Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Maria João Alvarez
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010
Resumo: O presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias de escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.
id RCAP_18feebffe3e642fab5e4a4188e9c4691
oai_identifier_str oai:scielo:S0874-20491996000100010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiênciaO presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias de escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.Associação Portuguesa de Psicologia (APP)Edições Colibri1996-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010Psicologia v.11 n.1 1996reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010Martins,Maria João Alvarezinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:13:23Zoai:scielo:S0874-20491996000100010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:23:44.468610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
spellingShingle Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
Martins,Maria João Alvarez
title_short Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_full Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_fullStr Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_full_unstemmed Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
title_sort Porque e para quem escrever?: Crenças sobre a escrita, sua função e audiência
author Martins,Maria João Alvarez
author_facet Martins,Maria João Alvarez
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Maria João Alvarez
description O presente artigo enfatiza a importância das crenças no contexto da aprendizagem escolar, em particular no domínio da composição escrita. A investigação realizada com uma amostra de 103 jovens dos 5.º, 8.º e 11.º anos de escolaridade centra-se na exploração das crenças associadas às funções e audiências de três categorias de escrita: expressiva, transaccional e poética. A autora propõe uma reflexão sobre os resultados encontrados e sugere algumas pistas gerais de intervenção educacional.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-20491996000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia v.11 n.1 1996
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137316702257152