A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariana Nunes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4582
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
id RCAP_2213833adc2b7f8825a0fa177e5ad94b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básicoautorregulação da aprendizagemeducação pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoSelf-Regulation of Learningpreschool education1st Cycle of Basic EducationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, que caracteriza e reflete as experências e aprendizagens adquiridas nos vários contextos da prática profissional. Na segunda apresenta-se um exercício investigativo focado na autorregulação da aprendizagem das crianças em contexto de educação pré-escolar e 1.º CEB. Trata-se de um estudo de misto, pois combina métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e de natureza exploratória, cujos instrumentos de recolha de dados foram entrevistas semidiretivas a 4 educadoras de infância, 2 professores e inquérito por questionário a 100 encarregados de educação. Os resultados indicam a importância das competências autorregulatórias da aprendizagem na infância e apontam diversas estratégias para sua a promoção por parte dos educadores de infância e professores, tais como, a metodologia de projeto ou fichas de verificação. Os encarregados de educação apresentam como formas de promoção de autorregulação, o incentivo à participação das crianças na realização de tarefas domésticas, na higiene pessoal e no uso de planos de estudo.This summary report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). The first part concerns the Supervised Teaching Practice, which characterizes and reflects the experiences and learning acquired in the various contexts of professional practice. The second presents an investigative exercise focused on the self-regulation of children's learning in the context of pre-school education and 1st CEB. This is a mixed study, as it combines qualitative and quantitative research methods and of an exploratory nature, whose data collection instruments were semi-directive interviews with 4 kindergarten teachers, 2 teachers and a questionnaire survey of 100 guardians. The results indicate the importance of self-regulatory skills in childhood learning and point to different strategies for their promotion by kindergarten teachers and teachers, such as the project methodology or verification sheets. As ways of promoting self-regulation, guardians suggest encouraging children to participate in household chores, personal hygiene and the use of study plans.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Mariana Nunes2023-11-26T22:52:39Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4582TID:203388313por203388313203388313info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:10.132288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
title A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Almeida, Mariana Nunes
autorregulação da aprendizagem
educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Self-Regulation of Learning
preschool education
1st Cycle of Basic Education
title_short A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
title_sort A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
author Almeida, Mariana Nunes
author_facet Almeida, Mariana Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Piscalho, Isabel
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariana Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv autorregulação da aprendizagem
educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Self-Regulation of Learning
preschool education
1st Cycle of Basic Education
topic autorregulação da aprendizagem
educação pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Self-Regulation of Learning
preschool education
1st Cycle of Basic Education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-26T22:52:39Z
2023-10-27
2023-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4582
TID:203388313
url http://hdl.handle.net/10400.15/4582
identifier_str_mv TID:203388313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203388313
203388313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137050427916288