Os adultos sabem de Economia? 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varum, Celeste
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Abigail
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2293
Resumo: Resumo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia económica da população adulta em Portugal e os seus determinantes. Também se procurou aferir quais as atitudes, ideias e interesse percebido sobre a Economia e a sua importância. Com estes objetivos, analisam-se os dados de um Inquérito de Literacia Económico (ILE) que foi aplicado a 234 individuos. Os resultados demonstraram que os indivíduos inquiridos possuem um significativo nível de conhecimento sobre as principais questões e conceitos económicos. Os inquiridos tendem a possuir mais conhecimento económico em resultado do seu papel como consumidores. As variáveis como a idade,género, nível de escolaridade e rendimento são determinantes que influenciam positivamente o conhecimento sobre economia. A generalidade reconhece a importância de possuir um bom conhecimento em Economia. Contudo, a maioria revela ainda alguma apreensão e relutância quanto à inclusão de temas sobre Economia no ensino primário.
id RCAP_1894e8f858392c7f55f73e46ca85230e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os adultos sabem de Economia? Literacia económicaPortugalEconomic literacyResumo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia económica da população adulta em Portugal e os seus determinantes. Também se procurou aferir quais as atitudes, ideias e interesse percebido sobre a Economia e a sua importância. Com estes objetivos, analisam-se os dados de um Inquérito de Literacia Económico (ILE) que foi aplicado a 234 individuos. Os resultados demonstraram que os indivíduos inquiridos possuem um significativo nível de conhecimento sobre as principais questões e conceitos económicos. Os inquiridos tendem a possuir mais conhecimento económico em resultado do seu papel como consumidores. As variáveis como a idade,género, nível de escolaridade e rendimento são determinantes que influenciam positivamente o conhecimento sobre economia. A generalidade reconhece a importância de possuir um bom conhecimento em Economia. Contudo, a maioria revela ainda alguma apreensão e relutância quanto à inclusão de temas sobre Economia no ensino primário.Abstract The present study aims to assess the level of economic literacy of adult population in Portugal. It also evaluates their attitudes and perceived interest about Economics. With these goals, we analyse data collected through an Economic Literacy Survey (ILE) that was applied to 234 individuals. The individuals surveyed have a reasonable level of knowledge about central economic issues and concepts. Respondents tend to have more economic knowledge as a result of their role as consumers. Variables such as age, gender, level of education and income are determinants that influence positively the knowledge about Economics.The majority recognizes the importance of having good knowledge in Economics, however, they show some reluctance to include Economics in primary education.Instituto Politécnico de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuVarum, CelesteFerreira, Abigail2014-10-02T14:04:07Z2014-062014-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2293porVarum, Celeste & Ferreira, Abigail (2014). Os adultos sabem de Economia?   Millenium, 46 (janeiro/junho). Pp. 33‐56.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:34Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:30.623140Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os adultos sabem de Economia? 
title Os adultos sabem de Economia? 
spellingShingle Os adultos sabem de Economia? 
Varum, Celeste
Literacia económica
Portugal
Economic literacy
title_short Os adultos sabem de Economia? 
title_full Os adultos sabem de Economia? 
title_fullStr Os adultos sabem de Economia? 
title_full_unstemmed Os adultos sabem de Economia? 
title_sort Os adultos sabem de Economia? 
author Varum, Celeste
author_facet Varum, Celeste
Ferreira, Abigail
author_role author
author2 Ferreira, Abigail
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Varum, Celeste
Ferreira, Abigail
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia económica
Portugal
Economic literacy
topic Literacia económica
Portugal
Economic literacy
description Resumo O presente estudo tem como objetivo avaliar o nível de literacia económica da população adulta em Portugal e os seus determinantes. Também se procurou aferir quais as atitudes, ideias e interesse percebido sobre a Economia e a sua importância. Com estes objetivos, analisam-se os dados de um Inquérito de Literacia Económico (ILE) que foi aplicado a 234 individuos. Os resultados demonstraram que os indivíduos inquiridos possuem um significativo nível de conhecimento sobre as principais questões e conceitos económicos. Os inquiridos tendem a possuir mais conhecimento económico em resultado do seu papel como consumidores. As variáveis como a idade,género, nível de escolaridade e rendimento são determinantes que influenciam positivamente o conhecimento sobre economia. A generalidade reconhece a importância de possuir um bom conhecimento em Economia. Contudo, a maioria revela ainda alguma apreensão e relutância quanto à inclusão de temas sobre Economia no ensino primário.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-02T14:04:07Z
2014-06
2014-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2293
url http://hdl.handle.net/10400.19/2293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Varum, Celeste & Ferreira, Abigail (2014). Os adultos sabem de Economia?   Millenium, 46 (janeiro/junho). Pp. 33‐56.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130880651821056