Pavimentos aeroportuários: análise de soluções rígidas e de soluções flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Francisco Amaral da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4822
Resumo: Com o progresso da tecnologia, passou a ser relativamente fácil a deslocação de pessoas e de bens, para diversos pontos do mundo, num espaço de tempo reduzido. Um dos principais responsáveis por este avanço, no que respeita à mobilidade, é o transporte aéreo e a sua evolução ao longo dos anos. Para este tipo de transporte é estritamente necessário garantir a máxima segurança, pois de um único acidente poderão resultar centenas de vítimas. Visto que a qualidade dos pavimentos aeroportuários é um importante factor para a segurança da movimentação das aeronaves em terra, este trabalho visa o conhecimento das várias soluções possíveis para os pavimentos aeroportuários e das anomalias dos mesmos, dos processos de dimensionamento, e das metodologias para a sua avaliação estrutural e funcional. Os pavimentos considerados foram os pavimentos flexíveis, os diversos tipos de pavimentos rígidos, e os pavimentos semi-rígidos. Uma vez que as soluções construtivas e as metodologias de dimensionamento para pavimentos rodoviários constituem um processo de investigação com larga experiência, e as acções devidas ao tráfego são as que mais divergem na comparação entre dimensionamento de pavimentos aeroportuários e rodoviários, dar-se-á especial atenção à sua determinação e à forma como se distribuem no pavimento de acordo com os diferentes trens de aeronaves. Face às limitações, quer económicas, quer de espaço, algumas perspectivas de novas construções perdem viabilidade relativamente a soluções de reabilitação. Nesse contexto, este trabalho visa também a modelação de uma solução de reforço de um pavimento rígido com misturas flexíveis. Para a modelação referida procurou-se compreender a influência dos módulos de deformabilidade das misturas e das ligações entre camadas, no comportamento estrutural do pavimento.
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