Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tânia Maria Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18589
Resumo: Esta dissertação propõe um diálogo entre performance e ações gestuais do quotidiano, tendo como objeto de estudo, especificamente, as lavadeiras da comunidade da Afurada, às quais é proposto pensar nestes gestos/ações como “material” com potencialidade artística na elaboração de obras performáticas. A pesquisa adorna-se em cortinado social, advindo do trabalho que será realizado em campo: assim, vivenciar, perceber, interagir, conviver, são premissas primárias e indispensáveis neste trilhar que necessariamente, perpassaram pela interação social, coletividade, memória, tradição, tempo, e vida no quotidiano, sendo os meus processos criativos na construção das performances, pontos de reflexão para compreender a materialização da obra artística. Através de referências de artistas pioneiros na linguagem da performance recorremos aos que dialogam com o tema: Allan Kaprow, com sua arte participativa, Joseph Beuys, na sua crença da arte humanizadora, Angie Hiesl e Roland Kaiser, enquanto espaço público e social, e Marina Abramovic com sua poética da arte ritualística e libertadora. Centra-se no desenvolvimento de projetos práticos que partem da observação, apropriação do espaço e questionamento de como transformar gestos/ações do quotidiano em performance, de modo que o resultado pretendido é a participação das mulheres nas performances e a imersão no lirismo do seu lugar no mundo. Debrucei-me também sobre a questão do “corpo da história”, do pesquisador Zeca Ligiéro, enquanto meio que materializa a obra artística na contemporaneidade, de modo que o discurso trilha entre gestos/ações do quotidiano, performatividade e ritualidade.
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