A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/517
Resumo: O insucesso escolar, nomeadamente na disciplina de Matemática, é um dos problemas que afecta o nosso sistema de ensino e que condiciona fortemente as opções vocacionais que os alunos podem fazer. A Matemática é vista na escola como uma disciplina “fatigante e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Tendo a minha prática profissional como base, optei por realizar uma investigação que fosse fruto dessa mesma prática, pois todos os anos anseio por melhorar o meu desempenho, sempre que possível com inovações, e que fosse, posteriormente re-utilizada por professores de Matemática, ou mesmo de outra áreas, na sua prática docente. O duplo objectivo de tornar a Matemática interessante e agradável para os alunos e, em simultâneo, possibilitar uma aprendizagem realmente efectiva, foi o ponto de partida para a elaboração desta tese de investigação. Todo o trabalho foi efectuado em contexto escolar real, tendo como grupo de partida duas turmas do 8ºano de escolaridade de uma Escola de ensino particular em Lisboa. Todos os estudos foram realizados dentro da sala de aula. As metodologias utilizadas foram as da aprendizagem cooperativa, através da utilização de um Jogo, que eu denominei Matemática Divertida, e através do trabalho em díade, que denominei tutorias. Difundir e desmistificar o uso de actividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece uma aprendizagem efectiva, representando estratégias – altamente proveitosas – para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento das suas capacidades. As metodologias de ensino cooperativo, através da utilização de jogos e não só, são importantes para o desenvolvimento do ser humano e precisam de ser vistas com mais seriedade. As metodologias da aprendizagem cooperativa podem e devem ser vistas como parte integrante das aulas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico, de forma a conduzir os alunos a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar e desenvolver a aprendizagem matemática. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! Como objectivo final pretendo criar um corpus experimental susceptível de fundamentar práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a facilitação do sucesso escolar e para um pleno desenvolvimento dos alunos. Em termos gerais, o trabalho cooperativo revelou-se facilitador de um bom desempenho por parte dos alunos. No entanto, os resultados obtidos abrem novas perspectivas de investigação e permitem conceber práticas docentes inovadoras, que facilitem a apropriação de saberes e a aquisição de competências matemáticas, por parte dos alunos.
id RCAP_6de2fad3da1c0d2dd9de30837fe3bb2c
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/517
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.MatemáticaAprendizagem cooperativaInsucesso escolarTMMATO insucesso escolar, nomeadamente na disciplina de Matemática, é um dos problemas que afecta o nosso sistema de ensino e que condiciona fortemente as opções vocacionais que os alunos podem fazer. A Matemática é vista na escola como uma disciplina “fatigante e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Tendo a minha prática profissional como base, optei por realizar uma investigação que fosse fruto dessa mesma prática, pois todos os anos anseio por melhorar o meu desempenho, sempre que possível com inovações, e que fosse, posteriormente re-utilizada por professores de Matemática, ou mesmo de outra áreas, na sua prática docente. O duplo objectivo de tornar a Matemática interessante e agradável para os alunos e, em simultâneo, possibilitar uma aprendizagem realmente efectiva, foi o ponto de partida para a elaboração desta tese de investigação. Todo o trabalho foi efectuado em contexto escolar real, tendo como grupo de partida duas turmas do 8ºano de escolaridade de uma Escola de ensino particular em Lisboa. Todos os estudos foram realizados dentro da sala de aula. As metodologias utilizadas foram as da aprendizagem cooperativa, através da utilização de um Jogo, que eu denominei Matemática Divertida, e através do trabalho em díade, que denominei tutorias. Difundir e desmistificar o uso de actividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece uma aprendizagem efectiva, representando estratégias – altamente proveitosas – para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento das suas capacidades. As metodologias de ensino cooperativo, através da utilização de jogos e não só, são importantes para o desenvolvimento do ser humano e precisam de ser vistas com mais seriedade. As metodologias da aprendizagem cooperativa podem e devem ser vistas como parte integrante das aulas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico, de forma a conduzir os alunos a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar e desenvolver a aprendizagem matemática. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! Como objectivo final pretendo criar um corpus experimental susceptível de fundamentar práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a facilitação do sucesso escolar e para um pleno desenvolvimento dos alunos. Em termos gerais, o trabalho cooperativo revelou-se facilitador de um bom desempenho por parte dos alunos. No entanto, os resultados obtidos abrem novas perspectivas de investigação e permitem conceber práticas docentes inovadoras, que facilitem a apropriação de saberes e a aquisição de competências matemáticas, por parte dos alunos.2013-08-16T12:28:43Z2013-08-162007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/517http://hdl.handle.net/11328/517porIanhes, C.M.M.L. (2007). A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.Cota: TMMAT 96Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:08:07Zoai:repositorio.upt.pt:11328/517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:03.836407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
title A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
spellingShingle A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
Matemática
Aprendizagem cooperativa
Insucesso escolar
TMMAT
title_short A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
title_full A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
title_fullStr A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
title_full_unstemmed A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
title_sort A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias.
author Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
author_facet Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ianhes, Carlos Manuel Matoso Lourençe
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Aprendizagem cooperativa
Insucesso escolar
TMMAT
topic Matemática
Aprendizagem cooperativa
Insucesso escolar
TMMAT
description O insucesso escolar, nomeadamente na disciplina de Matemática, é um dos problemas que afecta o nosso sistema de ensino e que condiciona fortemente as opções vocacionais que os alunos podem fazer. A Matemática é vista na escola como uma disciplina “fatigante e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria. Tendo a minha prática profissional como base, optei por realizar uma investigação que fosse fruto dessa mesma prática, pois todos os anos anseio por melhorar o meu desempenho, sempre que possível com inovações, e que fosse, posteriormente re-utilizada por professores de Matemática, ou mesmo de outra áreas, na sua prática docente. O duplo objectivo de tornar a Matemática interessante e agradável para os alunos e, em simultâneo, possibilitar uma aprendizagem realmente efectiva, foi o ponto de partida para a elaboração desta tese de investigação. Todo o trabalho foi efectuado em contexto escolar real, tendo como grupo de partida duas turmas do 8ºano de escolaridade de uma Escola de ensino particular em Lisboa. Todos os estudos foram realizados dentro da sala de aula. As metodologias utilizadas foram as da aprendizagem cooperativa, através da utilização de um Jogo, que eu denominei Matemática Divertida, e através do trabalho em díade, que denominei tutorias. Difundir e desmistificar o uso de actividades lúdicas, com fundamentações pedagógicas adequadas, favorece uma aprendizagem efectiva, representando estratégias – altamente proveitosas – para que o aluno tenha acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento das suas capacidades. As metodologias de ensino cooperativo, através da utilização de jogos e não só, são importantes para o desenvolvimento do ser humano e precisam de ser vistas com mais seriedade. As metodologias da aprendizagem cooperativa podem e devem ser vistas como parte integrante das aulas de Matemática no 3º ciclo do ensino básico, de forma a conduzir os alunos a conhecer, interagir, mergulhar, vivenciar e desenvolver a aprendizagem matemática. Afinal, aprender deve ser uma grande diversão! Como objectivo final pretendo criar um corpus experimental susceptível de fundamentar práticas pedagógicas inovadoras, que contribuam para a facilitação do sucesso escolar e para um pleno desenvolvimento dos alunos. Em termos gerais, o trabalho cooperativo revelou-se facilitador de um bom desempenho por parte dos alunos. No entanto, os resultados obtidos abrem novas perspectivas de investigação e permitem conceber práticas docentes inovadoras, que facilitem a apropriação de saberes e a aquisição de competências matemáticas, por parte dos alunos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2013-08-16T12:28:43Z
2013-08-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/517
http://hdl.handle.net/11328/517
url http://hdl.handle.net/11328/517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ianhes, C.M.M.L. (2007). A aprendizagem efectiva para todos através de metodologias de ensino cooperativo: o jogo matemática divertida e as tutorias. Dissertação de Mestrado em Matemática/Educação.
Cota: TMMAT 96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134962167840768