Habilidades sociais e autoestima de adolescentes em situação de acolhimento
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862023000200524 |
Resumo: | Resumo dolescentes em situação de acolhimento apresentam maior risco de comprometimento no desenvolvimento social. O estudo das habilidades sociais e de fatores individuais associados permite identificar déficits, recursos e fatores relacionados com o desenvolvimento social nesse grupo. Nesse sentido, o estudo objetivou descrever o repertório total e das classes de habilidades sociais (empatia, autocontrole, civilidade, assertividade, abordagem afetiva e desenvoltura social) de adolescentes em serviços de acolhimento e verificar a associação dessas habilidades com a autoestima e com fatores sociodemográficos (sexo e idade). Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico realizado na cidade de Recife. A amostra foi censitária, totalizando 53 adolescentes. O instrumento de coleta foi composto pelo Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del Prette), Escala de Rosenberg para autoestima e questões relacionadas ao sexo e idade. Frequências absoluta e relativa, média e desvio padrão descreveram os participantes do estudo. Teste T e Teste de qui-quadrado foram empregados para avaliar associações, com nível de significância p≤0,05. No escore total das habilidades sociais, a maioria (69,7%) apresentou repertório satisfatório e, pouco mais da metade, baixa ou média dificuldade (50,9%). Apenas na desenvoltura social (71,7%) e na civilidade (52,8%) a maioria apresentou repertório deficitário. Baixa autoestima relacionou-se a déficits na assertividade (p=0,00), desenvoltura social (p=0,02) e autocontrole (p=0,04) e a uma maior dificuldade no autocontrole (p=0,04). Adolescentes mais novos apresentaram maior dificuldade na assertividade (p=0,02). Tais achados levam a crer que, apesar da complexidade da história de vida desses adolescentes, há fatores que favorecem o desenvolvimento de habilidades sociais. |
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