A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12014 |
Resumo: | A Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta. |
id |
RCAP_eb13fa851168525e33ec44836272f11b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12014 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de CasoDescentralizaçãoParticipaçãoEducação EscolarDecentralizationDemocratic managementParticipationSchoolingEducação EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.The research that will be presented entitled "Democratic management in a school in São Luís do Maranhão - a case study", seeks to analyze the practices of participation that can be considered as experiences of a democratic management in the mentioned school. The interest in the subject is a result of our involvement with school education as a teacher and mainly by the numerous meetings for discussions about democratic management and participation in the school focus of the research ln this sense, the research was developed from a bibliographical review on decentralization, management, and participation, in order to base an analysis on the democratic management of education and school. For the research we opted for the qualitative methodology, using as strategy a case study about the practice of management in a defined democratic school. The researchers participated in the survey in number of three, supervisors also in number of three and some teachers in number of ten. We used as data collection techniques the interview, the questionnaire and the documentary analysis of the Politicai Pedagogical Project (PPP), to proceed with data analysis and to reach conclusions about the proposed theme.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida Maria Ferreira Delgado deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoChaves, Edna Maria de Carvalho2018-10-01T10:28:05Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12014TID:201978350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:21.511182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
title |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
spellingShingle |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso Chaves, Edna Maria de Carvalho Descentralização Participação Educação Escolar Decentralization Democratic management Participation Schooling Educação Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
title_full |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
title_fullStr |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
title_full_unstemmed |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
title_sort |
A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso |
author |
Chaves, Edna Maria de Carvalho |
author_facet |
Chaves, Edna Maria de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Margarida Maria Ferreira Delgado de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Edna Maria de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Descentralização Participação Educação Escolar Decentralization Democratic management Participation Schooling Educação Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Descentralização Participação Educação Escolar Decentralization Democratic management Participation Schooling Educação Escolar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01T10:28:05Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12014 TID:201978350 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12014 |
identifier_str_mv |
TID:201978350 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131417343426560 |