A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Edna Maria de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12014
Resumo: A Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.
id RCAP_eb13fa851168525e33ec44836272f11b
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12014
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de CasoDescentralizaçãoParticipaçãoEducação EscolarDecentralizationDemocratic managementParticipationSchoolingEducação EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.The research that will be presented entitled "Democratic management in a school in São Luís do Maranhão - a case study", seeks to analyze the practices of participation that can be considered as experiences of a democratic management in the mentioned school. The interest in the subject is a result of our involvement with school education as a teacher and mainly by the numerous meetings for discussions about democratic management and participation in the school focus of the research ln this sense, the research was developed from a bibliographical review on decentralization, management, and participation, in order to base an analysis on the democratic management of education and school. For the research we opted for the qualitative methodology, using as strategy a case study about the practice of management in a defined democratic school. The researchers participated in the survey in number of three, supervisors also in number of three and some teachers in number of ten. We used as data collection techniques the interview, the questionnaire and the documentary analysis of the Politicai Pedagogical Project (PPP), to proceed with data analysis and to reach conclusions about the proposed theme.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPaiva, Margarida Maria Ferreira Delgado deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoChaves, Edna Maria de Carvalho2018-10-01T10:28:05Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12014TID:201978350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12014Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:21.511182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
title A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
spellingShingle A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
Chaves, Edna Maria de Carvalho
Descentralização
Participação
Educação Escolar
Decentralization
Democratic management
Participation
Schooling
Educação Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
title_full A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
title_fullStr A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
title_full_unstemmed A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
title_sort A Gestão Democrática numa Escola de São Luis do Maranhão - Um Estudo de Caso
author Chaves, Edna Maria de Carvalho
author_facet Chaves, Edna Maria de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Margarida Maria Ferreira Delgado de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Edna Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Descentralização
Participação
Educação Escolar
Decentralization
Democratic management
Participation
Schooling
Educação Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Descentralização
Participação
Educação Escolar
Decentralization
Democratic management
Participation
Schooling
Educação Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Pesquisa que será apresentada intitulada "A gestão democrática numa escola de São Luis do Maranhão- um estudo de caso", procura analisar as práticas de participação que podem ser consideradas como vivências de uma gestão democrática na escola citada. O interesse pela temática é resultado do nosso envolvimento com a educação escolar como docente e principalmente pelos inúmeros encontros para discussões sobre gestão democrática e participação ocorridos na escola foco da pesquisa. Nesse sentido a investigação desenvolveu-se a partir de uma revisão bibliográfica sobre descentralização, gestão, participação, para que se fundamentasse uma análise sobre a gestão democrática da educação e da escola. Para a pesquisa optamos pela metodologia qualitativa, usando como estratégia um estudo de caso sobre a prática de gestão numa escola definida com democrática. Participaram da pesquisa os gestores em número de três, os supervisores também em número de três e alguns professores em número de dez. Utilizámos como técnicas para a recolha de dados a entrevista, o questionário e a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP), para proceder à análise de dados e chegarmos a conclusões acerca da temática proposta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-01T10:28:05Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12014
TID:201978350
url http://hdl.handle.net/10400.22/12014
identifier_str_mv TID:201978350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131417343426560