Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38942 |
Resumo: | Atualmente, existe uma necessidade cada vez maior das empresas adotarem algum tipo de medida de responsabilidade social corporativa. É uma obrigação da empresa alcançar metas sustentáveis de longo prazo para os seus funcionários e também para o mundo em geral. O papel do gestor de operações é conseguir balançar todos os desafios que surgem à medida que o ambiente económico, social político e tecnológico altera. Há toda uma análise necessária entre os incentivos que o governo de cada país fornece e o proveito que a empresa consegue retirar da implementação destas políticas. Surge aqui a questão fulcral se a adoção destas políticas não é meramente por interesses económicos por parte destas organizações. O presente trabalho visa, por isso, avaliar a aplicação de medidas de responsabilidade social corporativa em empresas internacionais. Foi elaborado através do estudo e análise de duas organizações internacionais com as suas operações já delineadas, a FARFETCH e a FERPINTA. Ao longo do trabalho são avaliados os desafios enfrentados por estes dois grupos internacionais cujo as indústrias nas quais operam são inequivocamente diferentes. Inicialmente, realiza-se revisão de literatura, de seguida é feito um resumo dos dois grupos. Posteriormente, é feita a análise das entrevistas levadas a cabo com diferentes colaboradores e de diferentes departamentos das empresas de forma a recolher uma amostra variada dos pontos de vistas e das ações de responsabilidade social levadas a cabo. Por fim, é feita uma análise geral com a análise dos resultados das entrevistas e dados recolhidos. Após recolhidas e formuladas as análises, são sugeridas possíveis ações de implementação por parte das empresas. |
id |
RCAP_189b06883c6f7bfcc5eaf8f888672996 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38942 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTASustentabilidadeResponsabilidade social corporativaEmpresa internacionalIndústriaModaSustainabilityCorporate social responsibilityInternational companiesIndustryFashionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, existe uma necessidade cada vez maior das empresas adotarem algum tipo de medida de responsabilidade social corporativa. É uma obrigação da empresa alcançar metas sustentáveis de longo prazo para os seus funcionários e também para o mundo em geral. O papel do gestor de operações é conseguir balançar todos os desafios que surgem à medida que o ambiente económico, social político e tecnológico altera. Há toda uma análise necessária entre os incentivos que o governo de cada país fornece e o proveito que a empresa consegue retirar da implementação destas políticas. Surge aqui a questão fulcral se a adoção destas políticas não é meramente por interesses económicos por parte destas organizações. O presente trabalho visa, por isso, avaliar a aplicação de medidas de responsabilidade social corporativa em empresas internacionais. Foi elaborado através do estudo e análise de duas organizações internacionais com as suas operações já delineadas, a FARFETCH e a FERPINTA. Ao longo do trabalho são avaliados os desafios enfrentados por estes dois grupos internacionais cujo as indústrias nas quais operam são inequivocamente diferentes. Inicialmente, realiza-se revisão de literatura, de seguida é feito um resumo dos dois grupos. Posteriormente, é feita a análise das entrevistas levadas a cabo com diferentes colaboradores e de diferentes departamentos das empresas de forma a recolher uma amostra variada dos pontos de vistas e das ações de responsabilidade social levadas a cabo. Por fim, é feita uma análise geral com a análise dos resultados das entrevistas e dados recolhidos. Após recolhidas e formuladas as análises, são sugeridas possíveis ações de implementação por parte das empresas.Currently, there is an increasing need for companies to adopt some kind of corporate social responsibility measure. It is an obligation of the company to achieve sustainable long-term goals for its employees and also for the world at large. The operations manager's role is to balance all the challenges that arise as the economic, social, political, and technological environment changes. There is a whole necessary analysis between the incentives that the government of each country provides and the benefit that the company is able to derive from the implementation of these policies. Here, the central question arises whether the adoption of these policies is not merely for economic interests. The present work aims, therefore, to evaluate the application of corporate social responsibility measures in international companies. It was prepared through the study and analysis of two international organizations with their operations already outlined, FARFETCH and FERPINTA. Throughout the work, the challenges faced by these two international groups whose industries in which they operate are unequivocally different are evaluated. Initially, a literature review is carried out, followed by a summary of the two groups. Subsequently, an analysis of the interviews is carried out with different employees and from different departments of the companies in order to collect a varied sample of the points of view and the social responsibility actions implemented. Finally, a general analysis is made with the evaluation of the results of the interviews and data collected. After collecting and formulating the analyses, possible implementation actions by the companies are suggested.Julião, Jorge Manuel SoaresGaspar, MarceloVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVilaça, Patrícia Pinheiro da Silva2023-09-20T00:30:42Z2022-07-142022-04-112022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38942TID:203043200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-26T01:43:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:48.717131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
title |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
spellingShingle |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA Vilaça, Patrícia Pinheiro da Silva Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Empresa internacional Indústria Moda Sustainability Corporate social responsibility International companies Industry Fashion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
title_full |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
title_fullStr |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
title_sort |
Responsabilidade social corporativa nas empresas internacionais : casos da FARFETCH e FERPINTA |
author |
Vilaça, Patrícia Pinheiro da Silva |
author_facet |
Vilaça, Patrícia Pinheiro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Julião, Jorge Manuel Soares Gaspar, Marcelo Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaça, Patrícia Pinheiro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Empresa internacional Indústria Moda Sustainability Corporate social responsibility International companies Industry Fashion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Empresa internacional Indústria Moda Sustainability Corporate social responsibility International companies Industry Fashion Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente, existe uma necessidade cada vez maior das empresas adotarem algum tipo de medida de responsabilidade social corporativa. É uma obrigação da empresa alcançar metas sustentáveis de longo prazo para os seus funcionários e também para o mundo em geral. O papel do gestor de operações é conseguir balançar todos os desafios que surgem à medida que o ambiente económico, social político e tecnológico altera. Há toda uma análise necessária entre os incentivos que o governo de cada país fornece e o proveito que a empresa consegue retirar da implementação destas políticas. Surge aqui a questão fulcral se a adoção destas políticas não é meramente por interesses económicos por parte destas organizações. O presente trabalho visa, por isso, avaliar a aplicação de medidas de responsabilidade social corporativa em empresas internacionais. Foi elaborado através do estudo e análise de duas organizações internacionais com as suas operações já delineadas, a FARFETCH e a FERPINTA. Ao longo do trabalho são avaliados os desafios enfrentados por estes dois grupos internacionais cujo as indústrias nas quais operam são inequivocamente diferentes. Inicialmente, realiza-se revisão de literatura, de seguida é feito um resumo dos dois grupos. Posteriormente, é feita a análise das entrevistas levadas a cabo com diferentes colaboradores e de diferentes departamentos das empresas de forma a recolher uma amostra variada dos pontos de vistas e das ações de responsabilidade social levadas a cabo. Por fim, é feita uma análise geral com a análise dos resultados das entrevistas e dados recolhidos. Após recolhidas e formuladas as análises, são sugeridas possíveis ações de implementação por parte das empresas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 2022-04-11 2022-07-14T00:00:00Z 2023-09-20T00:30:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/38942 TID:203043200 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/38942 |
identifier_str_mv |
TID:203043200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132042443620352 |