Eco-inovação: Fatores determinantes na adoção da eco-inovação pelas PMEs da UE-27
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12103 |
Resumo: | A eco-inovação consiste na produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão/negócio que é novo para a organização e que resulta, ao longo de seu ciclo de vida, em uma redução dos riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos em comparação com as alternativas comuns. Entretanto, para que as eco-inovações se desenvolvam, os drivers (fatores impulsionadores) e as barreiras enfrentadas pelas PMEs precisam ser conhecidos e investigados para que estratégias possam ser elaboradas com o intuito de facilitar o processo de adoção da eco-inovação. Neste sentido, o objetivo principal da presente investigação consiste na identificação e descrição dos principais fatores determinantes que influenciam na adoção da ecoinovação pelas PMEs da UE-27. Para alcançar o objetivo da investigação, utilizou-se os dados do Eurobarómetro nº 315 “Attitudes of European Entrepreneurs towards Eco-Innovation”, com recurso ao modelo de regressão logística, que possibilitou avaliar o conjunto de variáveis relacionadas as barreiras e drivers com maior impacto na decisão das empresas adotarem eco-inovações de produto, processo ou organizacionais. Os resultados da análise empírica revelam a falta de fundos dentro da empresa como principal barreira na adoção da eco-inovação a nível de processo e organizacional pelas PMEs da UE-27. Com relação aos fatores impulsionadores (drivers), a análise empírica mostrou que a colaboração com institutos de investigação, agências e universidades, as capacidades tecnológicas e de gestão dentro da empresa, a crescente procura de mercado de produtos ecológicos, o atual preço elevado da energia, os regulamentos existentes, incluindo as normas e consolidar ou aumentar a quota de mercado existente são os principais fatores impulsionadores que estimulam a adoção das eco-inovações nas PMEs da UE-27. |
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Eco-inovação: Fatores determinantes na adoção da eco-inovação pelas PMEs da UE-27BarreirasDriversEco-InovaçãoEurobarometerPmesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::GestãoA eco-inovação consiste na produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão/negócio que é novo para a organização e que resulta, ao longo de seu ciclo de vida, em uma redução dos riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos em comparação com as alternativas comuns. Entretanto, para que as eco-inovações se desenvolvam, os drivers (fatores impulsionadores) e as barreiras enfrentadas pelas PMEs precisam ser conhecidos e investigados para que estratégias possam ser elaboradas com o intuito de facilitar o processo de adoção da eco-inovação. Neste sentido, o objetivo principal da presente investigação consiste na identificação e descrição dos principais fatores determinantes que influenciam na adoção da ecoinovação pelas PMEs da UE-27. Para alcançar o objetivo da investigação, utilizou-se os dados do Eurobarómetro nº 315 “Attitudes of European Entrepreneurs towards Eco-Innovation”, com recurso ao modelo de regressão logística, que possibilitou avaliar o conjunto de variáveis relacionadas as barreiras e drivers com maior impacto na decisão das empresas adotarem eco-inovações de produto, processo ou organizacionais. Os resultados da análise empírica revelam a falta de fundos dentro da empresa como principal barreira na adoção da eco-inovação a nível de processo e organizacional pelas PMEs da UE-27. Com relação aos fatores impulsionadores (drivers), a análise empírica mostrou que a colaboração com institutos de investigação, agências e universidades, as capacidades tecnológicas e de gestão dentro da empresa, a crescente procura de mercado de produtos ecológicos, o atual preço elevado da energia, os regulamentos existentes, incluindo as normas e consolidar ou aumentar a quota de mercado existente são os principais fatores impulsionadores que estimulam a adoção das eco-inovações nas PMEs da UE-27.Eco-innovation is "the production, assimilation, or exploitation of a product, production process, service, or management/business method that is new to the organization and that results, over its life cycle, in a reduction of environmental risks, pollution, and other negative impacts of resource use compared to common alternatives. However, for ecoinnovations to develop, the drivers and barriers faced by SMEs need to be known and investigated so that strategies can be devised to facilitate the eco-innovation adoption process. In this regard, the main objective of the present research is to identify and describe the main determinants influencing the adoption of eco-innovation by SMEs in the EU-27. To achieve the research objective, we used data from Eurobarometer No. 315 ("Attitudes of European Entrepreneurs towards Eco-Innovation"), using the logistic regression method model, which made it possible to assess the set of variables related to the barriers and drivers with the greatest impact on firms' decision to adopt product, process, or organizational eco-innovations. The results of the empirical analysis reveal the lack of funds within the firm as the main barrier in the adoption of eco-innovation at the process and organizational level by SMEs in the EU-27. Regarding the drivers, the empirical analysis showed that collaboration with research institutes, agencies and universities, technological and managerial capabilities within the firm, increasing market demand for green products, the current high energy price, existing regulations including standards and consolidating or increasing existing market share are the main drivers stimulating the adoption of ecoinnovations in EU-27 SMEs.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumOliveira, Jackson Wilhy Monteiro de2022-03-23T17:12:27Z2021-09-292021-07-222021-09-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12103TID:202971139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:46.820884Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A eco-inovação consiste na produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão/negócio que é novo para a organização e que resulta, ao longo de seu ciclo de vida, em uma redução dos riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos em comparação com as alternativas comuns. Entretanto, para que as eco-inovações se desenvolvam, os drivers (fatores impulsionadores) e as barreiras enfrentadas pelas PMEs precisam ser conhecidos e investigados para que estratégias possam ser elaboradas com o intuito de facilitar o processo de adoção da eco-inovação. Neste sentido, o objetivo principal da presente investigação consiste na identificação e descrição dos principais fatores determinantes que influenciam na adoção da ecoinovação pelas PMEs da UE-27. Para alcançar o objetivo da investigação, utilizou-se os dados do Eurobarómetro nº 315 “Attitudes of European Entrepreneurs towards Eco-Innovation”, com recurso ao modelo de regressão logística, que possibilitou avaliar o conjunto de variáveis relacionadas as barreiras e drivers com maior impacto na decisão das empresas adotarem eco-inovações de produto, processo ou organizacionais. Os resultados da análise empírica revelam a falta de fundos dentro da empresa como principal barreira na adoção da eco-inovação a nível de processo e organizacional pelas PMEs da UE-27. Com relação aos fatores impulsionadores (drivers), a análise empírica mostrou que a colaboração com institutos de investigação, agências e universidades, as capacidades tecnológicas e de gestão dentro da empresa, a crescente procura de mercado de produtos ecológicos, o atual preço elevado da energia, os regulamentos existentes, incluindo as normas e consolidar ou aumentar a quota de mercado existente são os principais fatores impulsionadores que estimulam a adoção das eco-inovações nas PMEs da UE-27. |
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