A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/4582 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2213833adc2b7f8825a0fa177e5ad94b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4582 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básicoautorregulação da aprendizagemeducação pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoSelf-Regulation of Learningpreschool education1st Cycle of Basic EducationMestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino BásicoO presente relatório síntese foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada, que caracteriza e reflete as experências e aprendizagens adquiridas nos vários contextos da prática profissional. Na segunda apresenta-se um exercício investigativo focado na autorregulação da aprendizagem das crianças em contexto de educação pré-escolar e 1.º CEB. Trata-se de um estudo de misto, pois combina métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos e de natureza exploratória, cujos instrumentos de recolha de dados foram entrevistas semidiretivas a 4 educadoras de infância, 2 professores e inquérito por questionário a 100 encarregados de educação. Os resultados indicam a importância das competências autorregulatórias da aprendizagem na infância e apontam diversas estratégias para sua a promoção por parte dos educadores de infância e professores, tais como, a metodologia de projeto ou fichas de verificação. Os encarregados de educação apresentam como formas de promoção de autorregulação, o incentivo à participação das crianças na realização de tarefas domésticas, na higiene pessoal e no uso de planos de estudo.This summary report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB). The first part concerns the Supervised Teaching Practice, which characterizes and reflects the experiences and learning acquired in the various contexts of professional practice. The second presents an investigative exercise focused on the self-regulation of children's learning in the context of pre-school education and 1st CEB. This is a mixed study, as it combines qualitative and quantitative research methods and of an exploratory nature, whose data collection instruments were semi-directive interviews with 4 kindergarten teachers, 2 teachers and a questionnaire survey of 100 guardians. The results indicate the importance of self-regulatory skills in childhood learning and point to different strategies for their promotion by kindergarten teachers and teachers, such as the project methodology or verification sheets. As ways of promoting self-regulation, guardians suggest encouraging children to participate in household chores, personal hygiene and the use of study plans.Piscalho, IsabelRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAlmeida, Mariana Nunes2023-11-26T22:52:39Z2023-10-272023-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4582TID:203388313por203388313203388313info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:10.132288Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
title |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico Almeida, Mariana Nunes autorregulação da aprendizagem educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Self-Regulation of Learning preschool education 1st Cycle of Basic Education |
title_short |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A promoção da autorregulação da aprendizagem das crianças no jardim de infância e no 1.º ciclo do ensino básico |
author |
Almeida, Mariana Nunes |
author_facet |
Almeida, Mariana Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Piscalho, Isabel Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Mariana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
autorregulação da aprendizagem educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Self-Regulation of Learning preschool education 1st Cycle of Basic Education |
topic |
autorregulação da aprendizagem educação pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Self-Regulation of Learning preschool education 1st Cycle of Basic Education |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-26T22:52:39Z 2023-10-27 2023-10-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/4582 TID:203388313 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/4582 |
identifier_str_mv |
TID:203388313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203388313 203388313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137050427916288 |