Literacia económica: um survey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombo, Miguel Maria Caetano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15833
Resumo: Numa sociedade cada vez mais propensa ao endividamento, ao desemprego e à pobreza, torna-se imperativo o domínio de uma série de conceitos de caráter económico, os quais se revelam cruciais para a tomada de decisões racionais por parte dos agentes. Como tal, surge a importância da literacia económica em sociedade, a qual pode ser definida como o conjunto de conhecimentos e competências que permitem aos indivíduos compreenderem o contexto económico em que estão inseridos. São várias as investigações que se propuseram a analisar os conhecimentos e as variáveis de literacia económica em sociedade. Neste seguimento, na presente dissertação é realizado um levantamento dos resultados encontrados na literatura sobre o tema. De um modo geral, constatou-se um défice de conhecimentos económicos nos vários grupos populacionais, em que apresentaram baixos resultados nos diversos instrumentos de medição. Relativamente à análise aos determinantes de literacia económica, a literatura empírica evidencia uma falta de unanimidade entre os autores. Por um lado, confirmou que o ensino em economia na universidade, bons conhecimentos em matemática e um elevado nível de escolaridade e rendimento, apresentavam um impacto significativo sobre as capacidades económicas dos indivíduos. Em contrapartida, a diversificação de resultados na literatura não permitiu concluir sobre a influência que o ensino em economia no secundário, o género e a idade, tinham sobre o nível de literacia económica dos indivíduos. Embora, para alguns dos fatores, conclusões sólidas possam ser encontradas, para outros, pesquisas adicionais são necessárias, para uma clarificação sobre a sua influência.
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