Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rita
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Adriana, Pereira, Susana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8461
Resumo: Neste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito
id RCAP_430c92608c3aa0e70a3c41d23e914ecc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridadeGrappling with the words: development of linguistic awareness in 1st gradeConsciência linguística1.º ciclo do ensino básicoNeste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeitoTejueloRCIPLSantos, Ana RitaCardoso, AdrianaPereira, Susana2018-05-02T10:21:05Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8461porSantos, A., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, Monográfico n.º 10, 84-100. [Acesso aberto: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2664]1988-8430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:55Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:13.440195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
Grappling with the words: development of linguistic awareness in 1st grade
title Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
spellingShingle Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
Santos, Ana Rita
Consciência linguística
1.º ciclo do ensino básico
title_short Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
title_full Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
title_fullStr Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
title_sort Às voltas com as palavras: desenvolvimento da consciência linguística no 1º ano de escolaridade
author Santos, Ana Rita
author_facet Santos, Ana Rita
Cardoso, Adriana
Pereira, Susana
author_role author
author2 Cardoso, Adriana
Pereira, Susana
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Rita
Cardoso, Adriana
Pereira, Susana
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência linguística
1.º ciclo do ensino básico
topic Consciência linguística
1.º ciclo do ensino básico
description Neste artigo apresentam-se os resultados parciais de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano (6/7 anos), que teve como objetivo promover o desenvolvimento da consciência linguística dos alunos, estimulando a observação e manipulação de frases, de sintagmas e de palavras. Concretamente, é discutida a implementação de uma atividade que visa identificar as representações dos alunos acerca das (classes de) palavras. Os resultados obtidos mostram que os alunos vão propondo critérios diferentes para formar grupos de palavras em função do desenvolvimento da sua consciência linguística e do seu conhecimento metalinguístico, evidenciando que, desde muito cedo, os alunos estão aptos para realizar tarefas de observação, manipulação e sistematização de dados linguísticos, desde que devidamente orientados para o efeito
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2018-05-02T10:21:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8461
url http://hdl.handle.net/10400.21/8461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Santos, A., Cardoso, A. & Pereira, S. (2014). Às voltas com as palavras: Desenvolvimento da consciência linguística no 1.º ano de escolaridade. Tejuelo, Monográfico n.º 10, 84-100. [Acesso aberto: https://mascvuex.unex.es/revistas/index.php/tejuelo/article/view/2664]
1988-8430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Tejuelo
publisher.none.fl_str_mv Tejuelo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133434172407808