O empreendedorismo num contexto de crise económico-financeira: plano de negócios aldeamento turístico com as características de turismo de natureza e residências assistidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreiros, Paulo Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7386
Resumo: Encontramo-nos numa realidade cada vez mais globalizada, onde as fronteiras assumem em cada momento, um novo significado. É neste contexto actual que, atendendo ao envelhecimento da população mundial, sobretudo a europeia, que Portugal, apresenta características competitivas de hospitalidade, apresentando-se como um destino que poderá desempenhar um papel primordial nesse mercado. A presente dissertação pretende avaliar a viabilidade económico-financeira e a forma de implementação de um empreendimento turístico conjunto, assente em três vertentes - o turismo de natureza, o turismo residencial e o turismo sénior - tendo como objectivo a implementação de uma “aldeia turística” adaptada aos dias de hoje. Com efeito, o aumento das tendências deste segmento de mercado, para o qual se perspectiva, para os próximos vinte anos, um crescimento acentuado, torna necessário diversificar a oferta que naturalmente terá de estar alinhada com a respectiva procura. A execução do referido projecto assume características inovadoras, na medida em que assenta na promoção de parcerias com outros agentes económicos, locais e internacionais, tornando-se o trabalho prestado em prol do projecto, “moeda de troca” para aceder ao mesmo. Esta estratégia empreendedora e inovadora, manifestamente assumida ao longo do projecto, promove sinergias e potencia as condições intrínsecas do mesmo, tais como a localização – a quarenta minutos de Lisboa - e as condições naturais da envolvente - trata-se de uma propriedade familiar com uma área de 300ha, onde a natureza ainda é mantida de forma intacta. O que faz com que, o projecto necessite para o seu arranque de uma reconfiguração do modelo de negócio. Ancorado em pessoas reformadas mas ainda activas, pretendendo-se oferecer oportunidades a intervenientes por classes profissionais e geográficas, que permita difundir o conceito e optimizá-lo.
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