Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18589 |
Resumo: | Esta dissertação propõe um diálogo entre performance e ações gestuais do quotidiano, tendo como objeto de estudo, especificamente, as lavadeiras da comunidade da Afurada, às quais é proposto pensar nestes gestos/ações como “material” com potencialidade artística na elaboração de obras performáticas. A pesquisa adorna-se em cortinado social, advindo do trabalho que será realizado em campo: assim, vivenciar, perceber, interagir, conviver, são premissas primárias e indispensáveis neste trilhar que necessariamente, perpassaram pela interação social, coletividade, memória, tradição, tempo, e vida no quotidiano, sendo os meus processos criativos na construção das performances, pontos de reflexão para compreender a materialização da obra artística. Através de referências de artistas pioneiros na linguagem da performance recorremos aos que dialogam com o tema: Allan Kaprow, com sua arte participativa, Joseph Beuys, na sua crença da arte humanizadora, Angie Hiesl e Roland Kaiser, enquanto espaço público e social, e Marina Abramovic com sua poética da arte ritualística e libertadora. Centra-se no desenvolvimento de projetos práticos que partem da observação, apropriação do espaço e questionamento de como transformar gestos/ações do quotidiano em performance, de modo que o resultado pretendido é a participação das mulheres nas performances e a imersão no lirismo do seu lugar no mundo. Debrucei-me também sobre a questão do “corpo da história”, do pesquisador Zeca Ligiéro, enquanto meio que materializa a obra artística na contemporaneidade, de modo que o discurso trilha entre gestos/ações do quotidiano, performatividade e ritualidade. |
id |
RCAP_18aa92fe09fcb26a0e7073dfeeb234ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18589 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da AfuradaExpressão artísticaIdentidade cultural - S. Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia, Portugal)Performance - ArteEsta dissertação propõe um diálogo entre performance e ações gestuais do quotidiano, tendo como objeto de estudo, especificamente, as lavadeiras da comunidade da Afurada, às quais é proposto pensar nestes gestos/ações como “material” com potencialidade artística na elaboração de obras performáticas. A pesquisa adorna-se em cortinado social, advindo do trabalho que será realizado em campo: assim, vivenciar, perceber, interagir, conviver, são premissas primárias e indispensáveis neste trilhar que necessariamente, perpassaram pela interação social, coletividade, memória, tradição, tempo, e vida no quotidiano, sendo os meus processos criativos na construção das performances, pontos de reflexão para compreender a materialização da obra artística. Através de referências de artistas pioneiros na linguagem da performance recorremos aos que dialogam com o tema: Allan Kaprow, com sua arte participativa, Joseph Beuys, na sua crença da arte humanizadora, Angie Hiesl e Roland Kaiser, enquanto espaço público e social, e Marina Abramovic com sua poética da arte ritualística e libertadora. Centra-se no desenvolvimento de projetos práticos que partem da observação, apropriação do espaço e questionamento de como transformar gestos/ações do quotidiano em performance, de modo que o resultado pretendido é a participação das mulheres nas performances e a imersão no lirismo do seu lugar no mundo. Debrucei-me também sobre a questão do “corpo da história”, do pesquisador Zeca Ligiéro, enquanto meio que materializa a obra artística na contemporaneidade, de modo que o discurso trilha entre gestos/ações do quotidiano, performatividade e ritualidade.This thesis proposes a dialogue between performance and everyday gestural action, being the object the washerwomen community of Afurada, to whom it is proposed to think about those actions/gestures as “materials” for the building of performative works. The research unfolds in social drapings, from the work to be performed in the field: thus, to experience, to understand, to interact, to socialize are indispensable premises for this path, which necessarily runs through social interaction, collectiveness, lore, time and everyday life, with their creative processes building performances as benchmarks to understand the materialization of the artistic work. Trough references to artists pioneering the language of performance, we call upon those who establish a dialogue with the subject: Allan Kaprow’s participative art, Joseph Beuys’ belief on humanizing art, Angie Hiesl and Rolland Kaiser’s public and social space and Marina Abramovic’s poetics of ritualistic and liberating art. It is centered on the development of practical projects, stemming from observation, appropriation of space and questioning on how to transform everyday gestures/actions in performance, so the intended result is the participation of the women in the performances and the submergence in the lyricism of their place in the world. I also focused on researcher Zeca Legiéro’s theme of “body of history” as media materializing the artistic work in contemporary times, discourse therefore treading everyday gestures/actions, performativity and rituality.Universidade de Aveiro2017-10-20T10:38:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18589TID:201595141porSilva, Tânia Maria Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:00Zoai:ria.ua.pt:10773/18589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:33.451925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
title |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
spellingShingle |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada Silva, Tânia Maria Fernandes Expressão artística Identidade cultural - S. Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia, Portugal) Performance - Arte |
title_short |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
title_full |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
title_fullStr |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
title_full_unstemmed |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
title_sort |
Quando os gestos/ações quotidianos passam à performance : lavadeiras da Afurada |
author |
Silva, Tânia Maria Fernandes |
author_facet |
Silva, Tânia Maria Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Tânia Maria Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expressão artística Identidade cultural - S. Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia, Portugal) Performance - Arte |
topic |
Expressão artística Identidade cultural - S. Pedro da Afurada (Vila Nova de Gaia, Portugal) Performance - Arte |
description |
Esta dissertação propõe um diálogo entre performance e ações gestuais do quotidiano, tendo como objeto de estudo, especificamente, as lavadeiras da comunidade da Afurada, às quais é proposto pensar nestes gestos/ações como “material” com potencialidade artística na elaboração de obras performáticas. A pesquisa adorna-se em cortinado social, advindo do trabalho que será realizado em campo: assim, vivenciar, perceber, interagir, conviver, são premissas primárias e indispensáveis neste trilhar que necessariamente, perpassaram pela interação social, coletividade, memória, tradição, tempo, e vida no quotidiano, sendo os meus processos criativos na construção das performances, pontos de reflexão para compreender a materialização da obra artística. Através de referências de artistas pioneiros na linguagem da performance recorremos aos que dialogam com o tema: Allan Kaprow, com sua arte participativa, Joseph Beuys, na sua crença da arte humanizadora, Angie Hiesl e Roland Kaiser, enquanto espaço público e social, e Marina Abramovic com sua poética da arte ritualística e libertadora. Centra-se no desenvolvimento de projetos práticos que partem da observação, apropriação do espaço e questionamento de como transformar gestos/ações do quotidiano em performance, de modo que o resultado pretendido é a participação das mulheres nas performances e a imersão no lirismo do seu lugar no mundo. Debrucei-me também sobre a questão do “corpo da história”, do pesquisador Zeca Ligiéro, enquanto meio que materializa a obra artística na contemporaneidade, de modo que o discurso trilha entre gestos/ações do quotidiano, performatividade e ritualidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-10-20T10:38:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18589 TID:201595141 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18589 |
identifier_str_mv |
TID:201595141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137587107987456 |