As competências do professor na educação superior para a aprendizagem dos Millennials e seus sucessores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Rodrigo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Guimarães, André, Menezes, Glauco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10007
Resumo: Diante dos desafios trazidos pelos Millennials e seus sucessores na educação superior, bem como de um mundo em permanente evolução, considera-se essencial que o professor desenvolva as competências necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem dessas gerações seja bem-sucedido. Nesse âmbito, este artigo objetiva identificar quais competências do professor na educação superior são necessárias para a mobilização da aprendizagem dos Millennials e seus sucessores. Consiste em um estudo exploratório, de revisão de literatura, baseado em orientações do método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). Analisa 18 artigos científicos, publicados entre 2007 e 2018 nas bases de dados EBSCOhost, ProQuest, Scopus e Web of Science, que discorrem sobre o tema desta pesquisa. Identifica que os professores na educação superior devem desenvolver oito principais competências: facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes, utilizar metodologias ativas, desenvolver o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em prol da aprendizagem, promover ambiente dinâmico para ensino-aprendizagem, planejar o desenvolvimento da aprendizagem, definir estratégias para avaliação da aprendizagem e aplicar modelo de parceria no processo educacional.
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spelling As competências do professor na educação superior para a aprendizagem dos Millennials e seus sucessoresEDUCAÇÃOCOMPETÊNCIAS PROFISSIONAISPROFESSORESENSINO SUPERIORGERAÇÃO YGERAÇÃO ZEDUCATIONPROFESSIONAL SKILLSTEACHERSHIGHER EDUCATIONGENERATION YGENERATION ZDiante dos desafios trazidos pelos Millennials e seus sucessores na educação superior, bem como de um mundo em permanente evolução, considera-se essencial que o professor desenvolva as competências necessárias para que o processo de ensino e aprendizagem dessas gerações seja bem-sucedido. Nesse âmbito, este artigo objetiva identificar quais competências do professor na educação superior são necessárias para a mobilização da aprendizagem dos Millennials e seus sucessores. Consiste em um estudo exploratório, de revisão de literatura, baseado em orientações do método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). Analisa 18 artigos científicos, publicados entre 2007 e 2018 nas bases de dados EBSCOhost, ProQuest, Scopus e Web of Science, que discorrem sobre o tema desta pesquisa. Identifica que os professores na educação superior devem desenvolver oito principais competências: facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes, utilizar metodologias ativas, desenvolver o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) em prol da aprendizagem, promover ambiente dinâmico para ensino-aprendizagem, planejar o desenvolvimento da aprendizagem, definir estratégias para avaliação da aprendizagem e aplicar modelo de parceria no processo educacional.Faced with the challenges brought by the Millennials and their successors in higher education as well as a constantly evolving world, it is essential that the teacher develop the skills necessary for the teaching and learning process of these generations to succeed. In this context, this article aims to identify which competencies of the teacher in higher education are necessary to mobilize the learning of Millennials and their successors. It consists of an exploratory, literature review study based on the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews) method. It analyzes 18 scientific papers, published between 2007 and 2018 in the databases EBSCOhost, ProQuest, Scopus and Web of Science, which discuss the theme of this research. It identifies that teachers in higher education should develop eight main competencies: facilitating the educational process, stimulating critical thinking of students, using active methodologies, improving the use of information and communication technologies (ICTs) for learning, promoting a dynamic environment for teaching-learning, planning the development of education, defining strategies for assessment of learning and applying model of partnership in the educational process.Face aux défis apportés par les Milléniaux et leurs successeurs dans l’enseignement supérieur, tout comme par ceux d’un monde en évolution permanente, on considère comme essentiel que le professeur développe les compétences nécessaires pour que le processus d’enseignement et d’apprentissage à ces générations soit une réussite. Dans ce contexte, cet article a pour objet d’identifier quelles sont les compétences du professeur dans l’enseignement supérieur, nécessaires à la mobilisation de l’apprentissage aux Milléniaux et à leurs successeurs. Il s’agit d’une étude exploratoire, d’une revue de la littérature, basée sur les directives de la méthode PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews). 18 articles scientifiques sont analysés, publiés entre 2007 et 2018 dans les bases de données EBSCOhost, ProQuest, Scopus et Web of Science, qui traitent du thème de cette recherche. Il apparaît que les professeurs dans l’enseignement supérieur doivent développer 8 compétences principales: faciliter le processus éducatif, encourager la pensée critique des étudiants, utiliser des méthodologies actives, développer l’utilisation des technologies de l’information et de la communication (TIC) au profit de l’apprentissage, promouvoir un environnement dynamique pour l’enseignement-apprentissage, planifier le développement de l’apprentissage, définir des stratégies pour l’évaluation de l’apprentissage et appliquer un modèle de partenariat dans le processus éducationnel.Ante los desafíos impuestos por los Millennials y sus sucesores en la educación superior, así como de un mundo en permanente evolución, se considera esencial que el profesor desarrolle las competencias necesarias para que el proceso de enseñanza-aprendizaje de esas generaciones tenga éxito. En ese ámbito, este artículo ha tratado de identificar qué competencias del profesor en la educación superior son necesarias para la movilización del aprendizaje de los Millennials y sus sucesores. Por lo tanto, es un estudio exploratorio de revisión de literatura académica basado en orientaciones del método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews), en el que se analizan 18 artículos científicos publicados entre 2007 y 2018 en las bases de datos EBSCOHost, ProQuest, Scopus y Web of Science, que tratan sobre el tema de esta investigación. Se destaca que los profesores en la educación superior deben desarrollar ocho competencias principales: facilitar el proceso educativo, estimular el pensamiento crítico de los estudiantes, utilizar metodologías de aprendizaje activo, desarrollar el uso de Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en favor del aprendizaje, promover un ambiente dinámico para enseñanzaaprendizaje, planificar el desarrollo del aprendizaje, definir estrategias para la evaluación del aprendizaje y aplicar el modelo de colaboración en el proceso educativo.Edições Universitárias Lusófonas2020-01-22T17:25:16Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10007por1646-401XFreitas, RodrigoGuimarães, AndréMenezes, Glauco deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:32:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:00.299158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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