O retábulo da Capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto : estudo, conservação e restauro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19504 |
Resumo: | O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade, do claustro da Sé do Porto, constitui uma obra retabular da segunda metade do século XVII. A existência de poucas informações sobre esta obra artística e o estado de conservação em que se encontrava motivaram o desejo de desenvolver um projeto, que contemplou o seu estudo e a intervenção de conservação e restauro do mesmo. Na escassez de documentação relativa à obra retabular em estudo, tomou-se por base a análise dos seus elementos decorativos e a sua composição arquitectónica, tendo-se concluído que se trata de um retábulo de transição entre o gosto maneirista e o barroco. A caracterização dos materiais e técnicas empregues na sua execução, bem como do seu sistema construtivo, permitiram compreender que a sua construção se coaduna com as práticas vigentes na época. Para a obtenção destas conclusões foram recolhidas e analisadas amostras do suporte e da policromia. Estas últimas foram preparadas para observação do corte estratigráfico sob microscopia óptica, submetidas a análise por micro-FTIR, por SEM-EDX e a testes micro químicos, com o intuito de esclarecer dúvidas concretas sobre os materiais constituintes. Para a compreensão do sistema construtivo desta obra retabular foi efetuada uma observação atenta dos diferentes elementos de suporte constituintes e do modo como estes se interrelacionam. Foram ainda executados desenhos esquemáticos e modelos tridimensionais exemplificativos para uma melhor compreensão do sistema retabular. O estado de degradação do retábulo evidenciava, ao nível do suporte e da policromia, as consequências das variações abruptas de temperatura e humidade verificadas no interior da capela de Nossa Senhora da Piedade, motivadas também pela existência de uma janela não vedada atrás do retábulo. A intervenção de conservação e restauro realizada tomou em consideração todos os factores de degradação envolvidos, procurando soluções de tratamento que se adequassem, não só às características ambientais como também aos materiais constituintes do retábulo. O número de lacunas observadas ao nível das camadas policromas e de douramento motivaram o preenchimento e reintegração das áreas de coloração branca, com o intuito de devolver a leitura estética da obra retabular. Este estudo permitiu a caraterização material e técnica, bem como a contextualização histórica do retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre as obras artísticas do claustro da Sé do Porto. A intervenção de conservação e restauro realizada auxiliou na preservação material do retábulo, no restabelecimento da sua dimensão estética e na compreensão mais detalhada do seu sistema construtivo. Ao longo do desenvolvimento desta dissertação denotou-se a escassez de bibliografia específica sobre a evolução dos materiais e técnicas empregues em estruturas retabulares portuguesas, em particular no que concerne às soluções construtivas empregues (assemblagens e encaixes). Denotou-se a necessidade de um estudo sistemático das mesmas, na tentativa de compreender a sua evolução no panorama nacional ao longo dos séculos, e da sua relação intrínseca com as formas decorativas e volumes arquitectónicos utilizados. |
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O retábulo da Capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto : estudo, conservação e restauroRetábulo da Capela de Nossa Senhora da PiedadeSé do PortoSéculo XVIITalha dourada e policromadaConservação e restauroDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade, do claustro da Sé do Porto, constitui uma obra retabular da segunda metade do século XVII. A existência de poucas informações sobre esta obra artística e o estado de conservação em que se encontrava motivaram o desejo de desenvolver um projeto, que contemplou o seu estudo e a intervenção de conservação e restauro do mesmo. Na escassez de documentação relativa à obra retabular em estudo, tomou-se por base a análise dos seus elementos decorativos e a sua composição arquitectónica, tendo-se concluído que se trata de um retábulo de transição entre o gosto maneirista e o barroco. A caracterização dos materiais e técnicas empregues na sua execução, bem como do seu sistema construtivo, permitiram compreender que a sua construção se coaduna com as práticas vigentes na época. Para a obtenção destas conclusões foram recolhidas e analisadas amostras do suporte e da policromia. Estas últimas foram preparadas para observação do corte estratigráfico sob microscopia óptica, submetidas a análise por micro-FTIR, por SEM-EDX e a testes micro químicos, com o intuito de esclarecer dúvidas concretas sobre os materiais constituintes. Para a compreensão do sistema construtivo desta obra retabular foi efetuada uma observação atenta dos diferentes elementos de suporte constituintes e do modo como estes se interrelacionam. Foram ainda executados desenhos esquemáticos e modelos tridimensionais exemplificativos para uma melhor compreensão do sistema retabular. O estado de degradação do retábulo evidenciava, ao nível do suporte e da policromia, as