A aprendizagem da matemática através dos jogos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/556 |
Resumo: | Os jogos matemáticos podem ser um recurso pedagógico importante para a aquisição das competências matemáticas nucleares e fundamentais para a vida do quotidiano. Através da utilização de jogos, os alunos são estimulados a utilizar o raciocínio, a capacidade de concentração e a criatividade na resolução de situações problemáticas. Esta dissertação pretende retratar o estudo efectuado sobre as vantagens/inconvenientes da utilização de jogos matemáticos como recurso didáctico na sala de aula, numa turma constituída por três alunos com Currículo Específico Individual. Através da utilização dos jogos como recurso pedagógico-didáctico, procurou-se incutir nos alunos uma maior motivação para a aprendizagem da matemática, procurando também para isso criar maior empatia, desenvolver uma atitude mais positiva em relação à disciplina de Matemática, introduzir alterações de rotina na sala de aula, desenvolver o espírito de cooperação e de grupo, dar sequência às aprendizagens realizadas, desenvolver a capacidade de trabalhar autonomamente e ainda fomentar uma melhoria da auto-estima dos alunos. As aulas ministradas não foram à base de jogos, sendo estes apenas utilizados quando se revelavam importantes para servirem como complemento, construção e compreensão de conhecimentos. Para alicerçar a análise e aplicação destes recursos foram realizadas pesquisas sobre investigadores nesta área de conhecimento. Essas pesquisas relacionam-se com actividades práticas com utilização de jogos, efectivamente realizadas com alunos em situações de sala de aula e pesquisas sobre a componente psicológica, sociológica, e genética do jogo. No final podemos constatar que os resultados foram positivos, pois os alunos atingiram os objectivos que estavam previamente definidos. The mathematical games can be an important pedagogical resource for the acquisition of nuclear and mathematical skills essential for everyday life. By using games, students are encouraged to use reasoning, the ability to focus and creativity in solving problematic situations. This thesis aims to portray the study on the advantages / disadvantages of the use of mathematical games as educational resource in the classroom, in a class consisting of three students with individual specific curriculum. Through the use of games as pedagogical-didactic, we tried to instill in students a greater motivation for learning mathematics, for it also to create greater empathy, develop a more positive attitude towards Mathematics, changes in routine in the classroom, developing a spirit of cooperation and group taken up the learning that takes place, develop the ability to work independently and also foster improved self-esteem of students. The classes taught were not based games, which are only used when it revealed to serve as important addition to building and understanding knowledge. To support the analysis and application of these resources were carried out research on researchers in this field. These searches are related to practical activities using games, students with actual situations in the classroom and research on the psychological component, sociological, and genetics of the game. At the end we can see that the results were positive, because students have achieved the objectives that were previously defined. |
id |
RCAP_18b569b7c6bd83c8755942fadaa1f156 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/556 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem da matemática através dos jogos.MatemáticaJogos matemáticosAprendizagemCompetências matemáticasTMMATOs jogos matemáticos podem ser um recurso pedagógico importante para a aquisição das competências matemáticas nucleares e fundamentais para a vida do quotidiano. Através da utilização de jogos, os alunos são estimulados a utilizar o raciocínio, a capacidade de concentração e a criatividade na resolução de situações problemáticas. Esta dissertação pretende retratar o estudo efectuado sobre as vantagens/inconvenientes da utilização de jogos matemáticos como recurso didáctico na sala de aula, numa turma constituída por três alunos com Currículo Específico Individual. Através da utilização dos jogos como recurso pedagógico-didáctico, procurou-se incutir nos alunos uma maior motivação para a aprendizagem da matemática, procurando também para isso criar maior empatia, desenvolver uma atitude mais positiva em relação à disciplina de Matemática, introduzir alterações de rotina na sala de aula, desenvolver o espírito de cooperação e de grupo, dar sequência às aprendizagens realizadas, desenvolver a capacidade de trabalhar autonomamente e ainda fomentar uma melhoria da auto-estima dos alunos. As aulas ministradas não foram à base de jogos, sendo estes apenas utilizados quando se revelavam importantes para servirem como complemento, construção e compreensão de conhecimentos. Para alicerçar a análise e aplicação destes recursos foram realizadas pesquisas sobre investigadores nesta área de conhecimento. Essas pesquisas relacionam-se com actividades práticas com utilização de jogos, efectivamente realizadas com alunos em situações de sala de aula e pesquisas sobre a componente psicológica, sociológica, e genética do jogo. No final podemos constatar que os resultados foram positivos, pois os alunos atingiram os objectivos que estavam previamente definidos. The mathematical games can be an important pedagogical resource for the acquisition of nuclear and mathematical skills essential for everyday life. By using games, students are encouraged to use reasoning, the ability to focus and creativity in solving problematic situations. This thesis aims to portray the study on the advantages / disadvantages of the use of mathematical