Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Sofia Pais Vivas de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14705
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e pretende analisar a relação entre a sensibilização à diversidade linguística e o ensino da poesia. Dito de outra forma, este relatório pretendeu compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem a compreensão do texto poético, em alunos do 2.º ano de escolaridade. Neste contexto e por forma a dar resposta ao objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “A volta ao mundo em 5 poemas” com a duração de sete sessões, implementado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Aveiro. O projeto assenta numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através da observação participante, de videogravações, de fichas de atividades dos alunos e dos registos dos alunos nas fichas de avaliação das sessões. Os resultados que obtivemos a partir da análise dos dados permitem-nos concluir que as atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o ensino da poesia, desenvolvendo a competência literária dos alunos. Consideramos assim que os alunos mostraram ter adquirido conhecimentos sobre as características do texto poético e sobre a produção escrita deste tipo de texto, bem como manifestaram abertura perante a diversidade linguística no mundo. Este projeto, de investigação-ação, foi importante para o nosso futuro enquanto profissionais de educação, pois permitiu-nos refletir sobre uma educação para a diversidade linguística e cultural.
id RCAP_18b339490b8dcc7982d1bae3eff6d56b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridadeDiversidade linguísticaEnsino básico 1º cicloDesenvolvimento das criançasDesenvolvimento da linguagemEnsino da literaturaPoesiaO presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e pretende analisar a relação entre a sensibilização à diversidade linguística e o ensino da poesia. Dito de outra forma, este relatório pretendeu compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem a compreensão do texto poético, em alunos do 2.º ano de escolaridade. Neste contexto e por forma a dar resposta ao objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “A volta ao mundo em 5 poemas” com a duração de sete sessões, implementado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Aveiro. O projeto assenta numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através da observação participante, de videogravações, de fichas de atividades dos alunos e dos registos dos alunos nas fichas de avaliação das sessões. Os resultados que obtivemos a partir da análise dos dados permitem-nos concluir que as atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o ensino da poesia, desenvolvendo a competência literária dos alunos. Consideramos assim que os alunos mostraram ter adquirido conhecimentos sobre as características do texto poético e sobre a produção escrita deste tipo de texto, bem como manifestaram abertura perante a diversidade linguística no mundo. Este projeto, de investigação-ação, foi importante para o nosso futuro enquanto profissionais de educação, pois permitiu-nos refletir sobre uma educação para a diversidade linguística e cultural.The present Final report has been developed in the context of curricular units of Supervised Practicum and Educational Research Seminar and analyzes the relationship between awareness of linguistic diversity and the teaching of poetry. In this way, this report seeks to understand how linguistic diversity awareness activities promote understanding of poetic text, in the second year of schooling students. In this context and in order to respond to the goal, the intervention project, with the title "around the world in 5 poems" was developed in seven sessions in a class of 2nd year of the 1st CEB the municipality of Aveiro. The project is based on a methodology of qualitative nature, research-action type, in which the data were collected through participant observation, of video recording, of the students' activities and records of students' records in the schedules of sessions. The results that we obtained from the analysis of data allow us to conclude that the awareness-raising activities to promote linguistic diversity the teaching of poetry, developing students' literary competence. We consider so that students have shown purchasing knowledge about the characteristics of the poetic text and on the production of written text, as well as expressed openness to the linguistic diversity in the world. This project, research-action, it was important for our future while education professionals, because it allowed us to reflect on an education for linguistic and cultural diversity.Universidade de Aveiro2015-09-23T09:19:53Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14705TID:201564998porCastro, Ana Sofia Pais Vivas deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:56Zoai:ria.ua.pt:10773/14705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:13.847219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
title Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
spellingShingle Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
Castro, Ana Sofia Pais Vivas de
Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da linguagem
Ensino da literatura
Poesia
title_short Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
title_full Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
title_fullStr Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
title_sort Poesia e diversidade linguística : um estudo no 2º ano de escolaridade
author Castro, Ana Sofia Pais Vivas de
author_facet Castro, Ana Sofia Pais Vivas de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Ana Sofia Pais Vivas de
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da linguagem
Ensino da literatura
Poesia
topic Diversidade linguística
Ensino básico 1º ciclo
Desenvolvimento das crianças
Desenvolvimento da linguagem
Ensino da literatura
Poesia
description O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e pretende analisar a relação entre a sensibilização à diversidade linguística e o ensino da poesia. Dito de outra forma, este relatório pretendeu compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem a compreensão do texto poético, em alunos do 2.º ano de escolaridade. Neste contexto e por forma a dar resposta ao objetivo, foi desenvolvido um projeto de intervenção didática, intitulado “A volta ao mundo em 5 poemas” com a duração de sete sessões, implementado numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Aveiro. O projeto assenta numa metodologia de cariz qualitativo, de tipo investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através da observação participante, de videogravações, de fichas de atividades dos alunos e dos registos dos alunos nas fichas de avaliação das sessões. Os resultados que obtivemos a partir da análise dos dados permitem-nos concluir que as atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o ensino da poesia, desenvolvendo a competência literária dos alunos. Consideramos assim que os alunos mostraram ter adquirido conhecimentos sobre as características do texto poético e sobre a produção escrita deste tipo de texto, bem como manifestaram abertura perante a diversidade linguística no mundo. Este projeto, de investigação-ação, foi importante para o nosso futuro enquanto profissionais de educação, pois permitiu-nos refletir sobre uma educação para a diversidade linguística e cultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-23T09:19:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14705
TID:201564998
url http://hdl.handle.net/10773/14705
identifier_str_mv TID:201564998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552350838784