consequências das variações abruptas de temperatura e humidade verificadas no interior da capela de Nossa Senhora da Piedade, motivadas também pela existência de uma janela não vedada atrás do retábulo. A intervenção de conservação e restauro realizada tomou em consideração todos os factores de degradação envolvidos, procurando soluções de tratamento que se adequassem, não só às características ambientais como também aos materiais constituintes do retábulo. O número de lacunas observadas ao nível das camadas policromas e de douramento motivaram o preenchimento e reintegração das áreas de coloração branca, com o intuito de devolver a leitura estética da obra retabular. Este estudo permitiu a caraterização material e técnica, bem como a contextualização histórica do retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre as obras artísticas do claustro da Sé do Porto. A intervenção de conservação e restauro realizada auxiliou na preservação material do retábulo, no restabelecimento da sua dimensão estética e na compreensão mais detalhada do seu sistema construtivo. Ao longo do desenvolvimento desta dissertação denotou-se a escassez de bibliografia específica sobre a evolução dos materiais e técnicas empregues em estruturas retabulares portuguesas, em particular no que concerne às soluções construtivas empregues (assemblagens e encaixes). Denotou-se a necessidade de um estudo sistemático das mesmas, na tentativa de compreender a sua evolução no panorama nacional ao longo dos séculos, e da sua relação intrínseca com as formas decorativas e volumes arquitectónicos utilizados.Frade, José Carlos Patrício dos SantosBarata, CarolinaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMonteiro, Ana Patrícia Tonel2016-04-05T08:55:31Z2015-12-0920152015-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19504TID:201023687porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:16:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:16:09Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade, do claustro da Sé do Porto, constitui uma obra retabular da segunda metade do século XVII. A existência de poucas informações sobre esta obra artística e o estado de conservação em que se encontrava motivaram o desejo de desenvolver um projeto, que contemplou o seu estudo e a intervenção de conservação e restauro do mesmo. Na escassez de documentação relativa à obra retabular em estudo, tomou-se por base a análise dos seus elementos decorativos e a sua composição arquitectónica, tendo-se concluído que se trata de um retábulo de transição entre o gosto maneirista e o barroco. A caracterização dos materiais e técnicas empregues na sua execução, bem como do seu sistema construtivo, permitiram compreender que a sua construção se coaduna com as práticas vigentes na época. Para a obtenção destas conclusões foram recolhidas e analisadas amostras do suporte e da policromia. Estas últimas foram preparadas para observação do corte estratigráfico sob microscopia óptica, submetidas a análise por micro-FTIR, por SEM-EDX e a testes micro químicos, com o intuito de esclarecer dúvidas concretas sobre os materiais constituintes. Para a compreensão do sistema construtivo desta obra retabular foi efetuada uma observação atenta dos diferentes elementos de suporte constituintes e do modo como estes se interrelacionam. Foram ainda executados desenhos esquemáticos e modelos tridimensionais exemplificativos para uma melhor compreensão do sistema retabular. O estado de degradação do retábulo evidenciava, ao nível do suporte e da policromia, as consequências das variações abruptas de temperatura e humidade verificadas no interior da capela de Nossa Senhora da Piedade, motivadas também pela existência de uma janela não vedada atrás do retábulo. A intervenção de conservação e restauro realizada tomou em consideração todos os factores de degradação envolvidos, procurando soluções de tratamento que se adequassem, não só às características ambientais como também aos materiais constituintes do retábulo. O número de lacunas observadas ao nível das camadas policromas e de douramento motivaram o preenchimento e reintegração das áreas de coloração branca, com o intuito de devolver a leitura estética da obra retabular. Este estudo permitiu a caraterização material e técnica, bem como a contextualização histórica do retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade contribuindo para aprofundar o conhecimento sobre as obras artísticas do claustro da Sé do Porto. A intervenção de conservação e restauro realizada auxiliou na preservação material do retábulo, no restabelecimento da sua dimensão estética e na compreensão mais detalhada do seu sistema construtivo. Ao longo do desenvolvimento desta dissertação denotou-se a escassez de bibliografia específica sobre a evolução dos materiais e técnicas empregues em estruturas retabulares portuguesas, em particular no que concerne às soluções construtivas empregues (assemblagens e encaixes). Denotou-se a necessidade de um estudo sistemático das mesmas, na tentativa de compreender a sua evolução no panorama nacional ao longo dos séculos, e da sua relação intrínseca com as formas decorativas e volumes arquitectónicos utilizados. |
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