O retábulo de Nossa Senhora da Apresentação da igreja da Vera Cruz (Aveiro)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria, Mafalda Sofia Afonso e Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49868
Resumo: O presente relatório de estágio tem por objetivo dar a conhecer o estudo e a intervenção de conservação e restauro do retábulo, dourado e policromado, de estilo barroco, da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, com invocação à Santa padroeira da Igreja. Devido ao elevado estado de degradação da estrutura foi necessário proceder à desmontagem do conjunto retabular, recurso que se mostrou inestimável não só para devolver segurança ao espaço litúrgico, mas também para a obtenção e estudo de informação que, de outra forma, seria inacessível. A par de estragos causados por uma infiltração de água, verificava-se infestação por insetos xilófagos, lacunas, fraturas, fendas, fissuras, sujidade superficial e concrecionada, patines envelhecidas, repintes e repolicromias. De modo a poder devolver não só estabilidade e segurança ao conjunto, mas também leitura das zonas policromadas, foi seguida uma metodologia marcadamente conservativa. Durante a intervenção foram tidos em linha de conta, não só os pressupostos teóricos e éticos da conservação e restauro, mas também a ideia de que a exposição do conjunto ao culto está intimamente ligada com os sentimentos do observador. Neste sentido, após a limpeza mecânica, foi utilizada uma solução de limpeza de álcool, água e detergente neutro para as zonas de douramento e um solvente em gel de acetona, álcool benzílico, Carbopol® e Ethomeen® C25 para a remoção de patines e repintes nas zonas de douramento. Para a limpeza das carnações foi utilizada uma solução de água, álcool e C2000®. Utilizando madeira de castanho para o reforço e fixação dos elementos estruturais foi devolvida estabilidade. Através da reposição de volumes realizada com madeira de castanho, balsa e balsite®, e da reintegração cromática através da técnica do tom neutro, levada a cabo com tinta acrílica, foi devolvida leitura ao conjunto, nunca abandonando a ideia de intervenção mínima.
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