Gestão Escolar Democrática: uma intervenção no contexto escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca, Maranhão, Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6868 |
Resumo: | O estudo sobre Gestão Escolar Democrática, como elemento indispensável ao contexto do cotidiano das instituições de ensino, atualmente, vem ganhando espaço no campo educativo, contribuindo assim com a construção de uma educação de mais qualidade, pautada numa gestão mais voltada à autonomia, à descentralização de poder e principalmente na formação de cidadãos mais humanizados, críticos e reflexivos. Com base na literatura consultada sobre o tema em foco e no estudo empírico realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Zé Doca, a presente dissertação objetiva entender o processo de Gestão, identificar aspectos de como se dá essa gestão e apresentar um projeto de intervenção para uma possível implementação na gestão do referido campus, e assim contribuir de forma significativa para uma gestão mais democrática, mais participativa. A metodologia de projeto foi suportada na realização de entrevistas direcionadas a quatro segmentos representantes da comunidade acadêmica: Direção (1 diretor geral, 1 diretor de desenvolvimento educacional e 1 diretor de administração e planejamento); Professor (5 professores), Técnico (5 técnicos administrativos) e Alunos (5 alunos). Sob a perspectiva desses agentes educativos, os dados coletados partiram de questões referentes à gestão no IFMA Campus Zé Doca, abordando as seguintes categorias: Representações sobre a gestão democrática, gestão democrática e a função social da escola; Representações sobre comunicação e relações interpessoais na gestão democrática; Representações sobre qualidade na educação e gestão; Representações sobre a participação da comunidade externa na gestão democrática; Representações sobre tomadas de decisões; Representações sobre políticas de inclusão na gestão democrática e Representações sobre formação continuada aos profissionais da educação. Os resultados apontaram que, neste Campus, o trabalho para o alcance de uma gestão democrática é muito presente, existem muitos aspectos no ensino, pesquisa e extensão que já contemplam uma gestão de qualidade na produção de conhecimentos, no entanto, ainda se faz necessário projetos de implementação que venham dar maior consistência nas ações compartilhadas e pertinentes ao ensino aprendizagem como um todo. Dessa forma, este trabalho sinaliza o fortalecimento do processo democrático, construindo e reconstruindo o trabalho coletivo para as tomadas de decisões positivas face às questões relacionadas à organização escolar neste campus. |
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Gestão Escolar Democrática: uma intervenção no contexto escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca, Maranhão, BrasilGestão DemocráticaParticipaçãoTrabalho ColetivoEducação QualitativaDemocratic ManagementParticipationCollective workQualitative EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo sobre Gestão Escolar Democrática, como elemento indispensável ao contexto do cotidiano das instituições de ensino, atualmente, vem ganhando espaço no campo educativo, contribuindo assim com a construção de uma educação de mais qualidade, pautada numa gestão mais voltada à autonomia, à descentralização de poder e principalmente na formação de cidadãos mais humanizados, críticos e reflexivos. Com base na literatura consultada sobre o tema em foco e no estudo empírico realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Zé Doca, a presente dissertação objetiva entender o processo de Gestão, identificar aspectos de como se dá essa gestão e apresentar um projeto de intervenção para uma possível implementação na gestão do referido campus, e assim contribuir de forma significativa para uma gestão mais democrática, mais participativa. A metodologia de projeto foi suportada na realização de entrevistas direcionadas a quatro segmentos representantes da comunidade acadêmica: Direção (1 diretor geral, 1 diretor de desenvolvimento educacional e 1 diretor de administração e planejamento); Professor (5 professores), Técnico (5 técnicos administrativos) e Alunos (5 alunos). Sob a perspectiva desses agentes educativos, os dados coletados partiram de questões referentes à gestão no IFMA Campus Zé Doca, abordando as seguintes categorias: Representações sobre a gestão democrática, gestão democrática e a função social da escola; Representações sobre comunicação e relações interpessoais na gestão democrática; Representações sobre qualidade na educação e gestão; Representações sobre a participação da comunidade externa na gestão democrática; Representações sobre tomadas de decisões; Representações sobre políticas de inclusão na gestão democrática e Representações sobre formação continuada aos profissionais da educação. Os resultados apontaram que, neste Campus, o trabalho para o alcance de uma gestão democrática é muito presente, existem muitos aspectos no ensino, pesquisa e extensão que já contemplam uma gestão de qualidade na produção de conhecimentos, no entanto, ainda se faz necessário projetos de implementação que venham dar maior consistência nas ações compartilhadas e pertinentes ao ensino aprendizagem como um todo. Dessa forma, este trabalho sinaliza o fortalecimento do processo democrático, construindo e reconstruindo o trabalho coletivo para as tomadas de decisões positivas face às questões relacionadas à organização escolar neste campus.The study about Democratic Educational Management, as an indispensable element in the daily context of educational institutions, is now gaining space in the educational field, thus contributing to the construction of a higher quality education, based on a management more oriented to autonomy, decentralization of power and mainly in the formation of more humanized, critical and reflective citizens. Based on the literature consulted about the theme in focus and the empirical study conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA, Campus Zé Doca, this dissertation aims to understand the Management process, identify aspects of how it works and present an intervention project for a possible implementation in the management of said Campus, and thus contribute significantly to a more democratic, more participatory management. The project methodology was supported in the conduction of interviews directed to four segments representing the academic community: Direction (1 general director, 1 director of educational development and 1 director of administration and planning); Professor (5 professors), Technical (5 administrative technicians) and Students (5 students). From the perspective of these educational agents, the data collected were based on questions related to management at the IFMA Campus Zé Doca, addressing the following categories: Representations about democratic management, democratic management and the social function of the school; Representations about communication and interpersonal relations in democratic management; Representations about quality in education and management; Representations about the participation of the external community in democratic management; Representations on decision-making; Representations on inclusion policies in democratic management and Representations about continuing education for education professionals. The results denoted that, in this Campus, the work to obtain a democratic management is very perceptive, there are many aspects in teaching, research and extension that already contemplate a quality management in the production of knowledge, however, it is still necessary implementation projects that will give greater consistency in the shared actions and relevant to teaching-learning as a whole. Thus, this work shows the strengthening of the democratic process, building and rebuilding the collective work for positive decision-making on issues related to academic organization on this Campus.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, Edna Maria Mendes Pinheiro2018-07-30T13:39:00Z2018-06-29T00:00:00Z2018-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6868porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:46.252199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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