articulation between family and professionals so that the transition between two cycles runs smoothly. |
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