games as educational resource in the classroom, in a class consisting of three students with individual specific curriculum. Through the use of games as pedagogical-didactic, we tried to instill in students a greater motivation for learning mathematics, for it also to create greater empathy, develop a more positive attitude towards Mathematics, changes in routine in the classroom, developing a spirit of cooperation and group taken up the learning that takes place, develop the ability to work independently and also foster improved self-esteem of students. The classes taught were not based games, which are only used when it revealed to serve as important addition to building and understanding knowledge. To support the analysis and application of these resources were carried out research on researchers in this field. These searches are related to practical activities using games, students with actual situations in the classroom and research on the psychological component, sociological, and genetics of the game. At the end we can see that the results were positive, because students have achieved the objectives that were previously defined.2013-08-16T12:29:05Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/556porCota: TMMAT 106Quintas, Abílio de Bessa Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:47ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
title |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
spellingShingle |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. Quintas, Abílio de Bessa Nunes Matemática Jogos matemáticos Aprendizagem Competências matemáticas TMMAT |
title_short |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
title_full |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
title_fullStr |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
title_sort |
A aprendizagem da matemática através dos jogos. |
author |
Quintas, Abílio de Bessa Nunes |
author_facet |
Quintas, Abílio de Bessa Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintas, Abílio de Bessa Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Jogos matemáticos Aprendizagem Competências matemáticas TMMAT |
topic |
Matemática Jogos matemáticos Aprendizagem Competências matemáticas TMMAT |
description |
Os jogos matemáticos podem ser um recurso pedagógico importante para a aquisição das competências matemáticas nucleares e fundamentais para a vida do quotidiano. Através da utilização de jogos, os alunos são estimulados a utilizar o raciocínio, a capacidade de concentração e a criatividade na resolução de situações problemáticas. Esta dissertação pretende retratar o estudo efectuado sobre as vantagens/inconvenientes da utilização de jogos matemáticos como recurso didáctico na sala de aula, numa turma constituída por três alunos com Currículo Específico Individual. Através da utilização dos jogos como recurso pedagógico-didáctico, procurou-se incutir nos alunos uma maior motivação para a aprendizagem da matemática, procurando também para isso criar maior empatia, desenvolver uma atitude mais positiva em relação à disciplina de Matemática, introduzir alterações de rotina na sala de aula, desenvolver o espírito de cooperação e de grupo, dar sequência às aprendizagens realizadas, desenvolver a capacidade de trabalhar autonomamente e ainda fomentar uma melhoria da auto-estima dos alunos. As aulas ministradas não foram à base de jogos, sendo estes apenas utilizados quando se revelavam importantes para servirem como complemento, construção e compreensão de conhecimentos. Para alicerçar a análise e aplicação destes recursos foram realizadas pesquisas sobre investigadores nesta área de conhecimento. Essas pesquisas relacionam-se com actividades práticas com utilização de jogos, efectivamente realizadas com alunos em situações de sala de aula e pesquisas sobre a componente psicológica, sociológica, e genética do jogo. No final podemos constatar que os resultados foram positivos, pois os alunos atingiram os objectivos que estavam previamente definidos. The mathematical games can be an important pedagogical resource for the acquisition of nuclear and mathematical skills essential for everyday life. By using games, students are encouraged to use reasoning, the ability to focus and creativity in solving problematic situations. This thesis aims to portray the study on the advantages / disadvantages of the use of mathematical games as educational resource in the classroom, in a class consisting of three students with individual specific curriculum. Through the use of games as pedagogical-didactic, we tried to instill in students a greater motivation for learning mathematics, for it also to create greater empathy, develop a more positive attitude towards Mathematics, changes in routine in the classroom, developing a spirit of cooperation and group taken up the learning that takes place, develop the ability to work independently and also foster improved self-esteem of students. The classes taught were not based games, which are only used when it revealed to serve as important addition to building and understanding knowledge. To support the analysis and application of these resources were carried out research on researchers in this field. These searches are related to practical activities using games, students with actual situations in the classroom and research on the psychological component, sociological, and genetics of the game. At the end we can see that the results were positive, because students have achieved the objectives that were previously defined. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2013-08-16T12:29:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/556 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TMMAT 106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302547027984384 |